Força da Tática: Pressão alta para a vitória francesa

- Advertisement -

A vitória esteve na tática

Na segunda final da história da Liga das Nações, a França bateu a Espanha por 2-1 e sucedeu a Portugal como vencedor da mais caçula prova da UEFA.

No estádio que é partilhado por AC Milan e Inter Milão estiveram em confronto dois estilos totalmente diferentes. No final sorriu o pragmatismo, a verticalidade, a força, a velocidade e também o imenso talento individual.

Nota de destaque, ainda assim, para dois espanhóis. Primeiro Luis Enrique, que tem apresentado alguns resultados interessantes com um conjunto de jogadores que não será tão afamado como os de 2008, 2010 e 2012, e depois para o capitão Busquets. Tremenda classe do «6» espanhol, que, com bola, continua a ser dos melhores do mundo no meio-campo, seja através do passe, da gestão da posse, ou da forma engenhosa como ludibria os adversários com a orientação do seu corpo.

Quanto ao jogo dentro das quatro linhas, quando falamos de tática, a França entrou no seu sistema de 3x4x1x2 com Griezmann no apoio a Mbappé e Benzema e com dois alas totalmente distintos. Theo Hernández deu muito mais profundidade pela esquerda que o seu homólogo Pavard (fruto das características individuais de cada um) e isso materializou-se num posicionamento extremamente raro de Ferrán Torres em ação defensiva. Nesse momento, o 4x3x3 espanhol desdobrava-se numa espécie de 4x4x2 assimétrico, com o extremo do City a acompanhar Theo para onde ele fosse.

Ofensivamente a Espanha procurava ter os extremos em largura máxima, com Oyarzabal a deambular pelo corredor central à procura doe espaço entrelinhas.

O jogo foi muito morno até final da primeira parte e as equipas procuraram encaixar-se uma na outra sem oportunidades para nenhuma e com a Espanha a controlar a posse.

Na etapa complementar as duas equipas aumentaram o ritmo, pressionaram mais alto e as oportunidades e os golos apareceram.

Espanha França
A Espanha fixava 3×3 nos defesas gauleses e ainda subia Gavi e Rodri para pressionar Pogba e Tchouameni. A solução passou por bater longo

E foi aqui mesmo que esteve a chave do encontro: na forma como os gauleses saíram da pressão alta espanhola com muita qualidade. A tática da França a resultar muito bem. Muito subida no terreno, a turma de Luis Enrique partiu a equipa em dois blocos, deixando muito espaço entre médios e defesas, e sobretudo nas costas dos últimos.

Aproveitou a França, através da velocidade de Mbappé, da criatividade de Pogba, mas sobretudo da inteligente ocupação de espaços de Griezmann, que conseguiu receber com muita qualidade entrelinhas, aumentando ainda mais o fosso entre os dois blocos espanhóis.

No vídeo seguem algumas explicações da tática para o sucesso dos ataques rápidos que levaram a Liga das Nações para território de campeões mundiais.

Afonso Cabral
Afonso Cabralhttp://www.bolanarede.pt
O Afonso Cabral é comentador do Bola na Rede TV e participa na rubrica "Força da Tática" do Bola na Rede. É co-responsável do departamento de análise do G.D.Estoril Praia e treinador da UEFA nível C.

Subscreve!

Artigos Populares

Recordar é Viver | O Estudiantes de Alejandro Sabella

Os desenvolvimentos na emocionante Copa Libertadores devolveram ao Estudiantes o protagonismo de outros tempos

Vozinha alerta para os perigos da fama: «Se me oferecessem a vida que tenho hoje ou a vida que tinha antes, eu escolheria a...

Vozinha tornou-se um fenómeno de popularidade depois do Mundial 2026. Guarda-redes falou do lado mau da fama em entrevista.

Má notícia para Ruben Amorim no regresso aos treinos do AC Milan: Eis os detalhes

Ruben Amorim comandou o regresso aos treinos do AC Milan. Alexis Saelemaekers deixou a sessão com queixas num tornozelo.

Francisco Cabral sem dúvidas depois da vitória em Hangzhou: «Fomos a melhor equipa do torneio»

Francisco Cabral sagrou-se bicampeão de pares no ATP 250 de Hangzhou, na China. Tenista partilhou court com JJ Tracy e já reagiu.

PUB

Mais Artigos Populares

Rui Borges presente no treino antes do jogo decisivo do Sporting: «É sinal que está do nosso lado e está a acompanhar o que...

Rui Borges acompanhou os primeiros minutos do treino da equipa feminina do Sporting. Leoas preparam jogo decisivo.

Selecionador da Austrália destaca Alessandro Circati e atira: «Se tiver mais minutos no Benfica…»

Tony Popovic deixou elogios a Alessandro Circati, que brilhou na derrota da Austrália frente ao Brasil, com um golo e uma assistência.

Sporting já pensa no mercado e define posição a reforçar em janeiro ou no próximo verão

O Sporting volta à cena por um novo extremo esquerdo. Em janeiro ou no próximo verão, objetivo dos leões é reforçar a posição.