Estarão as redes encarnadas asseguradas por Kokubo?

Leo Kokubo é oriundo do Japão e é visto como uma das grandes promessas do continente asiático para a posição de guarda-redes. Atualmente com 21 anos, Kokubo alterna entre a equipa B, que atua na segunda liga portuguesa e pela equipa Sub-23 que atua na Liga Revelação.

O japonês chamou a atenção do Sport Lisboa e Benfica num torneio onde a sua ex-equipa eliminou o Benfica nas grandes penalidades e foi dessa forma que levou os encarnados a contratá-lo.

Kokubo tem uma envergadura física absolutamente impressionante. Mede 1,93 metros e pesa cerca de 80kg o que lhe confere bastante imponência, contudo, seria de esperar que a sua altura lhe diminuísse a agilidade, mas não é bem assim. É rápido a reagir e bastante ágil para aquilo que se esperava de um jogador tão alto.

Chegou ao SL Benfica para atuar pelos juniores e pelos U23, coisa que tem acontecido, no entanto, ainda não lhe surgiu a oportunidade de jogar pela equipa principal embora já tenha sido convocado sem que tivesse sido utilizado.

Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

O guarda-redes nipónico destaca-se claramente pelo físico, que sejamos sinceros, é fora do comum, mas tem outros pontos positivos. É confiável entre os postes, forte na reação e parece nunca perder a noção de onde está posicionado. Como não poderia deixar de ser, Leo Kokubo também apresenta lacunas e estas poderão ser obviamente trabalhadas.

Trabalhando ainda mais a forma como joga e sai a jogar com os pés, bem como mais alguns aspetos técnicos, tem tudo para ser um guarda-redes confiável, mas não para o Benfica, ainda. Continua a precisar de ser trabalhado e poderá chegar a um nível mais alto, mas creio que não será na Luz, pelo menos, ainda não.

Estamos a falar de um guarda-redes que ainda só tem 21 anos e que tem muita margem de progressão. Será sempre difícil chegar à titularidade no SL Benfica, até porque tem, no atual plantel, três atletas à sua frente. São eles Vlachodimos, Hélton leite e Svilar, mas não está, de todo, descartada a hipótese de vir a integrar a equipa principal encarnada no futuro.

Esta temporada ainda só realizou cinco jogos no total, sendo que dois foram pela equipa secundária do Benfica e os outros dois pela equipa dos Sub-23. Nestes cinco jogos, sofreu um total de seis golos sendo que por duas vezes deixou a baliza inviolada.

O Sport Lisboa e Benfica parece confiar e querer apostar no jogador, uma vez que renovou contrato com ele até junho de 2025. Resta saber se algum dia chegará a sua oportunidade de brilhar na equipa A, mas é certo e sabido que a posição de “redes” é talvez a mais ingrata do futebol. Para além de um lance poder definir o futuro, as oportunidades para estes não são tão regulares como para jogadores de campo.

É um típico caso de continuar a trabalhar até que a oportunidade chegue, pois quando chegar, Kokubo terá de estar pronto para assumir e a agarrar.

Bruno Rocha
Bruno Rochahttp://www.bolanarede.pt
Licenciado em Ciências da Comunicação, é no jornalismo desportivo que o Bruno encontra a sua razão de viver. A paixão pelo futebol foi-lhe incutida desde cedo, tendo até tido passagens pelas escolas de formação do Sport Lisboa e Benfica. O desporto sempre fez parte do seu quotidiano e agora, fora de campo, segue atentamente a atualidade desportiva, nacional e internacional.

Subscreve!

Artigos Populares

Nottingham Forest oficializa despedimento de Nuno Espírito Santo

O Nottingham Forest oficializou o despedimento de Nuno Espírito Santo. O técnico português deixa a equipa depois de se ter incompatibilizado com os dirigentes do clube.

O passo mais difícil da caminhada | Hungria x Portugal

Depois da goleada diante a Arménia, Portugal vai deslocar-se à Hungria para aquele que, teoricamente, será o jogo mais complicado da qualificação para o Mundial.

Luís Freire alcança maior vitória de um treinador estreante na Seleção de Sub-21

Luís Freire estreou-se com uma goleada de 5-0 ao Azerbaijão ao serviço da Seleção de Sub-21. Foi o melhor resultado de um técnico estreante pela equipa.

Há dois treinadores portugueses na lista de sucessores para Nuno Espírito Santo no Nottingham Forest

Nuno Espírito Santo está de saída do comando técnico do Nottingham Forest. Marco Silva e José Mourinho são opções para o lugar.

PUB

Mais Artigos Populares

Há mais um treinador apontado à sucessão de José Mourinho no Fenerbahçe

O Fenerbahçe ainda não tem treinador desde que José Mourinho foi demitido. Domenico Tedesco pode ser o sucessor do português.

Nuno Espírito Santo junta-se a grupo com José Mourinho ou Sérgio Conceição: eis os treinadores portugueses atualmente desempregados

Nuno Espírito Santo está perto de deixar o Nottingham Forest e juntar-se a um grupo de treinadores portugueses atualmente sem trabalho.

La Vuelta a España #2: Domínios pouco avassaladores

Um pouco por toda esta Vuelta tem havido vários...