Tóquio 2020, Atletismo #5: O apagar da chama Olímpica

WE’LL ALWAYS HAVE TOKYO. ATÉ JÁ, PARIS!

O silêncio tornou-se uma das características mais marcantes destes Jogos Olímpicos. Depois do crescente aumento da pandemia da Covid-19 no Japão, as bancadas do Estádio Olímpico e as ruas de Tóquio estiveram praticamente desertas durante toda a competição.

Apesar de termos todos assistido a feitos históricos, faltou o público para condimentar uma organização quase sem falhas.

Quanto à participação portuguesa no certame, é preciso esboçar um sorriso. Entre as quatro medalhas conquistadas, metade foram no Atletismo.

Com o ouro de Pedro Pablo Pichardo e uma prata de Patrícia Mamona no Triplo Salto, Portugal estabeleceu-se como uma potência da especialidade.

Nos últimos três dias, no entanto, ainda faltavam decidir algumas participações. Quando muitos achavam que as medalhas já eram uma miragem, a comitiva lusa levantou-se para aplaudir João Vieira.

Aos 45 anos, o marchador terminou em 5.º lugar dos 50km marcha e fechou a carreira olímpica de forma categórica. Não chegou para subir ao pódio, mas conquistou muitos corações.

Para fechar a participação portuguesa no Atletismo, faltava a Maratona. Carla Salomé Rocha terminou no 30.º lugar, enquanto que Sara Catarina Ribeiro se ficou pelo 70.º posto. Pior sorte teve Sara Moreira, que teve de abandonar depois de desmaiar durante a prova.

O Comité Olímpico de Portugal pode sair contente de Tóquio, mas continuam os mesmos problemas estruturais dos apoios.

Todos os dias, os atletas dão tudo para honrar o país. Contudo, é preciso reforçar esta temática e não falar apenas de quatro em quatro anos. Que venha Paris 2024 e novos campeões!

Foto de Capa: World Athletics

 

Clara Maria Oliveira
Clara Maria Oliveirahttp://www.bolanarede.pt
A Clara percebeu que gostava muito de Desporto quando a família lhe dizia que estava há muito tempo no sofá a ver Curling. Para isso não se tornar uma prática sedentária, pegava na caneta e escrevia sobre o que via e agora continua a fazê-lo.                              A Clara escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Jorge Jesus dá dica a Roberto Martínez: «Félix e Ronaldo já jogam em função um do outro

O Al Nassr venceu o Rio Ave no Estádio do Algarve por 4-0. No final do jogo, Jorge Jesus concedeu uma pequena entrevista.

Jorge Jesus admite não ter noção do fenómeno Cristiano Ronaldo: «É uma coisa diabólica»

O Al Nassr venceu o Rio Ave no Estádio do Algarve por 4-0. No final do jogo, Jorge Jesus concedeu uma pequena entrevista.

Jorge Jesus explica mudança para o Al Nassr em nova entrevista: «Entusiasmei-me pelo projeto»

O Al Nassr venceu o Rio Ave no Estádio do Algarve por 4-0. No final do jogo, Jorge Jesus concedeu uma pequena entrevista.

Besiktas vence St. Patricks com golo de João Mário e hat-trick de Tammy Abraham: eis os 29 resultados do dia na Conference League

Foram realizados 29 jogos na Conference League esta quinta-feira. Besiktas português venceu o St. Patricks por 4-1.

PUB

Mais Artigos Populares

Al Nassr goleia Rio Ave por 4-0 com hat-trick de Cristiano Ronaldo dos Santos… Algarve

Cristiano Ronaldo e companhia venceram o Rio Ave num duelo de pré-temporada. 4-0 em pleno Estádio do Algarve.

Santa Clara dos Silva atropela Larne na Irlanda do Norte e está mais perto do playoff da Conference League

O Santa Clara venceu o Larne na primeira mão da 3.ª pré-eliminatória da Conference League. Vitória confortável dos açorianos.

Nuno Borges eliminado na 1ª ronda do Masters 1000 de Cincinnati

Nuno Borges caiu na primeira ronda do Masters 1000 de Cincinnati. Tenista português perdeu com Arthur Rinderknech.