E o Galo cantou pela madrugada

    Está consumado o segundo título no Brasileirão para o Clube Atlético Mineiro. O Galo – carinhoso apelido por que é conhecido – logrou a liderança na classificação, fruto de uma campanha sólida e sem grandes sobressaltos.

    Foi a equipe mais regular durante a campanha; provando-o, sem sombra de dúvida, com a apresentação do maior número de vitórias (25, para já), do menor número de derrotas (apenas cinco), e da melhor defesa (somente 27 golos sofridos).

    Faz, deste modo, jus à velha máxima de que os ataques podem ganhar jogos, mas são as defesas, que, efetivamente, ganham campeonatos.

    O Atlético venceu muitas partidas pela margem mínima (13), é verdade. Mas venceu-as. Isso, para somar os três pontos, é mais que suficiente.

    Apesar de algumas escorregadelas, aqui e ali, conseguiu uma ótima série de 15 partidas sem conhecer o sabor da derrota, o que, no Campeonato Brasileiro de Futebol, significa amealhar pontos preciosos para se manter na frente. Depois… bom ,depois o Galão tomou conta da chácara e foi dono e senhor.

    A equipa – sapientemente orientada por Cuca (que já havia vencido uma Libertadores pelo Clube, em 2013) – funciona como um coletivo fortíssimo, de onde se destaca a segurança do guarda-redes Éverson, a experiência dos estrangeiros Mauro Zaracho, Nacho Fernández, Júnior Alonso, Jefferson Savarino, e Eduardo Vargas – e, já agora, do hispano-brasileiro Diego Costa; mas também dos brasileiros Réver, Keno, Arana, Rabello e Tchê Tchê.

    Mas a grande figura é o veterano Hulk, cujos 35 anos de idade não lhe parecem pesar nas pernas, apesar de ser um jogador fisicamente fortíssimo. Os 17 golos com a camisa alvinegra, ajudaram o Galão da Massa a cimentar o estatuto de campeão de Vera Cruz.

    É impressionante como, passados exatamente 50 anos, este título tem tantas similaridades com o primeiro conquistado pelo Atlético, quando corria o ano de 1971.

    O Brasil, como Portugal, estava mergulhado na sombra da ditadura, da qual Chico Buarque cantou que o dia seguinte seria outro. E foi, mas passados 15 anos… Depois disso, o Galo ainda esteve em várias finais do Campeonato Brasileiro – o modelo antigo era jogado por grupos e, depois, eliminatórias – mas nunca mais desfrutou da alegria do primeiro lugar.

    O Atlético, ao longo dos anos, ficaria conhecido como um Clube sem sorte, fruto de algumas injustiças arbitrais e protocolares. Mesmo assim, conseguiu vencer a Taça dos Libertadores da América, em 2013 – o maior troféu continental, como foi referido – e a Copa do Brasil, na temporada de 2014.

    Voltando ao presente, o modo como Hulk celebrou o segundo golo frente ao Fluminense foi a homenagem perfeita para Reinaldo (antiga glória dos Mineiros – que estava na bancada, diga-se).

    O punho erguido, tal como nos anos 70 em protesto contra a ditadura, demonstra não só carinho por um ídolo dos alvinegros de Belo Horizonte, mas, igualmente, uma consciência social que honra os pergaminhos do próprio Clube.

    Consubstanciando-se, o Galo de Minas Gerais, num clube da massa, operário, do povo.

    Hoje o Galo cantou de alegria. Soltou o grito de “Campeão!” entalado no gogó havia 50 anos.

    Quando, em 1908, um grupo de estudantes de classe média fundou o Clube Atlético Mineiro, estaria longe de imaginar que o Galo, seria, de facto, um Galão.

    Um Clube onde se sofre, mas onde a alegria de ser atleticano supera. O Alvinegro do Mineirão.

    O Campeão do Gelo. Canta, Galo! Canta! Todo o Brasil acordará ao som do teu canto imponente! De Minas Gerais para o mundo, o teu canto rejubilará! Parabéns, Galo forte e Vingador! Agora o teu povo já pode chorar… mas de alegria!

    Sabe Mais!

    Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

    Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

    Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

    • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
    • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
    • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
    • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

    Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para geral@bolanarede.pt. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

    Daniel Melo
    Daniel Melohttp://www.bolanarede.pt
    O Daniel Melo é por vezes leitor, por vezes crítico. Armado em intelectual cinéfilo com laivos artísticos. Jornalista quando quer. O desporto é mais uma das muitas escapatórias para o submundo. A sua lápide terá escrita a seguinte frase: "Aqui jaz um rapaz que tinha jeito para tudo, mas que nunca fez nada".                                                                                                                                                 O Daniel escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Imprensa saudita avança que Jorge Jesus pode ser despedido do Al Hilal nas próximas horas

    O Al Hilal está a cogitar o despedimento de Jorge Jesus. Convocada reunião de urgência para deliberar o futuro do treinador.

    Luís Castro recusa mais um clube no Brasileirão e quer esperar pelo menos até junho antes de assumir um novo clube

    Luís Castro rejeitou uma abordagem do Vasco da Gama. O técnico português continua sem clube depois da etapa no Al Nassr.

    Carrossel Al Hilal – Brasil pode levar Carlo Ancelotti para a Arábia Saudita com um salário de 150 milhões de euros

    Carlo Ancelotti está mais longe da seleção do Brasil. Destino do técnico italiano pode, afinal, ser a Arábia Saudita e o Al Hilal.

    Kyle Walker deslumbrado com vida em Itália: «Até os tomates são bons aqui»

    Kyle Walker falou da experiência de vida em Itália. Lateral direito do AC Milan tocou na qualidade gastronómica no país.

    PUB

    Mais Artigos Populares

    Ex-AC Milan defende Sérgio Conceição: «Até Ancelotti teria tido dificuldades. Em vez de o massacrar, dar-lhe-ia confiança»

    Francesco Coco, antigo internacional italiano que passou pelo AC Milan, criticou estado dos Rossoneri e defendeu Sérgio Conceição.

    Erik ten Hag queria pagar 40 milhões de euros para reencontrar jogador do Ajax no Manchester United

    Erik ten Hag tentou convencer o Manchester United a contratar Brian Brobbey. Técnico queria chegar aos 40 milhões de euros pelo avançado.

    Evangelos Marinakis suspende participação oficial no Nottingham Forest devido às regras de multipropriedade da Champions League

    Evangelos Marinakis já está a precaver a possibilidade do Nottingham Forest chegar à Champions League. Em causa violação das regras da multipropriedade.

    Qarabag é tetracampeão do Azerbaijão: Ganharam 11 vezes das últimas 12

    O Qarabag sagrou-se tetracampeão da Liga do Azerbaijão e apuraram-se para a segunda ronda de qualificação para a Champions League.O Qarabag sagrou-se tetracampeão da Liga do Azerbaijão e apuraram-se para a segunda ronda de qualificação para a Champions League.

    Liverpool prepara proposta por jogador que vai deixar o Bayern Munique no final da época

    Kingsley Coman vai deixar o Bayern Munique no final da temporada. O Liverpool é o mais recente clube interessado no francês.

    Ex-AC Milan sobre Rafael Leão: «Nunca se sabe que tipo de jogador será em campo»

    Demetrio Albertini jogou mais de 10 anos no AC Milan. Antigo médio italiano falou sobre a temporada dos Rossoneri.

    Ex-AC Milan sobre Sérgio Conceição e uma possível conquista da Taça de Itália: «Não podemos estar satisfeitos»

    Demetrio Albertini jogou mais de 10 anos no AC Milan. Antigo médio italiano falou sobre a temporada dos Rossoneri.

    Marcus Rashford já definiu prioridade para o futuro e não quer continuar no Aston Villa

    Marcus Rahsford não quer rumar ao Aston Villa. O avançado inglês pretende uma transferência para o Barcelona.

    Será possível travar a avalanche culer? | Barcelona x Inter

    Com a Copa do Rei no bolso e na liderança da La Liga, o Barcelona chega num grande momento às meias-finais da liga milionária.

    Imprensa espanhola destaca João Neves: «Os 60 milhões de euros que o PSG pagou ao Benfica parecem uma prenda»

    O PSG venceu esta terça-feira o Arsenal por 1-0 na primeira mão das meias finais da Champions League. João Neves elogiado.