Estoril Praia SAD 0-1 Sporting CP: Leões voltam às vitórias no Coimbra da Mota

A CRÓNICA: SPORTING CP NÃO ENCANTA MAS LEVA OS TRÊS PONTOS

Muito fairplay mesmo antes do apito inicial. A equipa dos leões entrou no relvado estorilista sob aplausos dos adeptos verdes e brancos depois da goleada de quarta. Do outro lado também houve tempo para bom desportivismo. Daniel Bragança, jogador que esteve emprestado ao Estoril, é também recebido com aplausos pela equipa da linha.

A primeira parte foi a lume brando. O Sporting conseguiu ter mais bola, mas demorou até ser eficaz na progressão e a ser pragmático na frente de ataque. O Estoril ia dando a iniciativa ao adversário e, ao mesmo tempo, tentava não “desmanchar” o seu bloco defensivo. Para atacar, a equipa da linha apostou sobretudo na velocidade e verticalidade. Com destaque para Arthur no lado esquerdo. Estava a ser um jogo pouco intenso onde quem, até certa altura, até ia impondo mais velocidade no processo ofensivo era o Estoril.

Ainda assim, a equipa da casa queria que os leões assumissem as despesas do jogo. E o Sporting ia sentindo isso mesmo. O conjunto de Alvalade viu-se obrigado a trabalhar mais o seu jogo, uma vez que do outro lado estava um adversário em que todos os jogadores estavam recuados no seu meio-campo defensivo menos Ruiz. O final da primeira parte, ainda assim, foi mais animado. O resultado manteve-se nulo, mas muito por causa do grande trabalho dos dois guarda-redes que estavam em campo a defender as suas balizas.

Começada a segunda parte e permanecia a sensação de que, apesar de estar a controlar, o Sporting tinha de ser mais intenso se queria fechar o mau ciclo que enfrentava. Continuavam as muitas dificuldades para encontrar caminhos em zonas de finalização. Talvez a entrada de Jovane estivesse a pedir soluções para isso mesmo.

Aos 67 minutos de jogo, desbloqueio no resultado. Dani Figueira falha a interceção e pontapeia Paulinho dentro da área. Amarelo e grande penalidade assinalada pelo árbitro Tiago Martins convertida por Pedro Porro. O Sporting ia vencendo por 0-1 mas sem convencer dentro das quatro linhas. Pelo menos sem grande brilhantismo. Mas a verdade é que o Estoril também estava incapaz de aproveitar uma noite desinspirada da armada leonina. O Sporting baixou a intensidade, o ritmo, concedeu até mais posse ao adversário. Ia controlando o resultado mas tirando o pé do acelerador sendo que tinha o resultado a seu favor. Resultado esse que se manteve até ao final mesmo com uma clara gestão por parte dos leões depois do golo. O Sporting volta assim à vitórias na Liga.

 

A FIGURA

Sporting
Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

Palhinha – É um jogador de uma entrega deliciosa. A evolução que tem tido e a importância que vai ganhando no Sporting de jogo para jogo é notória. Hoje foi mais uma noite de grande qualidade e entrega por parte do médio e a nota de que um dos maiores reforços do plantel leonino esta época foi manter algumas peças-chave. Palhinha pode ser considerada uma delas.

O FORA DE JOGO

Sporting
Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

Dani Figueira – Acaba por sentenciar a partida mesmo depois de ter salvo a equipa em momentos de aperto na primeira parte. A má abordagem ao lance em que atinge Paulinho acaba por ditar o resultado e o resto da partida. Amarelo e grande penalidade convertida por Pedro Porro. Uma noite ingrata para o guarda-redes.

 

ANÁLISE TÁTICA – ESTORIL PRAIA SAD

O Estoril entrou neste jogo no seu 4-2-3-1 que acaba por se tornar num sistema com a linha mais recuada com 5 homens em momentos defensivos. Defensivamente, a equipa esteve compacta, mas acabava por mostrar dificuldades em controlar alguns movimentos no lado esquerdo. Isto porque Sarabia estava a conseguir ter alguma liberdade desse lado. Joãozinho quando procurava marcar o jogador proveniente do PSG acabava por permitir espaço a Pedro Porro e onde estava Lucas Áfrico? Isto aconteceu por diversas vezes. Em sentido contrário, e ao nível ofensivo, a aposta foi clara na verticalidade de Arthur e Chiquinho onde quem se ia destacando era o número 11 pela lateral esquerda.

