US Open 2021: O inesquecível primeiro Grand Slam de Daniil Medvedev

- Advertisement -

O último Grand Slam do ano terminou. Após duas semanas longas, com vários jogos a serem resolvidos apenas no quinto set, ficou decidido ontem, após o jogo entre os finalistas Novak Djokovic e Daniil Medvedev.

As grandes surpresas da prova foram Botic van de Zandschulp, Félix Auger-Aliassime e Carlos Alcaraz. O holandês e o espanhol chegaram aos quartos de final e o canadiano chegou às meias finais da prova. Todos os tenistas realizaram provas fenomenais, que mais tarde vão recordar na carreira. Por outro lado, as desilusões foram Stefanos Tsitsipas, Pablo Carreno-Busta, Casper Ruud e Andrey Rublev; esperava-se muito mais dos quatro tenistas.

NOVAK DJOKOVIC: O PRIMEIRO SET É DO ADVERSÁRIO

O melhor tenista sérvio era o que tinha mais a perder com a edição deste ano do US Open, pois precisava de vencer o último Grand Slam do ano para completar o calendário de Grand Slam, algo que seria inédito na nova era do Ténis. Ao contrário dos outros Grand Slams, o percurso até à final do US Open foi muito diferente dos restantes: Djokovic só venceu duas vezes o primeiro set de todas as partidas.

No primeiro jogo, Djokovic defrontou o jovem Holger Rune, da Dinamarca, e o primeiro set até foi para o sérvio, mas acabaria por perder o segundo set para o dinarmaquês – onde o sérvio fez cinco duplas-faltas. Os outros sets pertenceram ao número um mundial, mas notou-se a qualidade de Rune. A realçar que Djokovic fez 17 aces durante a partida.

No segundo jogo, o adversário era Tallon Griekspoor, dos Países Baixos, que tinha surpreendido o alemão Jan-Lennard Struff na primeira ronda. O neerlandês foi o único tenista que não ganhou qualquer set contra Djokovic no torneio – é um facto incrível, tendo em conta que Djokovic é o atual número 1 do mundo. O jogo durou apenas 1h40m.

Na ronda seguinte, o sérvio apanhou um adversário com muita experiência, Kei Nishikori, que começou com a série de cinco jogos consecutivos em que Djokovic perdia o primeiro set do jogo. Apesar de o japonês ter começado melhor, Djokovic levaria a melhor nos outros três sets, numa batalha que durou cerca de três horas e 30 minutos.

Nos oitavos de final, Djokovic marcou encontro contra um jogador da casa, Jenson Brooksby. O norte-americano levou a melhor sobre o sérvio no primeiro set e com um grande resultado (6-1). Porém, para descontentamento do tenista e do país, não conseguiu vencer mais nenhum set e a vitória foi para o número 1 mundial. A realçar que Brooksby eliminou tenistas como Taylor Fritz e Aslan Karatsev, jogadores cujo ranking é mais elevado que o do norte-americano.

Nos quartos de final, houve a reedição da final de Wimbledon 2021: Djokovic defrontou Matteo Berrettini e terminou com o mesmo resultado, 3-1. Apesar de ter perdido, o tenista italiano venceu o primeiro set e o encontro durou três horas e 30 minutos. Mais uma vez, fez uma boa prova.

Nas meias finais, Djokovic procurava vingar-se de Alexander Zverev, jogador que o eliminou nas meias finais dos Jogos Olímpicos 2020. O tenista alemão venceu tanto o primeiro set, que estava amaldiçoado para o sérvio, como o quarto set, e o jogo seria decidido no quinto e último set. A realçar que o terceiro set, que Djokovic venceu, ficou decidido após 53 pancadas.

No último set, Zverev começou mal e foi quebrado nas primeiras duas vezes em que serviu e, a partir daí, a vitória não fugiu das mãos de Djokovic. Novak Djokovic alcançou a quarta final em quatro Grand Slams em 2021.

Filipe Torres
Filipe Torreshttp://www.bolanarede.pt
O Filipe saiu da Ilha de São Miguel, nos Açores, para tirar a Licenciatura de Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social. Desde criança que é adepto de Futebol, tendo já sido árbitro. Para além do "desporto-rei", o Filipe também é apaixonado por Basquetebol e não falha no acompanhamento de Wrestling.

Subscreve!

Artigos Populares

CBF pretende renovar com Carlo Ancelotti: «Temos a melhor matéria-prima»

Carlo Ancelotti está prestes a renovar o seu contrato como selecionador do Brasil até ao Mundial 2030. O presidente da CBF revelou que a assinatura depende de ajustes burocráticos e jurídicos.

Theo Walcott: «O Real Madrid ficaria no 8.º lugar na Premier League»

Num debate entre Wayne Rooney, Alan Shearer e Theo Walcott sobre em que posição o Real Madrid acabaria na Premier League, a resposta do extremo foi a mais surpreendente ao dizer que os merengues acabariam em 8.º lugar.

«Só vamos entender o tamanho do que o Vinícius Júnior fez nestes anos daqui a uma década»: a perspetiva da jornalista Tati Mantovani e...

Vinícius Júnior é um dos destaques mundiais na luta contra o racismo. A jornalista Tati Mantovani enquadra o extremo brasileiro neste cenário.

Neymar não vai ser convocado para os últimos jogos particulares antes do Mundial 2026

Neymar não vai ser convocado para os jogos particulares da seleção do Brasil frente à França e à Croácia. Esta é a última convocatória antes do Mundial 2026.

PUB

Mais Artigos Populares

Benfica já conhece adversário na Youth League caso consiga eliminar o AZ Alkmaar

O Benfica vai defrontar o Inter Milão, caso consiga eliminar o AZ Alkmaar nesta quarta-feira. Os nerazzurri derrotaram o Real Bétis por 5-3 e avançaram para os quartos de final da Youth League.

Sérgio Conceição lamenta empate do Al Ittihad e atira: «Vamos dar tudo para nos aproximarmos dos lugares cimeiros»

Sérgio Conceição analisou o empate do Al Ittihad frente ao Al Hazem. O técnico português garantiu que a equipa vai continuar a lutar para subir lugares na tabela classificativa.

«Não me recordo de um jogador que tenha levado tão alto a luta contra o racismo»: o momento e a luta de Vinícius Júnior...

Vinícius Júnior é um dos destaques do Real Madrid dentro de campo e fora de campo, pela luta contra o racismo. O jornalista Adrián Fouz revela a forma como em Espanha o brasileiro é olhado.