Holanda 0-2 Portugal (sub-21): Superiores em todos os aspetos

cab seleçao nacional portugal

Portugal está a um passo de garantir a presença no Campeonato da Europa de futebol sub-21. Esta quinta-feira, em Alkmaar (Holanda), a seleção portuguesa bateu os holandeses por 2-0 e colocou-se na frente no play-off de acesso à fase final, na República Checa.

No primeiro jogo do tudo ou nada para a equipa lusa, Rui Jorge apostou em José Sá para a baliza e deixou o eixo defensivo para o quarteto composto por Ricardo Esgaio, Paulo Oliveira, Rúben Vezo e Raphael Guerreiro. No miolo, o selecionador português lançou Bernardo Silva, Rúben Neves, Rafa e Sérgio Oliveira para trazer mais força ao meio-campo e conseguir servir Ricardo Pereira e Ivan Cavaleiro, os escolhidos para a frente de ataque.

A jogar em casa, a “laranja mecânica” entrou melhor no jogo e aos quatro minutos assustou, ao rematar a bola à trave da baliza defendida por José Sá. Apesar da entrada forte da equipa holandesa, Portugal respondeu de imediato e tomou conta do jogo a meio-campo. Com Bernardo Silva em destaque, o meio-campo português foi superior aos três jogadores escolhidos por Adrie Koster e impôs o ritmo do jogo.

A solidez do meio-campo português foi decisiva no desfecho final  Fonte: fcupdate.nl
A solidez do meio-campo português foi decisiva no desfecho final
Fonte: fcupdate.nl

Com o centro do terreno sob controlo, os jogadores portugueses, através de um estilo de jogo de passes rápidos e combinações entre médios, extremos e laterais, conseguiu por várias vezes chegar perto da área holandesa, mas sem grande perigo para o guardião holandês, Warner Hahn. A superioridade portuguesa ficaria, no entanto, comprovada na última jogada ofensiva do primeiro tempo. Aos 45+2 minutos, depois de uma boa jogada de envolvimento por parte dos jogadores portugueses, Bernardo Silva foi derrubado dentro da área e  árbitro não hesitou em apontar para a marca do penalty. Chamado a marcar, o capitão de equipa, Sérgio Oliveira, não tremeu e fez o golo de Portugal.

Na segunda parte, Portugal entrou mais forte e com mais solidez defensiva. Se na primeira parte a vertente defensiva foi descurada pela equipa lusa, o segundo tempo fica marcado pela grande capacidade defensiva apresentada por Portugal. Rui Jorge manteve o meio-campo e, perante a falta de inovação e dinamismo do meio campo holandês, voltou a tomar conta do encontro. Portugal aumentou o ritmo e a Holanda teve dificuldades em acompanhar a seleção nacional. Bernardo Silva e Rafa apresentaram-se nos segundos 45 minutos como dois quebra-cabeças para a formação “laranja”, enquanto Ivan Cavaleiro era uma seta apontada à baliza.

Com Portugal a controlar o jogo e a adivinhar-se o segundo golo, Rui Jorge tirou Ivan Cavaleiro para lançar Carlos Mané, extremo do Sporting. Encostado à linha, o jogador leonino mexeu com o jogo e até tentou o golo com um remate aos 76 minutos, depois de uma primeira tentativa de Sérgio Oliveira ter sido interceptada.

Ivan Cavaleiro foi sempre uma seta apontada à baliza holandesa  Fonte: telegraaf.nl
Ivan Cavaleiro foi sempre uma seta apontada à baliza holandesa
Fonte: telegraaf.nl

Já com Ricardo Horta e Iuri Medeiros em campo (entraram para os lugares de Ricardo Pereira e Rafa, respetivamente), Portugal chegou ao golo da tranquilidade por intermédio de Carlos Mané. Depois de uma grande jogada individual em que deixou pelo caminho dois defesas holandeses, o camisola 23 das “quinas” ficou frente-a-frente com o guardião. Perante Warner Hahn, o extremo não vacilou e colocou Portugal a vencer por 2-0. Até ao final, a equipa portuguesa ainda teve a oportunidade de aumentar a vantagem, mas Iuri Medeiros rematou por cima quando só faltava bater o guarda-redes.

Com a vitória em território holandês, Portugal está mais perto de garantir o seu lugar na fase final de um Campeonato da Europa. Depois de ter chegado ao play-off só com vitórias, a equipa orientada por Rui Jorge pode voltar a marcar presença numa fase final de um Euro sub-21 oito anos depois da última participação.

A segunda mão da eliminatória está marcada para a próxima terça-feira em Paços de Ferreira. O pontapé de saída tem início marcado para as 17h00.

 

A Figura

Bernardo Silva – o jovem médio português foi o timoneiro de serviço para Rui Jorge. A equipa portuguesa girou à volta do ritmo imposto pelo jogador do Mónaco e o médio soube comandar os colegas de equipa.

O Fora de jogo

Meio-campo holandês – incapazes de fazer frente aos jogadores escolhidos por Rui Jorge, os jogadores holandeses andaram perdidos pelo relvado e foram presas fáceis para a organização do miolo português.

José Rafael Lopes
José Rafael Lopes
O José rejeita a expressão “portista desde pequenino”, uma vez que até nem nasceu do Porto. Mas rapidamente entendeu que é no norte que se pratica bom futebol. E, como defensor dessa prática, afirma convictamente que o Porto é mesmo a melhor equipa em Portugal.                                                                                                                                                 O José não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Champions League: Benfica já sabe quando enfrentará Feyenoord ou Fenerbahçe caso elimine Nice

O Benfica vai enfrentar o Feyenoord ou o Fenerbahçe, se eliminar o Nice. Conhecem-se agora as datas do playoff da Champions League.

Manchester United de Ruben Amorim recusa (para já) avançado da Juventus

O Manchester United não quis avançar nas negociações de Dusan Vlahovic. Avançado da Juventus oferecido aos Red Devils.

Más notícias: Benfica revela lesão grave de Ana Borges

Ana Borges sofreu uma lesão no ligamento cruzado anterior do joelho esquerda. Benfica emite comunicado oficial.

FC Porto enviou proposta de 27 milhões de euros por defesa do Arsenal e levou nega

O FC Porto tentou contratar Jakub Kiwior por empréstimo com opção de compra. Arsenal recusou oferta dos dragões.

PUB

Mais Artigos Populares

Ex-Boavista Miguel Reisinho está sem clube e tem interessados em Espanha, Itália e Turquia

Miguel Reisinho está sem clube desde a experiência no Boavista. Médio português tem mercado em Espanha, Itália e Turquia.

CEO do Manchester United admite possibilidade de novos reforços: «Há muitas chamadas e reuniões de última hora»

Omar Berrada, CEO do Manchester United, fala sobre possibilidade de haver novos reforços para a equipa de Ruben Amorim.

Bomba: FC Porto muito próximo de desviar Jota Silva ao Sporting

O FC Porto está muito perto de contratar Jota Silva ao Nottingham Forest. Dragões podem desviar avançado ao Sporting.