Publicidade

Previsão do top-4 do Brasileirão

Gabriel Henriques Reis · 5 min

Clube Atlético Mineiro Brasileirão
Foto: Clube Atlético Mineiro

Vê mais Bola na Rede no teu Discover Seguir no Google

O Brasileirão, principal campeonato do Futebol brasileiro, tem por hábito ser dos campeonatos mais competitivos do mundo. Por essa mesma razão, torna-se bastante complicado prever possíveis resultados, e muito mais complicado ainda prever as classificações finais, que só saberemos daqui a alguns meses.

Nem sempre será bem jogado e com um Futebol brilhante para acompanhar. Mas uma coisa é certa: haverá talento para ver. Sim, ou não estivéssemos a falar do Brasileirão, viveiro de inúmeros antigos e futuros craques do Futebol internacional.

Muitos foram aqueles que elaboraram tabelas, com base naquilo que as equipas têm demonstrado até aqui, e por isso poderão ser suscetíveis de críticas daqui a alguns meses ou até semanas. Ainda assim, vou arriscar-me a elaborar os primeiros quatro classificados do campeonato brasileiro, o denominado G4.

Não me interprete mal, caro leitor, mas estas previsões têm sempre um tanto ou quanto de emoção à mistura, ainda assim, tentei ser o mais imparcial possível nas minhas escolhas. Concorda com elas?

 

Clube Atlético Mineiro – BI a caminho para o Galo?

O Galo é o campeão em título do Brasileirão e tem tudo para manter esse registo. É verdade que o Futebol não é assim tão linear e tudo pode acontecer, mas a base de jogadores do ano passado manteve-se, e foi até reforçada com a chegada de novos elementos.

O galo tem uma verdadeira equipa, no real acesso da palavra. Hulk e companhia partem para mais uma temporada com o dever moral de continuar o trilho iniciado na temporada anterior. Pelo momento de forma e capacidade de plantel, tudo indica que deverá ser das mais regulares e consistentes, registo fundamental para o sucesso nesta competição.

É das mais competitivas do continente e tem tudo para que o seu sucesso transcenda os limites do seu país, remetendo-se também para a luta pela conquista da Libertadores.

Também o treinador, António Mohamed, argentino de nacionalidade, foi contratado com esse intuito. É um dos mais carismáticos treinadores da América do Sul, tem uma história de vida verdadeiramente marcante e atributos no plantel que orienta para poder lançar o Atlético Mineiro para outros patamares. Veremos o que esta temporada nos reserva.

SE Palmeiras – Verdão em busca do título

Abel Ferreira terá certamente lugar reservado no Museu do clube e no coração de todos os adeptos do Palmeiras, pelas duas conquistas da Libertadores consecutivas, mas a verdade é que, internamente, o SE Palmeiras revela-se bem mais inconsistente e incapaz de ser dominante em grande parte dos jogos.

É certo que o campeonato é extenso, mas os padrões de qualidade terão de aumentar para que seja possível sonhar com algo mais nesta temporada.

O plantel continua muito forte e com talento mais do que suficiente para seguir na luta pelo título, disso não há dúvidas. Resta saber se terão o necessário para aguentar o ritmo intenso do campeonato e dificuldades impostas ao longo da temporada com o surgimento de contrariedades e outras competições tão importantes como a Libertadores.

Não sendo propriamente fã da forma como o Verdão de Abel Ferreira joga, a verdade é que vai conseguindo obter resultados. Será a forma de jogar do Verdão suficiente para chegar ao título? Desconfio que não, mas nunca se sabe…

Flamengo – O romântico Paulo Sousa afasta fantasmas de JJ?

No que concerne a nomes sonantes, a equipa orientada por Paulo Sousa não tem termo de comparação possível, é destacadamente o mais completo elenco do Brasileirão, com fortes possibilidades de continuar a ser reforçado.

Contudo, e há sempre um mas nestas histórias, o Futebol apresentado é pobre, terá de melhorar, e muito, para poder ter sucesso não só no Brasileirão, como também na Libertadores.

No Rio de Janeiro pairam ainda os fantasmas da saída abrupta de Jorge Jesus e a cada resultado menos positivo o burburinho vai-se intensificando.

Na ‘lápide’ residem já nomes de técnicos como Rogério Ceni, Domènec Torrent e Renato Gaúcho, também eles vítimas da elevação de expectativas do treinador português. Deste lado, esperamos que o romântico Paulo Sousa tenha o mesmo sucesso, ou pelo menos que seja dado o tempo necessário para executar com toda a qualidade o trabalho que lhe é reconhecido.

