FC Porto x Rio Ave FC: Dragões a feijões

Antevisão: FC Porto em poupanças, Rio Ave FC com ténues esperanças

O jogo desta quarta-feira, no Estádio do Dragão, que irá opor o FC Porto ao Rio Ave FC deverá ser um dos jogos com menos interesse desta última jornada da fase de grupos da Taça da Liga.

ARREDADOS DA FINAL-FOUR, OS DRAGÕES RECEBEM UM RIO AVE QUE PRECISA DE VENCER PARA SEGUIR EM FRENTE. CONSEGUIRÁ O FC PORTO VENCER SEM SOFRER GOLOS? APOSTA COM A BWIN!

Isto porque o FC Porto está já arredado da competição e o Rio Ave FC, que milita na segunda divisão do nosso futebol, para aspirar a seguir em frente, está obrigado a marcar pelo menos três golos na casa do atual líder da Primeira Liga.

Posto isto, não é crível que deste jogo advenham as principais surpresas desta última jornada. E assim sendo, deverá mesmo ser o Santa Clara, que bateu o FC Porto por 3-1 nos Açores e empatou a duas bolas com os vilacondenses, a marcar presença na Final Four.

Continua, portanto, a malapata do FC Porto na Taça da Liga. Apesar de uma época bastante positiva, foi mais uma vez esta a primeira competição a vergar os dragões.

Sérgio Conceição deverá fazer alinhar uma equipa totalmente renovada e composta por jogadores menos utilizados. Pode, até, dar-se o caso de jogadores com Danny Loader ou Gonçalo Borges, que alinham na equipa B poderão, terem uma hipótese de jogar.

E pode residir aí, no facto de os adeptos portistas poderem ver e avaliar alguns jogadores que raramente jogam, o principal (quiçá único) motivo de interesse do jogo.

Para o Rio Ave FC, após a descida de divisão na época passada, é uma oportunidade de regressar a um dos maiores palcos portugueses e aproveitar as ausências de peso na equipa adversária para tentar uma exibição e um resultado perfeitos e históricos.

10 DADOS RÁPIDOS

  1. Na 15.ª edição, o FC Porto volta a não ser capaz de vencer a Taça da Liga;
  2. A última vez que o Rio Ave FC bateu o FC Porto foi em Abril de 2004;
  3. Só por duas vezes o FC Porto perdeu com o Rio Ave FC na sua história;
  4. O Rio Ave FC é o atual 4.º classificado da Segunda Liga;
  5. O último jogo entre ambas as equipas, disputado no Estádio do Dragão, resultou numa vitória por 2-0 dos azuis e brancos;
  6. É o 10.º jogo de Sérgio Conceição, enquanto treinador do FC Porto, frente ao Rio Ave FC;
  7. Nos 9 jogos anteriores, o treinador portista venceu 7 e empatou 2;
  8. A única vez que o Rio Ave FC bateu o FC Porto na condição de visitante foi em dezembro de 1981;
  9. Nos jogos disputados entre ambas as equipas, marcaram-se, até ao momento, 189 golos. Os azuis e brancos apontaram 154 contra os 35 dos verdes e brancos;
  10. As equipas já se defrontaram por 3 vezes na Taça da Liga, sempre com vitória portista.

JOGADORES A TER EM CONTA

Pepe FC Porto Rio Ave FC
Fonte: Sebastião Rôxo / Bola na Rede

Pepê (FC Porto) – O atacante brasileiro foi a contratação mais cara da época portista. O FC Porto pagou 15M€ ao Grémio de Porto Alegre pelo seu passe ainda antes da época passada terminar. Sem grande utilização até ao momento, Pepê deverá ter, neste jogo, uma boa oportunidade para começar a confirmar os créditos que traz do país do samba.

FC Porto Rio Ave FC Gabrielzinho
Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

Gabrielzinho (Rio Ave FC) – O avançado (também ele brasileiro) é um dos jogadores do plantel vilacondense que transita do ano passado e é, atualmente, o melhor marcador da equipa na Segunda Liga. Rápido e tecnicista, poderá ser a principal dor de cabeça para a defesa portista.

