📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

3 campeões que foram esquecidos | SL Benfica

- Advertisement -

Recordas-te do nome de algum destes 3 campeões encarnados?

A mística do SL Benfica, ou a mística benfiquista, é uma expressão que ficou imortalizada até aos dias de hoje e que começou a ganhar o seu verdadeiro significado a partir dos anos 60, durante o apogeu europeu dos encarnados.

Jogadores como José Águas, Mário Coluna, Eusébio, António Simões, entre outros, eram vistos como os verdadeiros símbolos do SL Benfica na altura e aquilo que representavam para o clube. Vontade de vencer, raça e o amor à camisola que envergavam.

Esse sentimento passou a ser um mote para as décadas seguintes e todos os jogadores que assinassem pelas águias, teriam de aprender o que era a mística para começarem também eles a sentir a responsabilidade do que era representar um dos melhores emblemas da Europa.

Nos anos 70 e 80 apareceu uma nova geração de jogadores que também ficaram associados à verdadeira mística benfiquista. Alguns desses nomes foram Humberto Coelho, Toni, Shéu, Veloso e Chalana. Esses tempos também foram de glória e só na década de 70 o SL Benfica conquistou seis campeonatos.

3 campeões
As águias estão, atualmente, na terceira posição da Primeira Liga
Fonte: Paulo Ladeira/ Bola na Rede

Mas será que todos esses campeões, que se entregaram de corpo e alma ao clube, ainda são lembrados? O que a história nos diz é que também existiram atletas que representavam esse espírito de entrega mas que mereciam ter mais destaque na história do clube.

Vieram os anos 90 e com eles uma mudança de paradigma no futebol europeu, ao deixar de existir limite de estrangeiros nos onzes iniciais das equipas. O desporto rei entrava assim numa nova era e a cotação dos jogadores começou a subir em flecha.

Foi a partir daqui que começou também a discussão em torno dos ordenados chorudos que as grandes estrelas recebiam por representarem as suas equipas.

O futebol começou a transformar-se num negócio, as transferências passaram a ser mais frequentes e por valores cada vez mais altos, com os atletas a permanecerem menos tempo nos clubes onde começavam as suas carreiras. Uma situação que pode perfeitamente levar ao esquecimento de um jogador por parte do clube que o formou.

3 campeões
Darwin Núñez está a realizar uma grande temporada, e já alimenta novelas de transferências
Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

Essa mudança apanhou também o SL Benfica, que a partir do final dos anos 90 e até aos dias de hoje, já contratou jogadores que não sentiram o peso do manto sagrado e foram para a Luz apenas dar uns pontapés na bola e receber o seu ao final do mês.

Não é por acaso que ainda hoje se discute que a mística do SL Benfica desapareceu. Mas evidentemente que há excepções e Luisão é um desses exemplos. Contratado em 2003, o defesa brasileiro esteve praticamente toda a carreira de águia ao peito e deu tudo pelo clube.

Diria até que foi dos últimos a sentir realmente o que é a mística benfiquista. Ainda mantém ligação com o SL Benfica dentro da estrutura encarnada mas obviamente que será sempre um jogador lembrado até à eternidade quando abandonar definitivamente o clube.

Desde a sua fundação, muitos foram os jogadores que “cresceram” no SL Benfica, que suaram a camisola e ajudaram o museu dos encarnados a ficar mais recheado. Mas será que todos esses campeões foram ou são lembrados pelo clube? Eis três exemplos daquilo que escrevi nos parágrafos anteriores.

Rui Alves Maria
Rui Alves Mariahttp://www.bolanarede.pt
O Rui é natural de Tavira. Desde 2003 que a sua residência é em Odivelas e com essa deslocação teve a oportunidade de frequentar e concluir um Curso Profissional de Técnicas Jornalísticas. O jornalismo foi sempre a sua paixão desde muito cedo e o seu gosto pela escrita foi acompanhando essa mesma paixão. No entanto, é no jornalismo desportivo que se sente mais à vontade para desenvolver todas as suas capacidades.

Subscreve!

Artigos Populares

Tudo mudará: MLS apresenta novo calendário alinhado com as ligas europeias

A MLS vai ter um novo calendário a partir da temporada 2027/28. Ficará alinhado com as principais ligas europeias.

Portugal rumo ao Mundial 2027 Feminino: Eis as datas de todos os jogos da qualificação

Portugal já conhece o calendário da qualificação para o Mundial 2027 Feminino. Seleção começa contra a Finlândia em casa.

Victor Froholdt e os vários elogios: «Toda a gente gosta de os receber. É algo que me dá confiança»

Victor Froholdt tem recebido vários elogios. Médio do FC Porto aborda bom momento e reforça que quer ser «dominante».

Patrick Bamford oficializado no Sheffield United… até janeiro

O Sheffield United oficializou a contratação de Patrick Bamford. O avançado inglês de 32 anos assinou contrato apenas até janeiro.

PUB

Mais Artigos Populares

Santa Clara interessado em avançado do Athletic Club de Rui Duarte

O Santa Clara está interessado na contratação de Welinton Torrão. O avançado brasileiro tem estado em destaque no Athletic Club, da Série B do Brasil.

Vítor Baía revela episódio de José Mourinho no FC Porto: «Ficámos a olhar para ele, tipo, este gajo é maluco»

Vítor Baía recordou período em que José Mourinho treinou o FC Porto. Ex-guarda-redes deixou elogios e contou história.

FC Porto: Adjunto de Farioli não deve sair após ser associado ao Ajax

Dave Vos, treinador adjunto de Francesco Farioli, foi associado ao Ajax. Técnico de 42 anos deverá continuar no FC Porto.