📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Força da Tática | SL Benfica, é desta que o meio campo está encontrado?

- Advertisement -

O que achaste da exibição dos encarnados frente ao AFC Ajax?

Na opinião de Nélson Veríssimo, o SL Benfica realizou ontem o melhor jogo desde que este assumiu o leme da equipa. A opinião é generalizada… foi mesmo o melhor jogo do SL Benfica com Nélson Veríssimo. Porém, tirando períodos da segunda parte, ainda longe daquilo que é necessário para competir na luta por títulos.

Desde o arranque da época que o SL Benfica, seja com Jorge Jesus, seja com Nélson Veríssimo, tem tido dificuldades em encontrar um onze base.

Com Jesus, parecia que a dúvida era nos elementos do ataque, já com Veríssimo parece que a questão se prende com centro do meio campo. Já por aqui passou João Mário e Paulo Bernardo, mas ultimamente tem sido Taarabt a assumir o lugar.

Contra o Ajax, poder-se-ia pensar que o treinador dos encarnados iria jogar de forma mais conservadora e abdicar do marroquino em favor de Paulo Bernardo ou João Mário. Contudo, a aposta foi na continuidade de Adel no meio campo e, se calhar, contra o que seria de esperar, este foi dos melhores jogadores em campo.

Adel Taarabt tem vindo a ganhar espaço com Veríssimo
Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

Taarabt, com a sua capacidade única de quebrar linhas de pressão em condução, vem trazer uma ligação entre setores que nem sempre existe no jogo encarnado. No jogo com o Ajax, Adel juntou à sua habilidade técnica a novidade de bem defender e a capacidade de ter em Gravenberch uma referência individual que raramente deixou escapar.

Com isto, limitou o camisola oito do Ajax durante grande parte do jogo e várias vezes conseguiu sair de espaços apertados e iniciar transições ofensivas que deixaram a equipa neerlandesa desequilibrada.

Não esteve sozinho. Pode parecer que Weigl esteve fora do jogo, mas não. O alemão esteve mais limitado a bloquear a entrada de bola em Berghuis e a verdade é que o reforço do Ajax não conseguiu fazer um jogo ao seu nível habitual, principalmente na segunda parte.

O SL Benfica desenhou um triangulo ao contrário do que costuma fazer na Primeira Liga, metendo Weigl e Adel lado a lado e Gonçalo Ramos uns metros à frente.

 

 

Na liga interna, o SL Benfica por hábito deixa Weigl sozinho com Adel e Ramos à sua frente devido a passar a maior parte do tempo no meio campo ofensivo, mas neste jogo em específico o centro do campo foi desenhado de forma a encaixar de forma perfeita no meio campo da equipa dos Países Baixos.

Weigl encostou em Berghuis, Taarabt em Gravenberch e Ramos em Edson Álvarez. E com isto o SL Benfica conseguiu que o Ajax não tivesse a posse de bola a que está habituado.

Podemos considerar que o Ajax esteve desinspirado, o que em parte pode ser verdade, no entanto, há que atribuir mérito à preparação do jogo por parte de Nélson Veríssimo que percebeu que o adversário efetivamente marca muitos golos e joga um futebol agradável mas que isso se deve a ter sempre muito tempo a bola em seu poder.

O SL Benfica soube roubar parte do ouro ao adversário e com isso as maiores estrelas adversárias não brilharam. Será este um meio campo para manter?

Subscreve!

Artigos Populares

Já passou pelo Tondela e está a disputar o regresso com um histórico à La Liga

Manu Hernando ficou conhecido em Portugal pela sua passagem pelo Tondela. O jogador representa atualmente o Racing Santander.

Armando Sá fala das hipóteses de Portugal no Mundial 2026 e aponta possível surpresa na prova: «É uma seleção que pode surpreender»

Armando Sá deu uma entrevista exclusiva ao Bola na Rede. O antigo lateral do Benfica falou do Mundial de 2026 e apontou o Canadá como possível surpresa na prova.

Arbitragem: VAR e AVAR do Santa Clara x Sporting pediram dispensa da próxima jornada da Primeira Liga

Rui Silva e Tiago Leandro, VAR e AVAR do Santa Clara x Sporting, pediram dispensa dos jogos da próxima jornada da Primeira Liga.

PUB

Mais Artigos Populares

Armando Sá acredita que o Benfica ainda pode ser campeão e elogia momento das águias: «Morderam a ideia de Mourinho»

Armando Sá deu uma entrevista exclusiva ao Bola na Rede. O antigo lateral do Benfica falou do momento das águias e dos últimos jogos com José Mourinho.

Próximo a dar o salto? Gustavo Sá está em grande no Famalicão e procura bater recordes pessoais

Gustavo Sá é um dos melhores jogadores do Famalicão. O atleta tem um contrato válido até ao verão de 2029 com os minhotos.

Hugo Oliveira responde ao Bola na Rede: «Queremos chegar a momentos de decisão, este clube quer crescer e quer disputar finais»

Hugo Oliveira analisou a derrota do Famalicão frente ao FC Porto. O técnico respondeu à pergunta do Bola na Rede em conferência de imprensa.