📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

O ciclo de “feedback”: A análise a partir da formação

- Advertisement -

O ciclo de feedback é uma troca de interações entre o treinador e o atleta sobre uma determinada ação ou comportamento do atleta no exercício ou em jogo. Este é um momento fundamental no treino, na medida em que é no treino que se procede ao ensino de conteúdos que os atletas vão testemunhar e experienciar mais tarde em contexto de jogo.

Está fortemente ligado à aplicação do feedback corretivo, onde o treinador corrige e explica como o atleta deve realizar as ações e/ou que comportamentos deve adotar na situação que está a ser corrigida. Após realizar a correção, o treinador deixa fluir o exercício novamente. Já com o exercício a decorrer novamente, o treinador vai poder observar se a correção teve o efeito pretendido no atleta, ou seja, se o atleta conseguiu interpretar a mensagem do treinador, corrigir o que fez de errado com base nas informações dadas pelo treinador no momento do feedback corretivo e alcançar o sucesso.

Futebol de Formação
Fonte: AD Limianos

Depois de verificar o desenrolar do exercício, o treinador deve enaltecer a ação/comportamento do atleta e expressar verbalmente o contentamento com o atleta que conseguiu ter sucesso após a correção e explicação. É importante porque os atletas podem sentir alguma tensão no momento e após a correção do treinador. Enaltecer o que os atletas fazem corretamente é tão importante como corrigi-los.

Fechando o ciclo de feedback, acabamos com a indecisão que os atletas possam estar a sentir por não saber se estão a executar bem a tarefa solicitada pelo treinador após a correção. É importante que o treinador se expresse e feche o ciclo de feedback para que os atletas saibam se conseguiram corrigir eficazmente o que fizeram de errado ou não.

Artigo de João Barros Cunha,
treinador de futebol na Academia Sporting Aurélio Pereira

Subscreve!

Artigos Populares

José Mourinho quer Paulo Dybala no Benfica: eis os detalhes

José Mourinho está interessado em trazer Paulo Dybala para o Benfica. O técnico das águias já trabalhou com o internacional argentino na Roma.

Luis Enrique compara Vitinha a antigo médio do Barcelona e aborda lesão de Nuno Medes: «É sempre uma preocupação»

Luis Enrique fez a antevisão ao Mónaco x PSG, comparou Vitinha a Sérgio Busquets e abordou a lesão de Nuno Mendes.

Francesco Farioli responde ao Bola na Rede: «O Nice pressionou de forma ligeiramente diferente, especialmente na primeira parte»

Francesco Farioli analisou o duelo entre o FC Porto e o Nice. Os dragões venceram por 3-0 o jogo da quinta jornada da Europa League.

Ronaldo vs. Messi: Uma discussão sem sentido no duelo do século

Há quem lhes chame extraterrestres. Outros tratam-nos por deuses. Mas Cristiano Ronaldo e Lionel Messi são apenas dois seres humanos

PUB

Mais Artigos Populares

José Mourinho e a conquista de Portugal no Mundial sub-17: «O Benfica e a sua formação estão de parabéns»

O Benfica vai enfrentar fora de casa o Nacional da Madeira para a Primeira Liga. José Mourinho já fez o lançamento do jogo.

José Mourinho e a ausência de Richard Ríos: «Não há Ríos, há outro… acho que esta é a filosofia correta»

O Benfica vai enfrentar fora de casa o Nacional da Madeira para a Primeira Liga. José Mourinho já fez o lançamento do jogo.

José Mourinho: «Acho que é uma boa maneira de encararmos todas as contrariedades que podemos ter»

O Benfica vai enfrentar fora de casa o Nacional da Madeira para a Primeira Liga. José Mourinho já fez o lançamento do jogo.