Duas caras, um SL Benfica: quando a motivação fica na fronteira

- Advertisement -

Para ti, qual é o motivo para que haja uma equipa com duas caras diferentes?

Perdidas ambas as Taças, a de Portugal e a da Liga, e vendo fechada a hipótese matemática de lutar pelo título português, o SL Benfica tem apenas a Liga dos Campeões para tentar salvar a época.

Mas como é possível que a mesma equipa que apresenta um futebol inseguro e fraco internamente, vá à Europa fazer exibições consistentes?

Para quem viu o SL Benfica jogar os jogos do campeonato português e depois viu a forma como a mesma equipa se apresentou contra Bayern, Barcelona, Ajax e Liverpool, fica claro uma verdade, os jogadores elevam e muito, a componente da motivação quando jogam na liga milionária.

Ora, se eu gosto de ver um SL Benfica europeu forte, e assinava por baixo para ver o SL Benfica todos os anos nos quartos-de-final da prova mais importante do mundo a nível de clubes, também partilho da opinião de muitos adeptos do clube da Luz de que não deveria ser só a participação na liga europeia a motivar os jogadores, mas sim o facto de poder vestir esta gloriosa camisola.

Rafa, Weigl e Grimaldo que me desculpem, mas a jogar pelo maior clube português, jogos contra o Braga, Vizela, Boavista e Estoril têm de motivar tanto quanto os jogos contra o Spartak, PSV ou Dynamo.

E até dou de barato que a motivação suba a níveis exponenciais quando o adversário se chama Barcelona, Bayern ou Liverpool. Porque são equipas de uma dimensão superior, e se o mesmo se passa internamente contra FC Porto ou Sporting, é normal também esperar o mesmo fora de portas.

Agora, se é normal o aumento do nível da motivação quando se joga na Liga dos Campões – e, por conseguinte, da qualidade do futebol apresentado – já não é normal que essa mesma motivação baixe a níveis tristes, quando o adversário joga na pedreira ou no António Coimbra da Mota. E o problema nem passa tanto pelo ataque. Mas sim, pela defesa.

A equipa da Luz tem o segundo melhor ataque do campeonato, atrás, apenas por um golo, do quase campeão FC Porto. Mas no que toca a golos sofridos, o SL Benfica encaixou uns preocupantes 28 golos, dando uma média de um golo sofrido por jogo. E quando falta ainda jogar contra Sporting e Porto, são já mais 11 golos sofridos que o rival da segunda circular e nove que os rivais do norte.

Deus SL Benfica Darwin
Darwin é o destaque da temporada das águias, tendo já 28 golos marcados em todas as competições
Fonte: Carlos Silva/ Bola na Rede

Não é preciso muito esforço para se perceber a razão de tão mau desempenho dentro de portas. O plantel – à exceção de alguns jogadores, como Vlachodimos e Darwin – não tem vontade de demonstrar as suas capacidades e de se esforçar mais pelo clube que representam.

E em relação a esta questão, só se pode apontar um culpado, o treinador. Seja Schmidt ou não, o SL Benfica precisa urgentemente de um novo timoneiro que traga uma mentalidade lutadora para o maior clube português.

Artigo redigido por Rosdet Nascimento

Rosdet Nascimento
Rosdet Nascimentohttp://www.bolanarede.pt
O Rosdet é santomense e vive em Portugal desde muito jovem. É com orgulha que faz parte do Bola na Rede e considera-se uma pessoa dedicada, motivada, focada e organizada, e prometo dar o seu melhor, como sempre faz em tudo o que se envolve. Apesar de ser informático de formação, e de ter trabalhado em empresas como a HP, Nokia, Microsoft ou Nestlé, a sua paixão sempre foi escrever. Seja blogues, textos, artigos de opinião, copywriter ou livros. Já fez de tudo um pouco e está preparado para mais um projeto.

Subscreve!

Artigos Populares

Rui Costa criticado: «Uns constroem confiança. Os outros destroem a sua credibilidade»

Francisco Benitez, antigo candidato às eleições do Benfica, deixou algumas farpas a Rui Costa, atual presidente dos encarnados.

Todos os jogadores que jogaram pelo Sporting e Arsenal: Há 1 jogador dentro dos plantéis atuais

O Sporting e o Arsenal voltam a enfrentam-se na Champions League. Eis todos os jogadores que jogaram na equipa principal dos dois clubes.

Jogadores da equipa principal do Benfica deram força aos Sub-19 antes da Youth League

Samuel Soares, António Silva, Nuno Félix, Tomás Araújo e Henrique Araújo estiveram reunidos com os Sub-19 do Benfica.

Arsenal x Sporting: eis quem são os jogadores mais valiosos e a avaliação milionária de cada plantel

O Sporting joga esta quarta-feira contra o Arsenal para a segunda mão dos quartos de final da Champions League. Fica com o valor de mercado das duas equipas.

PUB

Mais Artigos Populares

Imprensa espanhola rendida a Gonçalo Inácio: «Uma das ‘pechinchas’ do mercado»

Gonçalo Inácio tem captado a atenção da imprensa internacional, sendo um indiscutível ao serviço do Sporting.

Benfica fecha a contratação de internacional português

Gonçalo Meireles deve ser confirmado em breve como reforço do Benfica em andebol a partir da próxima temporada.

Bournemouth confirma a saída de Andoni Iraola e já existem 3 nomes a serem apontados

O Bournemouth confirmou durante esta terça-feira que Andoni Iraola vai deixar o clube no final da presente temporada.