O Passado Também Chuta: Luís Aragonés

    o passado tambem chuta

    Escrever sobre Luís Aragonês não é fácil. Poderia focar a sua vertente como jogador e sem dúvida que não seria um favor, nem estaria como recheio ao lado dos restantes craques sobre quem escrevi. Poderia escrever somente sobre a sua vertente como treinador e não seria um terceiro ao lado de Bella Gutman ou Helénio Herrera. Poderei escrever sobre a personagem e sem dúvida rivalizaria ainda mais com os outros técnicos mencionados. Não é ou foi em vão que o apelidaram de O Sábio de Hotaleza. Luís Aragonês foi em todas as facetas da sua vida profissional único.

    Luís começou a praticar futebol em Getafe; começou a jogar na zona que é conhecida como “El más allá”; no grande cinturão proletário de Madrid. O Real Madrid deitou-lhe o olho; chamou-o e incorporou-o. Ainda que pareça o contrário, Luís deixou constância da sua qualidade. Era um centrocampista ofensivo com visão de jogo e tremendamente finalizador. No entanto, o Real Madrid vivia a época de esplendor das cinco Taças de Europa e o Sábio de Hortaleza L era só um jovem; cheio de qualidade, mas jovem. O Real Madrid, tal como hoje, contratava os Kopas; os Puskas; comprava o que lhe apetecia. Então, entre uma de favores ou simpatias entre clubes, Luís encontra a sua casa de amores e ódios; encontra o Atlético de Madrid. Convive com grandes jogadores; joga ao lado de Collar, Ufarte, o português Jorge Mendoça e tantos outros. Metido entre os dois colossos do futebol espanhol consegue ganhar três campeonatos de Espanha, várias Taças e mais alguns troféus com bitola.

    Sendo um centrocampista consegue ser máximo goleador do Campeonato Espanhol e um exímio e primoroso lançador de faltas. Ainda a relva sentia as suas botas quando foi chamado para treinar a primeira equipa do Atlético de Madrid. Começou por ganhar a Taça Intercontinental. Luís Aragonês amava o futebol e adorava ser treinador. Treinou clubes de segundo nível e clubes de máximo nível como o Barcelona. Chegou a este clube para apagar um incêndio no clube a todos os níveis. Mesmo assim logrou ganhar uma Taça de Espanha. Ganhou com o clube da sua paixão um campeonato; taças e vários trofeus. Por ganhar até, indo em socorro, ganhou um Campeonato da 2ª Divisão com o Atlético de Madrid.

    Com a camisola do Atlético de Madrid Fonte: Estrelladigital.es
    Com a camisola do Atlético de Madrid
    Fonte: Estrelladigital.es

    Mas a sua grande obra estava por escrever. É nomeado selecionador nacional. Começa mal porque havia galos de muito poleiro. Luís Aragonês deixa de convocar a coqueluche do futebol espanhol Raul. Os media não dão trégua. Luís Aragonês muda de jogadores e de filosofia (chama “os bajitos”). Decide que para fazer alguma coisa no contexto internacional tem de esconder a bola. Chama o centrocampista Xavi. Fala com ele frontal e profundamente. A seleção espanhola começa a praticar outro futebol e consegue gerar um ambiente de extrema amizade entre os selecionados. Espanha vai para o Europeu com a corda do enforcado no pescoço do seu selecionador. A seleção fez o que fez e a façanha retumbou pelos quatro cantos de Espanha; Espanha ganhou brilhantemente o Campeonato de Europa de 2008.

    Mas isto não foi o mais importante da grande obra do Sábio de Hortaleza. Luís deixou uma equipa armada para dez anos e uma filosofia de jogo que se tornou o ponto de referência mundial. Sem Luís a seleção espanhola jamais ganharia tudo o que ganhou. Em 2008 foi considerado o melhor treinador pela IFFHS. Faleceu no dia 1 de Fevereiro de 2014 entre o reconhecimento e admiração de todos. Luís foi um homem que fez e deixou Obra.

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Custou 40 milhões de euros e Barcelona pode emprestá-lo em 2024/25

    O Barcelona pode emprestar Vitor Roque na próxima temporada....

    Eis os nomes da nova direção do FC Porto

    O FC Porto trocou de presidente ao fim de...

    Jorge Mendes esteve reunido com clube interessado em João Neves

    Jorge Mendes, agente de vários futebolistas, como João Neves,...

    Sporting com ausência de peso no 11 inicial frente ao FC Porto

    O Sporting não vai poder contar com Viktor Gyokeres...
    José Luís Montero
    José Luís Montero
    Poeta de profissão, José simpatiza com o Oriental e com o Sangalhos.                                                                                                                                                 O José não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.