Galeno: Bom filho à casa torna! | FC Porto

Wanderson Galeno regressou ao FC Porto no último dia da janela de transferências de janeiro. O extremo de 24 anos, vindo do SC Braga, assinou um contrato válido até junho de 2026 e vai envergar a camisola com o número 13. Custou, segunda a imprensa nacional, cerca de nove milhões de euros aos cofres azuis e brancos, por 50% do passe, tendo em conta que os azuis e brancos, aquando da venda aos minhotos, garantiram 50% de futuras mais-valias da venda.

O FC Porto foi quem abriu as portas do futebol europeu a este jovem proveniente do Brasil, corria então o ano de 2016. Seguiu-se uma época e meia de grande nível pela equipa B, onde apontou 18 golos e 16 assistências, números que o fizeram ser chamado à equipa principal, estreando-se mesmo a marcar num jogo da Taça de Portugal.

Tudo isto não foi o suficiente para consolidar o seu lugar no plantel portista e foi então que surgiu um empréstimo ao Portimonense. Talvez a sua época com menos fulgor, no Algarve somou poucos minutos, não conseguiu fazer o gosto ao pé e despediu-se com apenas duas assistências.

Ainda sem conseguir conquistar o seu lugar no Dragão, sai em novo empréstimo, mas desta vez para Vila do Conde para representar o Rio Ave.

Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

Desta vez sim, a Primeira Liga já pôde provar um pouco daquilo que este jovem tinha para dar, nove golos e dez assistências foram os números que convenceram Sérgio Conceição a chamar Galeno para a pré-época do FC Porto, tendo mesmo sido apresentado como jogador do plantel principal em 2019/20. Tinha tudo para ser uma das grandes apostas dessa época.

Contudo, algo alheio aos adeptos, talvez relacionado com alguma imaturidade e falta de compromisso do jogador, levou a que Conceição prescindisse dos seus serviços e o clube vendeu metade do seu passe ao SC Braga por três milhões e meio.

Dois anos e meio foi quanto durou a estadia de Galeno na cidade minhota, e que estadia, diga-se de passagem. O jovem extremo ganhou maturidade, capacidade de decisão, experiência de Primeira Liga, experiência europeia e até somou títulos para o seu palmarés, uma Taça da Liga em 2019/20 e uma Taça de Portugal em 2021.

Tudo isto foi colmatado com uns brilhantes 24 golos e 25 assistências. Um dos jogadores mais decisivos da turma bracarense regressa ao Dragão um jogador completo e pronto para ajudar a fazer esquecer a grande perda que foi a de Luis Díaz, lutando pela lateral esquerda com Pêpê.

O treinador, nesta segunda passagem pelas suas mãos, terá um jogador feito, com velocidade, boa capacidade de drible, capacidade de decisão no último terço do terreno e com bom remate colocado de fora de área.

Como diz o ditado português, “há males quem vêm por bem”.

Flávio Fernandes
Flávio Fernandeshttp://www.bolanarede.pt
Licenciado em Ciências da Comunicação, o Flávio sempre foi um amante do desporto e um fanático pelo futebol. Com uma passagem pelos quadros de formação do FC Felgueiras 1932, preferiu pendurar as botas mais cedo e ir em busca da sua formação académica. Acompanha assiduamente o futebol internacional e não falha um único jogo do seu grande FC Porto.

Subscreve!

Artigos Populares

Newcastle rejeita oferta de 138 milhões de euros do Liverpool por Alexander Isak

O Liverpool oferece 138 milhões de euros ao Newcastle por Alexander Isak. Magpies recusam, apesar de o avançado querer a mudança.

Douglas Luiz foi associado ao Sporting e pode regressar à Premier League

Douglas Luis aceita mudança para o Notttingham Forest de Nuno Espírito Santo. Internacional brasileiro já foi apontado ao Sporting.

Barcelona assegura renovação de craque: «Sim, vou assinar um novo contrato»

Frenkie De Jong vai mesmo renovar contrato com o Barcelona. Médio neerlandês confirma que assinará novo vínculo com o clube.

Lembras-te de Franculino Djú do Benfica: «Quero jogar no Barcelona e ganhar a Champions League»

Franculino Djú passou pela formação do Benfica e joga no Midtylland. Jovem avançado admite desejo de jogar no Barcelona.

PUB

Mais Artigos Populares

João Félix é o 4.º jogador que mais dinheiro movimentou na história: Eis o top-10

João Félix já fez movimentar cerca de 225,7 milhões de euros. Cristiano Ronaldo está no pódio e Neymar Júnior lidera a lista.

Pedro Proença comenta ausência de Cristiano Ronaldo no funeral de Diogo Jota: «Foi das pessoas que mais sentiu»

Pedro Proença deu uma entrevista ao Expresso. Presidente da FPF falou sobre ausência de Cristiano Ronaldo no funeral de Diogo Jota.

Alejandro Garnacho quer trocar Manchester United por outro gigante da Premier League

Alejandro Garnacho está na porta de saída do Manchester United. Extremo argentino quer mudança para o Chelsea.