XI’S PROVÁVEIS

FC Porto (4x4x2): Marchesín, Manafá, Fábio Cardoso, Mbemba, Zaidu; Sérgio Oliveira, Bruno Costa, Corona, Pepê; Toni Martínez e Danny Loader

Treinador: Sérgio Conceição

“É um contexto novo, ou seja, o de termos um jogo para disputar numa competição em que já estamos de fora. Sendo assim, estou muito focado na partida seguinte, com o Vizela. Mas antes vamos entrar em campo para representar o FC Porto num compromisso de caráter oficial, que devemos encarar com responsabilidade e seriedade, fazendo tudo para vencê-lo.”

RAFC (4x3x3): Jonathan; Pedro Amaral, Aderlan Santos, Alhassane, Hugo Gomes; Guga, Vítor Gomes, Joca; Zé Manuel, Gabrielzinho e Aziz.

Treinador: Luís Freire

“Não há que vender ilusões. Vamos ao Dragão disputar o jogo e fazer o melhor. Não há dúvidas de que a nossa prioridade é a subida à Liga 2. A Taça da Liga é para ir até onde formos capazes.”

PREVISÃO DE RESULTADO: FC PORTO 2-1 RIO AVE FC

Bernardo Lobo Xavier
Bernardo Lobo Xavierhttp://www.bolanarede.pt
Fervoroso adepto do futebol que é, desde o berço, a sua grande paixão. Seja no ecrã de um computador a jogar Football Manager, num sintético a jogar com amigos ou, outrora, como praticante federado ou nos fins-de-semana passados no sofá a ver a Sporttv, anda sempre de braço dado com o desporto rei. Adepto e sócio do FC Porto e presença assídua no Estádio do Dragão. Lá fora sofre, desde tenra idade, pelo FC Barcelona. Guarda, ainda, um carinho muito especial pela Académica de Coimbra, clube do seu pai e da sua terra natal. De entre outros gostos destacam-se o fantástico campeonato norte-americano de basquetebol (NBA) e o circuito mundial de ténis, desporto do qual chegou, também, a ser praticante.

Subscreve!

Artigos Populares

Francesco Farioli: «Espero um Casa Pia corajoso»

Francesco Farioli realizou a antevisão da partida entre o FC Porto e o Casa Pia, relativo à terceira jornada da Primeira Liga.

Fabrizio Romano dá novidades em relação à possível mudança de Rodrigo Mora para o Al Ittihad

Rodrigo Mora está a ser fortemente apontado ao Al Ittihad. O jovem português pode rumar à Arábia Saudita no final do mercado.

Ruben Amorim e o Manchester United: «Acho que todos sabem que temos um objetivo, não para esta temporada, mas para dentro de três anos:...

Ruben Amorim admitiu que o Manchester United não é considerado um dos candidatos ao título esta temporada. Ainda assim, está nos planos a longo prazo do clube conquistar o título.

FC Porto garante lateral por 10 milhões de euros

O FC Porto está perto de confirmar a contratação de Souffian El Karouani, jogador que pertence aos quadros do Utrecht. A mudança vai ser feita por 10 milhões de euros.

PUB

Mais Artigos Populares

Ivo Vieira e o encontro com o Benfica: «Não vamos perder a nossa identidade»

Ivo Vieira realizou a antevisão da partida entre o Tondela e o Benfica, jogo relativo à terceira jornada da Primeira Liga.

João Diogo Manteigas sem dúvidas: «Benfica tem de receber mais do que os outros»

João Diogo Manteigas, candidato à liderança do Benfica, assumiu que o emblema da Luz merece receber mais dinheiro que os restantes clubes da Liga.

José Mourinho apontado a um novo regresso à Premier League

José Mourinho é atualmente o técnico do Fenerbahçe, mas está a ser pretendido pelo Nottingham Forest, emblema da Premier League que conta com Nuno Espírito Santo como técnico principal.