Itália 2-1 Bélgica: “Squadra Azzurra” volta a levar a melhor sobre os “Red Devils”

A CRÓNICA: VITÓRIA MERECIDA PARA CONQUISTAR UM LUGAR NO PÓDIO

A Itália e a Bélgica voltaram a defrontar-se, cerca de três meses depois de a Squadra Azzurra ter levado a melhor sobre os Red Devils nos quartos de final do Euro 2020. Em causa, esteve a disputa dos terceiro e quarto lugares da Liga das Nações, que teve como palco o Allianz Stadium, em Turim.

O encontro começou com o equilíbrio a ser nota dominante, ainda que com um ligeiro ascendente da formação da casa. Ainda assim, a primeira grande oportunidade do jogo pertenceu à Bélgica, quando Saelemaekers enviou uma bola ao ferro da baliza italiana, à passagem do minuto 25. Chiesa teve nos pés uma grande chance para desatar o nó no marcador, quase em cima do fim do primeiro tempo, mas não foi capaz de a concretizar.

No segundo tempo, a Itália voltou a entrar forte e fez, à passagem do minuto 46, o que teimava em acontecer em Turim, abrir o marcador. Barella colocou os transalpinos em vantagem. Tentando responder à desvantagem, Batshuayi enviou mais uma bola à barra da baliza de Donnarumma, ao minuto 60, num grande tiro que merecia outro destino.

Cinco minutos depois, e contra a corrente do jogo, Berardi fez o segundo para a formação da casa, através da conversão de um penálti. Os belgas não baixaram os braços e continuaram a tentar visar a baliza adversária, mas mais uma vez, os ferros foram salvando as redes italianas, desta feita com Carrasco a acertar no poste, ao minuto 82.

Tanta vez foi o cantaro à fonte que acabou mesmo por se partir. Ao minuto 86, de Ketelaere conseguiu marcar, reduzindo a desvantagem, mas ainda assim, um tento insuficiente, que não impediu a Itália de sair vitoriosa do encontro.

Assim, com este triunfo, a Itália garantiu o terceiro posto da classificação final desta segunda edição da Liga das Nações, enquanto a Bélgica ficou com o quarto lugar.

 

A FIGURA

Federico Chiesa – O avançado italiano voltou a ser decisivo, sendo sempre um dos elementos mais perigosos e esclarecidos no ataque da sua equipa, e esteve diretamente envolvido no segundo golo italiano, ao ter ganho a grande penalidade.

 

O FORA DE JOGO

Jason Denayer – O defesa belga foi, na minha opinião, o fora de jogo neste encontro, mostrando ser o elo mais fraco no eixo defensivo da seleção belga.

 

ANÁLISE TÁTICA – ITÁLIA

Roberto Mancini promoveu algumas alterações no onze inicial – com destaque para as ausências de Chiellini e Bonucci (suspenso) -, dando oportunidade a alguns jogadores menos utilizados, mas manteve a equipa perfilada no habitual sistema tático transalpino de 4-3-3. Face às ausências de Immobille e Insigne, Chiesa assumiu o destaque ao nível ofensivo na seleção italiana, dando muitas dores de cabeça à defensiva adversária. Já na linha defensiva, a dupla de centrais Acerbi e Bastoni foi novidade, mas cumpriu com as pretensões da formação italiana.

11 INICIAL E PONTUAÇÕES

Donnarumma (6)

Di Lorenzo (6)

Acerbi (7)

Bastoni (7)

Emerson (6)

Barella (7)

Locatelli (7)

Pellegrini (7)

Berardi (7)

Raspadori (6)

Chiesa (7)

SUBS UTILIZADOS

Kean (6)

Jorginho (6)

Cristante (6)

Bernardeschi (-)

Insigne (-)

 

ANÁLISE TÁTICA – BÉLGICA

Já a formação orientada por Roberto Martínez alinhou num dispositivo tático base em 3-4-3. À semelhança do adversário, o treinador da Bélgica também promoveu várias alterações no onze inicial, com destaque para as ausências de Lukaku e Kevin De Bruyne, com o segundo a entrar no decorrer da partida. Os Red Devils pecaram na finalização, bem como na organização defensiva, o que os impediu de terem saído deste encontro com um resultado favorável.

11 INICIAL E PONTUAÇÕES

Courtois (5)

Alderweireld (7)

Denayer (6)

Vertonghen (6)

Castagne (6)

Witsel (6)

Tielemans (6)

Vanaken (6)

Saelemaekers (6)

Batshuayi (6)

Carrasco (6)

SUBS UTILIZADOS

De Bruyne (7)

de Ketelaere (7)

 Trossard (-)

Sabe Mais!

Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

O Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

  • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
  • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
  • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
  • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

Pedro Paulo
Pedro Paulohttp://www.bolanarede.pt
Licenciado em Comunicação Social, o Pedro procura construir os alicerces de uma futura carreira como jornalista desportivo. Apaixonado por futebol, nunca diz que não a uma boa partida do desporto rei.

Subscreve!

Artigos Populares

Lamine Yamal escolhe português para os melhores da Champions League e desvaloriza Bola de Ouro: «Não penso em ganhar»

Lamine Yamal concedeu uma grande entrevista sobre as suas expectativas. O avançado espanhol colocou Vitinha entre os melhores da Champions League.

Stephen Eustáquio elogia Martín Anselmi e antevê Mundial de Clubes: «Vai ser um torneio único»

Stephen Eustáquio fez uma antevisão do Mundial de Clubes. O médio internacional canadiano deixou também elogios para Martín Anselmi.

Os detalhes do contrato de Luka Modric com o AC Milan

Luka Modric está muito perto de assinar contrato com o AC Milan. O médio internacional croata deve assinar até ao final da época, com mais uma temporada de opção.

Rui Borges toma decisão sobre o plantel do Sporting diferente de Ruben Amorim

Rui Borges pretende um plantel mais alargado. O técnico do Sporting quer cerca de 26 ou 27 jogadores para 2025/26.

PUB

Mais Artigos Populares

Benfica concorre com 4 clubes italianos pela contratação de Andrea Belotti

Andrea Belotti tem múltiplos interessados na sua contratação. Avançado está emprestado pelo Como 1907 ao Benfica.

João Noronha Lopes revela 6 participantes na apresentação da sua candidatura com Nuno Gomes na lista

João Noronha Lopes vai lançar oficialmente a sua candidatura à presidência do Benfica. Apresentação marcada para quinta-feira.

Simone Inzaghi quer levar 2 jogadores do Inter Milão para o Al Hilal

Simone Inzaghi está interessado em reforçar o Al Hilal com jogadores da sua confiança. Inter Milão pode ser local de resgate.