Cruzeiro e o bicampeonato: inédito?

brasileirao

Sei, meu caro leitor, que volto a frisar o mesmo ponto em que toquei algumas vezes. Não, não estou a falar daquele ponto específico feminino – e por sinal muito sensível – que uma equipe de investigação veio agora desmentir. Vamos discutir a classificação do Campeonato Brasileiro de Futebol. Falemos do poleiro mais apetecido de todos: o de campeão.

Quem se encontra em melhor posição para acabar nesse posto é o Cruzeiro. Uma igualdade com o campeonato anterior. O Cruzeiro Esporte Clube está perto de alcançar essa proeza pela segunda vez consecutiva. Seria o tetra e um bicampeonato. Mas antes de falar nisso; vocês estão a pensar – “Sim, Daniel, nós sabemos ver uma tabela e interpretá-la. É fácil. O Cruzeiro tem 56 pontos, o São Paulo tem 49, etc, etc. Ou seja, o Cruzeiro tem sete pontos de vantagem para o segundo classificado, com 27 jogos disputados, faltando jogar 11 partidas”. Tudo verdade. Mas também nem tudo se resume a números. Penso que efetivamente a Raposa tem claras hipóteses de renovar o título. Tem o mesmo técnico – a mão de mestre de Marcelo de Oliveira -, mexeu pouco na equipa e tem uma organização preparada. Às vezes é melhor pegar o embalo da onda do que remar contra ela. E esta onda é de vitórias.

Para além do mérito do Cruzeiro, vem depois a singularidade do Brasileirão: a perda de pontos de todos os concorrentes, em vários campos. Não decorre uma jornada em que não haja um clássico. E a clássico não me refiro a encontros disputados entre equipas campeãs. Refiro-me a partidas entre clubes que sabem o que é ser campeão mais do que uma vez e que têm atualmente equipa para bater os oponentes. Mesmo já tendo perdido o comboio do título a esta altura. Ou seja, mesmo que uma equipa consiga ganhar pontos e subir numa jornada, na outra tudo pode acontecer de maneira diferente. O Brasileirão deverá ser, com toda a certeza, a Liga do mundo com mais mexidas na tabela por rodada. Uma vantagem de sete pontos numa Liga onde todos perdem pontos acaba por ser boa. Não determinante. Apenas boa. Mesmo o Cruzeiro tendo perdido o último jogo. E o São Paulo ganho.

cruzeiro2
Uma imagem que todos os cruzeirenses querem ver repetida
Fonte: veja.abril.com.br

Voltemos à vaca-fria: porquê inédito? Já houve bicampeões seguidos tantas vezes: Flamengo, Palmeiras, Santos, Internacional… Porque apenas o São Paulo conseguiu, no novo sistema de pontos, alcançar a glória de seguida. E foram três vezes. 2006, 2007 e 2008. É claro que não é inédito para o Brasileirão. Já uma equipa o conseguiu. Inédito significa algo novo. Mas seria a primeira vez que outro clube para além do São Paulo o fizesse. Isso, sim, é algo inédito.

Engraçado é que se pensarmos que a luta está acesa entre os dois, podemos concluir que o São Paulo luta pelo campeonato, mas também luta para que seja ele o único a ter a glória consecutiva. Só o tempo (ah, sempre ele, o mariola!) ficará encarregado de nos informar sobre o que acontece.

Daniel Melo
Daniel Melohttp://www.bolanarede.pt
O Daniel Melo é por vezes leitor, por vezes crítico. Armado em intelectual cinéfilo com laivos artísticos. Jornalista quando quer. O desporto é mais uma das muitas escapatórias para o submundo. A sua lápide terá escrita a seguinte frase: "Aqui jaz um rapaz que tinha jeito para tudo, mas que nunca fez nada".                                                                                                                                                 O Daniel escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Bruno Lage faz a antevisão da Supertaça de Portugal EM DIRETO

Bruno Lage esteve presente na sala de imprensa do Seixal, de maneira a realizar a antevisão da final da Supertaça de Portugal.

Rui Borges recusa comentar comunicado do Benfica: «Vamos focar-nos em coisas que não fazem sentido?»

Rui Borges fez a antevisão do clássico entre Sporting e Benfica, a contar para a final da Supertaça, que se disputa no Estádio do Algarve.

Francisco Trincão aborda renovação e comenta a saída de Viktor Gyokeres: «O Viktor tem características diferentes dos nossos avançados»

Francisco Trincão falou com os jornalistas durante esta quarta-feira, de maneira a realizar a antevisão da final da Supertaça de Portugal.

Rui Borges: «Espera-se um grande jogo, grande público e que seja um grande espetáculo»

Rui Borges falou com os jornalistas durante esta quarta-feira, de maneira a realizar a antevisão da final da Supertaça de Portugal.

PUB

Mais Artigos Populares

A última Supertaça de Portugal entre Sporting e Benfica

Sporting e Benfica vão a jogo a partir das 20h45 para a final da Supertaça de Portugal. Os dois clubes repetem a edição de 2019.

Os números de Paulinho desde a sua chegada ao Toluca que têm impressionado a crítica

Paulinho tem sido um dos protagonistas do Toluca desde a sua chegada ao México. O jogador é um dos goleadores do campeonato.

Benfica realizou o último treino de preparação para a Supertaça de Portugal

O Benfica realiza durante esta quarta-feira o último treino de preparação para a Supertaça de Portugal, que se realiza na quinta-feira.