Tem tudo para dar certo, mas como digo, ao dia de hoje, não vejo capazes de superar tanto SE Palmeiras, como o campeão em título CA Mineiro.

 

Fluminense FC – A veterania de Abel Braga e o talento de PH Ganso

Ainda que corra o risco de falhar todas as minhas previsões, o quarto lugar do Brasileirão foi, sem dúvida, aquele que mais indecisão me despertou.

Vejo vários clubes com potencial para fechar o G4 deste campeonato. SC Corinthians, RB Bragantino, Fluminense FC, São Paulo FC, todos eles me parecem com argumentos para realizarem boas campanhas.

Talvez aquela que mais se destaque pelos nomes sonantes que tem no seu elenco seja mesmo o Corinthians, mas, neste momento, ao dia 9 de abril de 2022, não vejo grande Futebol na sua equipa, embora tenha, no meu ponto de vista, reconhecidas capacidades técnicas, e um excelente treinador como Vítor Pereira para conseguir fazer uma boa campanha.

No entanto, acabei por escolher o Fluminense de Abel Braga, pelo ótimo início de temporada que realizou e pelo Futebol que demonstra parecer conseguir jogar. Paulo Henrique Ganso tem estado em grande e pode mesmo ser o líder de uma equipa recheada de talento individual, como tantas outras nesta competição.

O São Paulo e o RB Bragantino, apesar de serem projetos algo diferentes, são equipas muito bem estruturadas, também elas capazes de, na minha ótica, surpreender ao longo desta temporada.

Artigo revisto por Joana Mendes

Gabriel Henriques Reis

Redação Bola na Rede · ver artigos

Continua a ler

as mais recentes
Sporting

A nova fase do leão | Shakhtar Donetsk x Sporting CP 

Anunciada a saída de Rui Borges do comando do Sporting e com Paulo Fonseca de malas feitas, os verdes e brancos preparam-se para enfrentar o Shakhtar Donetsk, em solo inglês, em embate relativo à quarta jornada da Liga dos Campeões. Ainda na ressaca do primeiro desaire europeu, sofrido em Alvalade diante do LASK por 3-2, os pupilos orientados por Tiago Fernandes, treinador interino que vai constar no banco de Stamford Bridge, apontam as suas fichas ao regresso aos triunfos, numa fase em que vão entrar num ciclo completamente exigente na prova milionária, com encontros marcados com gigantes do futebol europeu.

Inês Flores · 3 min de leitura
Ler a crónica
Benfica

Depois do Halloween, apareceu um Diablito para evitar uma ida do Benfica às bruxas

Uma equipa grande também se faz naqueles jogos mais chatinhos, onde a inspiração se perde nos poros de suor e nada parece correr bem. Será algo do género que Andreas Schjelerup terá ecoado ao intervalo, quando ficou no balneário, ou quando Gianluca Prestianni, talvez já moldado pelo peso do brilhantismo, enfrentou pela frente mais uma muralha de jogadores adversários. Se no final da época for feita uma compilação dos grandes momentos do Benfica, será pouco provável ver muitos lances deste jogo, talvez apenas aquele em que o argentino com um toque de classe fez a bola passar por entre as pernas de Touaizi, perdido no meio de tamanho inconformismo. O retrato geral, não o escondeu Marco Silva, numa dose de realismo que já há muito não se via nos corredores da Luz, foi desinspirado. Felizmente para os encarnados, há Echeverri. Não é o primeiro momento de brilhantismo desmedido do reforço de verão por quem a cláusula de opção de compra já se afigura uma mera formalidade, mas, fosse esse o caso, seria quase poético. Depois de se celebrar o Dia das Bruxas, Halloween para os falantes de inglês, brilhou no Estádio da Luz um Diablito, que impediu Marco Silva de procurar explicações para o tropeço nas bruxas e dissipou qualquer questão sobre os fantasmas do empate que assombraram o Benfica na última época. Quem tem um Joker assim, pode sempre sorrir.

Diogo Ribeiro · 5 min de leitura
Ler a crónica

Newsletter Bola na Rede

Estamos a preparar a newsletter do Bola na Rede. Deixa o teu email e és dos primeiros a recebê-la. Sem spam.

Feito. Ficas na lista e avisamos-te quando arrancar.