 

11 INICIAIS E PONTUAÇÕES

Dani Figueira (5)

Carles Soria (6)

Lucas Áfrico (4)

Chiquinho (5)

André Franco (5)

Arthur (6)

Ruiz (5)

Gamboa (5)

Joãozinho (5)

Rosier (5)

Patrick William (6)

SUBS UTILIZADOS

Rui Fonte (5)

Xavier (-)

Geraldes (-)

Romário Baró (-)

Bruno Lourenço (-)

 

ANÁLISE TÁTICA – SPORTING CP

O Sporting entrou para este jogo no seu 3-4-3 com destaque para a titularidade de Sarabia. Apesar da posse, os leões não estavam a conseguir progredir no terreno de forma a criar perigo numa fase inicial. O facto de o Estoril ter estado tão recuado não deixou a tarefa fácil nesse sentido. Notou-se, como já aqui escrevi, a facilidade de Sarabia a encontrar espaços e combinações pelo lado direito do ataque leonino. O facto de Arthur ter ficado mais na frente no apoio a Ruiz pode ter sido uma das causas para esta “descompensação”, mas a verdade é que Lucas Áfrico também não esteve nos seus melhores dias. Jovane entra para desequilibrar o jogo pelo lado esquerdo com Nuno Santos a recuar e compensar a saída de Rúben Vinagre.

 

11 INICIAIS E PONTUAÇÕES

Adán (6)

Matheus Reis (6)

Coates (7)

Palhinha (8)

Matheus Nunes (5)

Nuno Santos (5)

Neto (6)

Rúben Vinagre (5)

Sarabia (5)

Paulinho (6)

Pedro Porro (7)

SUBS UTILIZADOS

Jovane (5)

Tiago Tomás (-)

Esgaio (-)

 

BnR NA CONFERÊNCIA DE IMPRENSA

Estoril Praia SAD

Não foi possível colocar questões ao treinador do Estoril Praia SAD, Bruno Pinheiro

Sporting CP

Não foi possível colocar questões ao treinador do Sporting CP, Rúben Amorim

Inês Marques Santos
Inês Marques Santoshttp://www.bolanarede.pt
A Inês é licenciada em Jornalismo. A experiência do Bola na Rede veio juntar duas coisas de que gosta de fazer: escrever e ver futebol. Desde nova que quer entrar no mundo do jornalismo desportivo e espera um dia conseguir marcar o seu lugar no mesmo.

Subscreve!

Artigos Populares

José Faria responde ao Bola na Rede: «Não me agarro aquilo que é o passado da posição o jogador, mas sim ao rendimento que...

José Faria respondeu a uma pergunta do Bola na Rede, depois da derrota do Estrela da Amadora contra o Benfica, partida disputada durante a noite deste sábado, no Estádio José Gomes.

José Mourinho comenta empate do Fenerbahçe antes de enfrentar o Benfica: «Resultado justo»

O Fenerbahçe empatou 0-0 com o Goztepe na Liga da Turquia. José Mourinho explica dificuldades antes de enfrentar o Benfica.

Bernardo Schappo e o Estrela Amadora x Benfica: «Podíamos ter conquistado um ponto»

Bernardo Schappo abordou a partida entre o Estrela da Amadora e o Benfica na segunda jornada da Primeira Liga. Tricolores perderam 1-0.

Luís Silva e a derrota com o Benfica: «É um resultado injusto para aquilo que se passou em campo»

Luís Silva abordou a partida entre o Estrela da Amadora e o Benfica, válida pela segunda jornada da Primeira Liga.

PUB

Mais Artigos Populares

Pavlidis: «Todos entendem o quão grande é o Benfica. Temos de vencer, vencer, vencer»

Pavlidis abordou a partida entre o Estrela da Amadora e o Benfica na segunda jornada da Primeira Liga. Águias ganharam por 1-0.

Os 4 destaques do Estrela da Amadora x Benfica

O Estrela da Amadora e o Benfica enfrentaram-se durante a noite deste sábado. A partida terminou com um 1-0.

Benfica bate recorde histórico após vitória sobre o Estrela Amadora

O Benfica venceu este sábado o Estrela Amadora por 1-0 na Primeira Liga. Águias quebram registo neste início de temporada.