Força da Tática | A importância de Uribe frente ao Sporting CP

- Advertisement -

Matheus Uribe é ao dia de hoje um jogador imprescindível para o treinador do FC Porto. Sérgio Conceição vê no jogador colombiano um jogador à sua imagem e um atleta capaz de interpretar o jogo de forma praticamente perfeita de modo a fazer sempre o que lhe é pedido de forma praticamente imaculada.

No último jogo que opôs o FC Porto ao Sporting CP, Uribe foi o jogador responsável por tomar conta de Paulinho. O avançado dos leões, mais do que marcar golos, é o jogador que Rúben Amorim tem como potenciador das características de Sarabia e Pote (neste caso, Nuno Santos).

Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

O avançado português é muito disponível para as dinâmicas da equipa e é normalmente um avançado centro que vem oferecer muitos apoios frontais aos médios que transportam a bola, assim como também é o jogador que “foge” da posição central do ataque leonino para criar arrastos dos defesas centrais adversários de forma a abrir espaço nas defesas adversárias para que os extremos possam entrar e “ferir” os oponentes.

Não é demais recordar que por exemplo nos jogos com o Benfica, Paulinho arrastou sempre Otamendi para setores próximos do meio campo o que depois permitiu entradas entre o lateral e o central que sobra.

Vendo isto a acontecer de forma regular nos jogos do Sporting CP, Sérgio Conceição entendeu que em vez de deixar Paulinho para Pepe ou Mbemba, o certo a fazer era deixar essa tarefa para Uribe, de forma a que os centrais anulassem as diagonais ofensivas praticamente sempre que o Sporting as procurasse.

Para Uribe, “missão dada é missão cumprida” e neste jogo não foi diferente. Vários são os lances em que se vê claramente o médio do FC Porto a procurar a sua referência individual. Sempre que possível acompanhou os movimentos de Paulinho e caso tivesse de se desposicionar para ajudar a equipa num outro momento, rapidamente procurava recuperar o seu posicionamento.

Uribe é um médio com uma percepção tática enorme e que entende muito bem os equilíbrios que tem de fazer em todos os momentos.

É um jogador assertivo no momento de recuperar a bola e fisicamente é exemplar tanto da resistência para aguentar os 90 minutos de forma frequente ao longo da temporada, como na capacidade que tem de bascular e percorrer vários setores como um verdadeiro bombeiro na equipa azul e branca.

Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

É um dos jogadores do treinador e é um jogador fiável que, a poucos dias de fazer 31 anos, podemos arriscar que dificilmente deixará o FC Porto na nova época que se aproxima. No clássico que contou para a Taça de Portugal foi novamente um dos melhores em campo, mas para Uribe já é algo normal dada a competência que por hábito demonstra.

Subscreve!

Artigos Populares

Geovany Quenda de regresso ao Sporting: eis as novidades e o ponto de situação

Geovany Quenda vai voltar aos relvados em breve. Extremo do Sporting já tem luz verde para a sua utilização, que será de forma gradual.

Imprensa internacional garante: Martín Anselmi é forte possibilidade para assumir clube após ter sido despedido do Botafogo

Imprensa mexicana diz que Martín Anselmi é forte possibilidade para assumir o Monterrey e regressar assim à Liga do México.

Adama Traoré com elogios a Nuno Espírito Santo: «Nunca desiste»

Adama Traoré diz que se identifica com Nuno Espírito Santo. Extremo do West Ham deixa elogios ao treinador português.

Bruma não joga desde o dia 8 de fevereiro: eis o ponto de situação do avançado do Benfica

Bruma deverá regressar depois da paragem internacional. Avançado português do Benfica não joga desde o dia 8 de fevereiro.

PUB

Mais Artigos Populares

Nandinho em exclusivo ao Bola na Rede: «O Paulinho está a colher o que semeou, merece muito esta chamada à Seleção»

Em exclusivo ao Bola na Rede, Nandinho, treinador do Al-Muharraq, avalia a sua experiência no Bahrain e o possível regresso a Portugal. O técnico analisa ainda a atual Primeira Liga e o papel de Paulinho na Seleção Nacional.

Florentino Luís aborda motivo de optar por Portugal e ainda diz: «Quando isso acontecer serei muito realizado»

Florentino Luís falou sobre vários temas em entrevista. Médio de 26 anos aborda o motivo de ter optado por Portugal em termos de Seleção.

Florentino Luís recorda Roger Schmidt: «Foi um treinador também muito importante e sou muito grato»

Florentino Luís falou sobre vários temas em entrevista. Médio, que atua no Burnley, abordou a chegada de Roger Schmidt ao Benfica.