Portugal 29-34 Rússia: Mais longe do Europeu…

cab andebol

Gostava que este texto não soasse tão fatalista, até porque este foi apenas o segundo jogo da fase de qualificação, mas assim o futuro da selecção portuguesa fica mais difícil. Mesmo tendo em linha de conta a qualidade da equipa russa, se Portugal quiser a qualificação para um torneio internacional – algo que já lhe escapa desde 2006 – tem de derrotar os adversários fortes quando joga em casa. E hoje, contrariamente ao jogo da semana passada na Hungria (derrota por 31-30), isso nunca esteve perto de acontecer.

O jogo começou a um ritmo interessante, com a Rússia a respeitar Portugal e ambas as equipas a saírem em ataques rápidos. A defesa forasteira mostrava-se agressiva e disposta em 5-1, com o ponta-esquerdo Oleg Skopintsev invariavelmente posicionado à frente dos colegas de forma a encurtar o ataque português e a afastá-lo de zonas de perigo. Ainda que esta opção táctica pudesse abrir brechas que permitissem a entrada dos laterais e do pivot, a verdade é que Tiago Rocha (6 golos) foi quase sempre bem defendido, particularmente na primeira parte, e Gilberto Duarte (6 golos, o melhor lateral) só a espaços criou problemas.

O momento mais importante da partida surgiu cedo: Pedro Portela (7 golos), o melhor português, colocou a selecção nacional a vencer por 9-7 aos 15 minutos com dois golos seguidos, obrigando a Rússia a pedir time-out. O treinador Oleg Kuleshov cortou o ímpeto nacional e, até ao intervalo, quase só deu Rússia. Aos 22 minutos, os visitantes já venciam por 10-15. As exclusões quase seguidas de Portela e Gilberto Duarte também não ajudaram, mas a verdade é que Portugal nunca conseguiu furar a defesa russa. Ao intervalo, o resultado era de 12-18.

pedro portela
Pedro Portela, com Cláudio Pedroso e Pedro Solha, foi o melhor português, com 7 golos
Fonte: facebook.com/pedro.a.portela.7

Foram os segundos 15 minutos da primeira parte que acabaram por condenar a equipa portuguesa uma vez que, após o intervalo, os homens de Rolando Freitas pareceram querer imprimir um ritmo mais dinâmico. A exlcusão de Konstantin Igropulo, lateral-direito do Füchse Berlin que é talvez a maior figura desta equipa e que estava a ser um dos mais decisivos (orquestrava ataques e marcava golos importantes; melhor marcador do encontro com 8 golos) permitiu a Portugal sonhar com a aproximação. Contudo, a equipa da casa raramente conseguiu períodos de dois golos sem resposta – mérito também da Rússia – falhando portanto a redução da desvantagem.

Pedro Solha (2 golos) mostrava-se pouco inspirado e desperdiçou alguns lances em momentos importantes. Do lado russo, tanto em ataque continuado como em contra-ataque a superioridade era notória, com os pontas Dmitri Kovalev (2 golos) e sobretudo Timur Dibirov (3 golos) a arrancarem uma segunda parte de bom nível. Auxiliados por um Sergei Gorbok imperial a defender e um Pavel Atman decisivo na meia-distância, os russos venceram por 29-34 sem contestação.

Portugal somou a segunda derrota em outros tantos jogos e tem ainda quatro partidas pela frente. A ida de Wilson Davyes para França, as boas campanhas recentes de Sporting e Porto na Europa e a maturação dos atletas que se sagraram vice-campeões europeus de sub-20 em 2010 podem ajudar o andebol português a dar um salto qualitativo. No entanto, isso só acontece caso se vençam os melhores. E, não fossem os últimos 15 minutos do primeiro tempo, esse cenário até não era uma missão impossível…

Para se apurar para o Europeu de 2016, a selecção terá de ficar nos dois primeiros lugares do grupo ou ser a melhor terceira classificada. No entanto, com deslocações difíceis à Ucrânia e à Rússia e com a recepção à temível Hungria, as coisas não se afiguram fáceis.

Sabe Mais!

Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

O Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

  • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
  • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
  • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
  • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

João V. Sousa
João V. Sousahttp://www.bolanarede.pt
O João Sousa anseia pelo dia em que os sportinguistas materializem o orgulho que têm no ecletismo do clube numa afluência massiva às modalidades. Porque, segundo ele, elas são uma parte importantíssima da identidade do clube. Deseja ardentemente a construção de um pavilhão e defende a aposta nos futebolistas da casa, enquadrados por 2 ou 3 jogadores de nível internacional que permitam lutar por títulos. Bate-se por um Sporting sério, organizado e vencedor.                                                                                                                                                 O João não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Pep Guardiola reforça Manchester City com antigo colega de Jurgen Klopp

Pep Guardiola deverá contar em breve com Pep Lijnders na sua equipa técnica no Manchester City. Já existe um acordo entre as duas partes.

Luis Enrique antevê final da Champions League: «Somos uma equipa que joga muitas finais»

Luis Enrique realizou esta sexta-feira a antevisão da partida entre o PSG e o Inter Milão, relativo à final da Champions League.

Benfica de olho em avançado do Genk para a próxima temporada

O Benfica está atento a Tolu Arokodare, jogador que pertence ao Genk, equipa onde foi destaque na última temporada.

Inglaterra aplica goleada a Portugal na Liga das Nações Feminina

A Inglaterra goleou Portugal por seis bolas a zero, em jogo relativo à quinta jornada da Liga das Nações Feminina.

PUB

Mais Artigos Populares

Al Ittihad vence Al Qadsiah e conquista a Taça do Rei

O Al Ittihad conquistou a mais recente edição do Al Qadsiah, depois deter vencido a final da competição por três bolas a uma.

Luís Castro já chegou a acordo com equipa da Ligue 1 e pode deixar o Dunkerque

Luís Castro pode assumir o comando técnico do Nantes na próxima temporada. O conjunto gaulês milita na Ligue 1.

Galatasaray encerra a Liga Turca com vitória

O Galatasaray recebeu e venceu o Basaksehir por duas bola a zero durante a tarde desta sexta-feira, em jogo da Liga Turca.