Belenenses SAD x FC Porto: Vencer para não se deixar apanhar

Primeira Liga, Jornada 18: Domingo, 20h30, 16 de janeiro de 2022
ANTEVISÃO: COMEÇAR A SEGUNDA VOLTA COMO SE ACABOU A PRIMEIRA

Depois de fechada a primeira volta, FC Porto e Belenenses SAD voltam a encontrar-se, desta vez no Estádio do Jamor.

OS DRAGÕES PROCURAM MANTER A DISTÂNCIA PARA O SPORTING CP NO CAMPEONATO. SERÁ QUE VENCEM? APOSTA JÁ NA BWIN.PT!

Os dragões acabaram os primeiros 17 jogos de forma exímia, registando apenas dois empates e nenhuma derrota.

Mas a história foi bem diferente para os visitados. O Belenenses SAD encontra-se em último lugar, com apenas duas vitórias. A equipa, desde que perdeu a grande referência ofensiva da época passada, Cassierra, que tem enormes dificuldades em visar a baliza do adversário.

Assim, primeiro e último encontram-se novamente, ambos com três pontos de diferença para a equipa mais próxima, com os dragões a terem que ganhar para não se deixarem apanhar pelo Sporting CP, e para fugir ainda mais do SL Benfica, que já perdeu nesta jornada.

Para a equipa agora orientada por Franclim Carvalho, espera-se apenas uma tentativa de aguentar a partida, e tentar numa saída rápida ferir o adversário.

10 DADOS RÁPIDOS

  1. Com 17 jornadas completadas, as equipas estão separadas por 36 pontos;
  2. FC Porto apresenta o segundo melhor ataque (44 golos), atrás do SL Benfica, e a segunda melhor defesa (11 golos), atrás do Sporting CP;
  3. O Belenenses SAD é a equipa que menos golos marca na Primeira Liga, com apenas 9 (a seguinte é o Paços de Ferreira FC com 13, subindo depois a marca para os 16 do FC Vizela), sendo que já concedeu também 28 golos, havendo quatro equipas com registos piores nesse aspecto;
  4. FC Porto não perde para o campeonato desde 30 de outubro de 2020, totalizando já 45 jogos seguidos a pontuar;
  5. O Belenenses SAD está já no terceiro treinador da temporada com Franclim Carvalho, depois de Petit e Filipe Cândido;
  6. Luis Díaz é o melhor marcador dos dragões, com 13 golos;
  7. Do lado do Belenenses SAD, Alisson Safira marcou um terço dos golos da equipa no campeonato, com 3 tentos;
  8. Desde a separação entre o clube e a sociedade desportiva, o Belenenses SAD nunca conseguiu vencer ao FC Porto, registando sete derrotas e dois empates;
  9. Ainda assim, os azuis e brancos não conseguiram triunfar nas duas últimas deslocações a casa do Belenenses SAD;
  10. Afonso Sousa pode voltar a defrontar o clube que o formou, ainda que nunca tenha alinhado na equipa principal do FC Porto;

JOGADORES A TER EM CONTA

Belenenses SAD FC Porto
Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

Tomás Ribeiro (Belenenses SAD) – era possível destacar algum jogador mais atacante da equipa, como Pedro Nuno, mas devido àquilo que se espera da partida, se a formação da casa quiser ter algum sucesso na partida, terá que contar com um jogo inspirado de Tomás Ribeiro. Um central esquerdino, com boa saída de bola, e que já merecia um palco mais alto para brilhar.

FC Porto Belenenses SAD
Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

Vitinha (FC Porto) – depois de Luis Díaz, a quem já é difícil de arranjar novos elogios, Vitinha tem sido a grande estrela da época do FC Porto. Esteve quase para sair, mas acaba por ficar e por se tornar num grande reforço para Sérgio Conceição. Sentou Sérgio Oliveira, que entretanto até já saiu da equipa, e mudou a forma do dragão pensar o seu meio-campo. Um toque de bola magistral, leitura de jogo, posicionamento, criatividade, último passe e até mesmo remate. Vitinha tem tudo.

XI’S PROVÁVEIS

Belenenses SAD (3x4x3): Luiz Felipe, Cafu Phete, Yohan Tavares, Tomás Ribeiro, Diogo Calila, Yaya Sithole, Andrija Lukovic, Nilton Varela, Abel Issa Camara, Alisson Safira, Pedro Nuno;

Treinador: Franclim Carvalho

“O objetivo do final da época parece-me claro. Tenho a certeza de que vamos fazer mais pontos que na primeira volta e que não vamos terminar no lugar em que estamos. O que interessa é viver o dia a dia e não há outra forma de encarar este jogo que não ganhar”

FC Porto (4-4-2): Diogo Costa, Pepê, Chancel Mbemba, Fábio Cardoso, Wendell, Fábio Vieira, Matheus Uribe, Vitinha, Luis Díaz, Mehdi Taremi, Evanilson;

Treinador: Vítor Bruno (Sérgio Conceição estará castigado)

O FC Porto não realizou conferência de imprensa de antevisão à partida

PREVISÃO DE RESULTADO: BELENENSES SAD 0-4 FC PORTO

Alexandre Matos
Alexandre Matoshttp://www.bolanarede.pt
O Alexandre é um jovem que estuda Ciências da Comunicação no Porto. Apaixonado por tudo o que seja desporto, encontra a sua maior obsessão no futebol. Como não tinha grande jeito para jogar, decidiu que o melhor era apostar no jornalismo desportivo. Amante incondicional de bom futebol, não tem medo de dar a sua opinião nem de ser polémico. Sendo qualidades inerentes à profissão que deseja exercer no futuro, rege-se pela imparcialidade e pelo critério jornalístico na sua escrita.

Subscreve!

Artigos Populares

Vitória SC derrota Celta de Vigo em jogo particular com golo de jovem avançado de 17 anos

O Vitória SC venceu o Celta de Vigo por 1-0. O jogo amigável realizou-se no Estádio Cidade de Barcelos.

Luís Filipe Vieira e a continuidade de Bruno Lage no Benfica: «Ele sabe que está sujeito a resultados»

Luís Filipe Vieira deu uma entrevista ao NOW, onde falou sobre as eleições presidenciais do Benfica, marcadas para outubro.

Luís Filipe Vieira e o Benfica District: «São as mesmas imagens que esses arquitetos fizeram para nós em 2019»

Luís Filipe Vieira deu uma entrevista ao NOW, onde falou sobre as eleições presidenciais do Benfica, marcadas para outubro.

Luís Filipe Vieira e a transferência de João Felix: «Um jogador que sai do Benfica, para mim, só podia regressar se tivesse 31 ou...

Luís Filipe Vieira deu uma entrevista ao NOW, onde falou sobre as eleições presidenciais do Benfica, marcadas para outubro.

PUB

Mais Artigos Populares

Luís Filipe Vieira sobre Sérgio Conceição no Benfica: «Não posso lançar um nome para testar as reações dos benfiquistas»

Luís Filipe Vieira deu uma entrevista ao NOW, onde falou sobre as eleições presidenciais do Benfica, marcadas para outubro.

Luís Filipe Vieira arrasa Pedro Proença: «Chegou a aliciar-me para tentar demover determinado candidato a não se candidatar»

Luís Filipe Vieira deu uma entrevista ao NOW, teceu profundas críticas a Pedro Proença, presidente da FPF.

Quando o futebol deixa de ser nosso: A ascensão dos multi-club ownerships

Num mundo onde tudo pode ser comprado, o futebol corre o risco de deixar de ser de quem o vive para ser apenas de quem quer lucrar com ele