Manchester City FC 1-0 Chelsea FC: De Bruyne adora atordoar a antiga equipa

A CRÓNICA: O MESMO RESULTADO DA PRIMEIRA VOLTA E UM JOGO PARECIDO

O Chelsea FC procurava reduzir distâncias para a liderança do Manchester City FC. A verdade é que, com esta derrota, fica a 13 pontos dos citizens, que fizeram mais pela vitória. Remataram 11 vezes (seis à baliza), contra quatro remates do Chelsea (apenas um na baliza). Estiveram sempre por cima do encontro.

O jogo foi muito estratégico. Ninguém arriscou em demasia. A primeira parte mostrou um City com intenção de dominar e de ter variabilidade no seu ataque organizado. Já o Chelsea, procurou ser mais rápido a fazer a bola chegar a Lukaku. A maior parte dessas tentativas de ligar rapidamente o jogo na frente não resultou, para grande frustração de Thomas Tuchel no banco.

A primeira parte só teve uma verdadeira ocasião de golo, aos 39 minutos. O Chelsea perdeu a bola numa fase prematura da sua construção. A pressão de De Bruyne permitiu que a bola sobrasse para Grealish, mas Kepa saiu da baliza e fez a “mancha”. A bola desviou na perna do guardião e saiu um pouco ao lado.

A segunda parte começou com muitos passes falhados de parte a parte. Isso proporcionou a melhor ocasião de golo dos blues. Kovacic recuperou a bola ainda no meio-campo londrino e, com um passe, isolou Lukaku, que se adiantou a todos os defesas na corrida em direção à baliza. Todavia, Ederson aproximou-se e conseguiu impedir o golo.

O jogo perdeu a toada morna e começou a sentir-se que alguma das equipas podia adiantar-se no marcador. A 20 minutos do fim, João Cancelo descobriu De Bruyne. O belga acelerou, deixou Kanté para trás e, em posição frontal, disparou para dentro das redes, num remate cheio de colocação.

A partir daí, o Chelsea mudou ainda mais a linha atacante que tinha começado a partida, assumiu as rédeas, mas sem acerto suficiente para criar perigo. O City ainda tentou transitar com os jogadores mais explosivos para chegar a um segundo golo. Também aos citizens faltou melhor definição.

Com a confirmação da vitória da equipa visitada, vemos que se repete o resultado da primeira volta. Mais uma vez, a formação de Pep Guardiola vence por 1-0 e volta a consentir poucas ocasiões ao oponente.

 

A FIGURA

Bernardo Silva (Manchester City FC) – A quantidade de bolas que recuperou foi incrível. Foi o jogador que mais esteve ligado ao jogo, do início ao fim, com uma energia inesgotável. Aparece do nada para, com o seu baixo centro de gravidade, ir ao chão tirar a bola aos adversários. Na resolução técnica com que decide no último terço, também se destacou.

 

O FORA DE JOGO

Ziyech (Chelsea FC) – Jogou pela esquerda do ataque londrino, mas nunca se conseguiu associar com os parceiros da frente. Levou mesmo Tuchel ao desespero em alguns momentos.

 

ANÁLISE TÁTICA – MANCHESTER CITY FC

O City, estruturado em 4x3x3, atacou por todos os corredores. Teve em Foden o falso nove que vinha criar superioridade na zona da bola. João Cancelo jogou mais por fora, para Grealish aparecer algumas vezes por dentro. Já Sterling, não apareceu muito na zona do ponta de lança quando esse espaço estava livre. Ficava por vezes demasiado aberto na ala. Porém, criou vários desequilíbrios em incursões com bola de fora para dentro.

11 INICIAL E PONTUAÇÕES

Ederson (8)

Walker (6)

Stones (7)

Laporte (8)

Cancelo (8)

De Bruyne (8)

Rodri (7)

Bernardo (9)

Sterling (7)

Grealish (7)

Foden (7)

SUBS UTILIZADOS

Gundogan (4)

Jesus (3)

 

ANÁLISE TÁTICA – CHELSEA FC

Os blues voltaram ao 3x4x3. Não pressionaram na primeira fase de construção do adversário. Tentaram ter vertigem após a recuperação da bola. Tuchel não utilizou Jorginho neste jogo. O meio campo ficou entregue a Kanté e Kovacic, dois jogadores que fazem a bola chegar mais depressa à frente, mas que não são tão eficazes a ajudar a equipa a sair da primeira fase de construção perante a pressão do adversário, algo de que o City não abdicou até chegar à vantagem no marcador. Os blues terminaram o jogo em 4x2x3x1, após a entrada de Mount para a posição dez.

11 INICIAL E PONTUAÇÕES

Kepa (7)

Rudiger (6)

Silva (7)

Sarr (5)

Azpilicueta (7)

Kanté (6)

Kovacic (6)

Alonso (5)

Pulisic (6)

Ziyech (5)

Lukaku (7)

SUBS UTILIZADOS

Werner (4)

Hudson-Odoi (4)

Mount (4)

 

Rescaldo da opinião de Miguel Bravo Morais.

Artigo revisto por Joana Mendes

Sabe Mais!

Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

O Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

  • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
  • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
  • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
  • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

Redação BnR
Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Pep Guardiola ‘desvaloriza’ Lamine Yamal: «É impossível haver outro Messi»

Pep Guardiola deixou elogios a Lamine Yamal, mas referiu que nunca existirá um jogador como Lionel Messi.

Roberto Martínez comenta situação de João Palhinha: «Falei com o treinador e temos a mesma opinião»

Roberto Martínez realizou durante a manhã deste sábado a antevisão da partida entre Portugal e Espanha, relativo à final da Liga das Nações.

Belenenses sagra-se bicampeão de Rugby

O Belenenses é bicampeão nacional de Râguebi. Os azuis do Restelo bateram o Direito nesta sexta-feira.

Roberto Martínez rendido a Lamine Yamal: «É uma situação única no futebol»

Roberto Martínez realizou durante a manhã deste sábado a antevisão da partida entre Portugal e Espanha, relativo à final da Liga das Nações.

PUB

Mais Artigos Populares

Roberto Martínez elogia Luis de La Fuente antes do Portugal x Espanha: «Criou um espírito no balneário que parece um clube»

Roberto Martínez realizou durante a manhã deste sábado a antevisão da partida entre Portugal e Espanha, relativo à final da Liga das Nações.

Roberto Martínez reage a palavras de Cristiano Ronaldo e brinca: «O capitão quer jogar amanhã»

Roberto Martínez realizou durante a manhã deste sábado a antevisão da partida entre Portugal e Espanha, relativo à final da Liga das Nações.

Luis Henrique oficializado como reforço do Inter Milão

O Inter Milão confirmou Luis Henrique como reforço. O avançado brasileiro deixou o Olympique Marselha.