As eleições, o conceito de união e a resposta que é uma pergunta

O povo é soberano, como bem se sabe. O povo chega à urna descontraído – se possível de chinelos à jogador de futebol e meias brancas – apresenta o respetivo documento de identificação, dirige-se ao cubículo, tem a árdua tarefa de desenhar uma cruz sobre um dos inúmeros quadrados minúsculos, dobra a folhinha em duas metades, volta a parti-la e, se for como eu, está 20 minutos a repetir o processo com o objetivo de tornar o papel quase invisível.

O povo é hilário quando se diz convicto da inutilidade do voto, entre muitas outras barbaridades. O povo é igualmente hilário quando desperdiça a possibilidade de decidir umas eleições pelo facto de o seu voto valer o dobro, o triplo ou 100x mais do que um simples tracinho realizado pelo giz no quadro escolar. As consequências da aplicação do método descrito, por sua vez, são funestas. A democracia ressente-se, divide-se em múltiplas partes disformes e entranha-se em becos.

O dia 5 de março assinala as eleições para a presidência do Sporting CP. Que alma adepta e viva – também é importante – tinha saudades destes tempos gloriosos? Se conseguirem enumerar uma lista de dez pessoas que não gostassem de ver, na televisão ou ao vivo, o Vítor Espadinha a encarnar no Rambo e a oferecer percussão num dirigente leonino, eu encarrego-me dos custos do jantar que proponho. Até lá, acompanho-vos numa visita guiada pelos candidatos.

Frederico Varandas

Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

Surpreendentemente, Frederico Varandas recandidata-se pela lista A. ”E ó Varandas/ O que é que fazes aqui?/ A presidência/ Não é lugar para ti/”. Ao que parece, a presidência para o senhor Dr. Varandas constitui um lugar onde – pelo menos – é agradável estar. Como especialista na matéria, afirmo que a estrutura e a base de apoio seja a que levou consigo há (quase) quatro anos.

Esperem, saíram alguns. São todos, menos o Filipe Osório de Castro e o Rahim Ahamad. Não dá a sensação de que um amigo está a ligar para um restaurante com a pretensão de marcar um jantar e, simultaneamente, a fazer contas de cabeça para saber quem realmente vai?

Ricardo Oliveira

Logo pelas 21h30 o #Sporting160 entrevista o candidato da Lista B às Eleições no #SportingCP Ricardo Oliveira.

O programa será em directo nas plataformas habituais. pic.twitter.com/vSX7C32b6d

— Sporting160 (@sporting160) February 17, 2022

Ricardo Oliveira é o candidato pela lista B. O gestor pretende fazer um upgrade na academia e de construir uma Cidade do Desporto para integrar todas as modalidades do clube. Alguém disponível para dizer ao Presidente da Federação Portuguesa de Padel que Megapolis é um jogo (por sinal, é conteúdo ficcional) e não o nome de uma cidade da Grécia com que simplesmente sonhou?

De resto, à exceção da contratação de uma empresa de segurança israelita e da maneira como o próprio agiria mediante os incidentes do Dragão, não tenho mais dúvidas. Lá detalhe tem…

Nuno Sousa

Nuno Sousa anuncia candidatura à presidência do Sporting https://t.co/sVc0LLZx1H pic.twitter.com/zZLUIhmINE

— Jornal de Notícias (@JornalNoticias) December 21, 2021

Nuno Sousa, presidente da lista C, quer mais rigor nas arbitragens, deixar os secretismos de parte e um portal de transparência. “Sr. Nuno, não temos à venda portais de teletransporte para uma galáxia distante. Posto isso, também não temos portais de transparência. Nem sei bem onde é que eles estão à venda, se quer que lhe diga”. É bom que tudo fique esclarecido. A apresentação do candidato termina com a seguinte frase “podemos achar que Godinho Lopes fez bem ou mal, Bruno Carvalho geriu bem ou mal, mas a verdade é que nada foi provado em tribunal”.

Augusto Inácio, além de presentear os sócios do clube com a sua não candidatura à presidência, disse ao Bola na Rede que o atual presidente leonino iria ganhar as eleições com 80 ou 90% dos votos e perguntou ao painel o que tinha feito o visado para unir o Sporting CP. Eu devolvo a questão noutro formato: o que é que os presidentes anteriores fizeram para unir o clube? Leve o seu tempo a responder.

Se calhar, estas eleições não vão ter tanta afluência como as anteriores. As coisas estão mais calmas, ao que tudo indica. Não se tem visto apupos aos jogadores e, tendo por base o último jogo europeu, os meninos até são aplaudidos e ovacionados quando caem de pé. Pode dizer-se que a expectativa tende, em larga escala, para um espetro de continuidade. O facto quererá dizer alguma coisa, certamente.

– Quantos adeptos faltam unir em torno do clube? – pergunto eu.

– Quantos adeptos se uniram em torno do clube? – responde Augusto Inácio.

 

 

 

 

 

 

Sabe Mais!

Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

O Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

  • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
  • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
  • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
  • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

Romão Rodrigues
Romão Rodrigueshttp://www.bolanarede.pt
Em primeira mão, a informação que considera útil: cruza pensamentos, cabeceia análises sobre futebol e tenta marcar opiniões sobre o universo que o rege. Depois, o que considera acessório: Romão Rodrigues, estudante universitário e apaixonado pelas Letras.                                                                                                                                                 O Romão escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Cristiano Ronaldo deixa mensagem a Lamine Yamal após a Liga das Nações: «É um fenómeno»

Cristiano Ronaldo foi desafiado a deixar uma mensagem para Lamine Yamal no final da Liga das Nações, que foi ganha por Portugal.

Imprensa turca avança que Sporting fechou Pedro Malheiro por 7 milhões de euros

Pedro Malheiro pode estar em vias de voltar ao futebol português. O Sporting pode contratar o lateral ao Trabzonspor.

Álvaro Morata explica penálti falhado e pede desculpa aos colegas: «Podia ter feito melhor»

Álvaro Morata lamentou a derrota de Espanha frente a Portugal na final da Liga das Nações. O avançado falhou o penálti na decisão.

Luis de la Fuente aponta jogador espanhol à Bola de Ouro e lamenta derrota de Espanha com Portugal: «Temos de olhar em frente»

Luis de la Fuente lamentou a derrota de Espanha frente a Portugal na final da Liga das Nações. O técnico elogiou Lamine Yamal.

PUB

Mais Artigos Populares

Rúben Dias: «É diferente ganhar o título pelo nosso país»

Rúben Dias abordou a partida entre Portugal e Espanha, relativo à final da Liga das Nações, que se realizou este domingo.

Cristiano Ronaldo confirma que fica no Al Nassr

Cristiano Ronaldo abordou a partida entre Portugal e Espanha, relativo à final da Liga das Nações, que se realizou este domingo.

Cristiano Ronaldo defende Roberto Martínez: «Deram-lhe muita porrada. É o treinador certo para estar na Seleção»

Portugal conquistou este domingo a Liga das Nações. Cristiano Ronaldo marcou um dos golos da final e reagiu ao feito.