📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

A queda de João Mário | SL Benfica

- Advertisement -

Para ti, o que originou a queda do rendimento do médio português?

João Mário perdeu gás e poderá ser essa uma das explicações para a queda encarnada em 2021-22. A forma como foi gerido traduz mais um planeamento errático da temporada pelos responsáveis encarnados, uma tendência que se vem consolidando e que ajuda a explicar a seca de títulos nas últimas temporadas.

Até pelo peso de um investimento que se supunha mínimo face à sua qualidade (e afinal ‘só’ uns simbólicos 5,5 milhões de euros ficaram perdidos entre intermediários…) e pelas promessas de um futebol mais racional, mais cerebral e com outro estofo. Que apareceu, mas foi sol de pouca dura.

Comecemos pela responsabilidade acrescida que lhe foi entregue – quase como se dos seus pés nascessem (histéricas) certezas da consumação de um título – que se o consegue em Alvalade, conseguiria mais facilmente na Luz.

Jesus chamou-o, apelou à admiração do jogador pelas suas ideias e pelas memórias que construíram juntos – João Mário faz a melhor época da sua carreira às suas ordens – e entregou-lhe as chaves do meio-campo, complementando o porteiro Weigl e ambos suportados por um tridente de betão: o que lhe daria, em teoria, ainda mais liberdade que a proporcionada pelo esquema de Amorim.

queda João Mário tem sido o grande impulsionador do bom futebol que o SL Benfica tem praticado
João Mário foi pedra basilar no miolo encarnado no início da época
Fonte: Carlos Silva/ Bola na Rede

Parecia cheque-mate em contexto nacional: sacar o maestro do campeão e introduzi-lo num onze ainda mais maduro, com a presença de mais internacionais e jogadores de renome. Não tinha como não resultar. As rotinas do 3-4-3 trazidas da equipa anterior complementariam as rotinas ‘jesuítas’ gravadas de outros tempos. Fórmula instantânea de um inevitável sucesso. Ou assim se pensou.

João Mário entrou sim de caras e levou o SL Benfica à fase de grupos da Champions, objectivo primordial. Só em agosto, por força das pré-eliminatórias, as águias jogaram oito partidas – João Mário fez sete, ou 519’. Num mês.

Já setembro veio um nadinha mais aliviado, mas não muito. Seis joguinhos, nos seis participou João Mário de início: ainda que só tenha cumprido os 90’ em dois deles – o suficiente para assegurar resultados positivos (o SL Benfica não perdera ainda um jogo sequer). Mais 473 minutos cumpridos.

Chega outubro. Apesar de uma semana de descanso, cumprida entre os dias 9 e 16, o SL Benfica não sossegou no resto do mês – sete jogos, cinco deles em mais uma série diabólica: nos dias 16, 20, 24, 27, 30. Cinco jogos em quatorze dias, sete no total do mês.

Pedro Cantoneiro
Pedro Cantoneirohttp://www.bolanarede.pt
Adepto da discussão futebolística pós-refeição e da cultura de esplanada, de opinião que o futebol é a arte suprema.

Subscreve!

Artigos Populares

José Mourinho já olha para o Benfica x Nápoles: «É um treinador que conheço bem»

O Benfica e o Sporting empataram 1-1 na jornada 13 da Primeira Liga. José Mourinho falou sobre o Nápoles, próximo adversário da Champions League.

José Mourinho após Benfica x Sporting: «Parecia que menos de 5 era bom para nós»

O Benfica e o Sporting empataram 1-1 na jornada 13 da Primeira Liga. Declarações de José Mourinho no final do encontro.

José Mourinho aborda arbitragem: «Há um jogador do Sporting que é intocável. Manda no jogo, faz as faltas que quer e sai do jogo...

O Benfica e o Sporting empataram 1-1 na jornada 13 da Primeira Liga. José Mourinho aborda arbitragem do jogo.

Al Ahli anuncia renovação de Merih Demiral até 2029

Na passada quinta-feira, o Al Ahli anunciou a renovação de contrato do defesa-central turco, Merih Demiral, até ao ano de 2029.

PUB

Mais Artigos Populares

Sotiris Silaidopoulos antevê o encontro com o AVS SAD após série de despedimentos no Rio Ave

O técnico do Rio Ave, Sotiris Silaidopoulos, pediu consistência à sua equipa na antevisão ao jogo da Primeira Liga frente ao AVS SAD.

José Mourinho chateado com golo do Sporting: «Na construção do guarda-redes havia regras do que não fazer e foi o que fizemos no golo...

José Mourinho analisou o desfecho do Benfica x Sporting. Águias empataram com os leões por 1-1 no Estádio da Luz.

Rui Borges e a 2ª parte: «Não fomos tão capazes de ter bola e ser o Sporting que críamos, não pela pressão do adversário,...

Rui Borges analisou o desfecho do Benfica x Sporting. Empate no Dérbi de Lisboa por 1-1 na Primeira Liga.