Águia de Ouro | Hóquei em Patins

Esta semana de festividades foi altura das melhores equipas de Hóquei em Patins do mundo rumarem até à Galiza, para disputarem a novíssima Golden Cup. Depois do boicote às competições europeias oficiais, organizadas pela WS Europe, as principais equipas europeias uniram-se para criar a sua própria competição, uma espécie de Superliga Europeia. Antes disso, e em jeito de teste, surge esta Golden Cup que decorreu na Corunha e serviu para comemorar os 50 anos do HC Liceo.

Doze equipas viajaram até à Galiza para disputar a competição. De Espanha, o leque foi composto por FC Barcelona, CH Caldes, HC Liceo, CE Noia e Reus Deportiu, aos quais se juntaram os portugueses FC Porto, SL Benfica, Sporting CP, OC Barcelos, UD Oliveirense e HC Braga, que foi chamado à última da hora para substituir o HC Forte del Marmi. A fechar a lista de equipas juntou-se o SCRA Saint-Omer, equipa que viajou de França.

Na primeira fase da competição, as doze equipas dividiram-se em quatro grupos de três e, nos três primeiros dias, discutiram quem seguiria para a fase a eliminar e quem seria eliminar. Aqui não se vislumbrou qualquer surpresa, com os favoritos a avançarem na competição. No Grupo A, Porto e Benfica alcançaram os dois primeiros lugares, com Caldes a ser eliminado. No B, seguiram Barcelona e Sporting, Saint-Omer eliminado. No C, Liceo e Barcelos, eliminado o Braga. E, por fim, no D, Oliveirense e Noia, com Reus a ficar pelo caminho.

Nos Quartos de Final, a equipa da casa começou por eliminar os seus compatriotas do Noia, numa partida sem grande história, que terminou em 6-0. De seguida realizou-se uma das grandes partidas da competição. O Benfica até começou melhor diante do Barcelona, vencia por 2-0 ao intervalo e por 3-0 no início do segundo tempo, com o Barça a reduzir para 3-1 e Gonçalo Pinto a voltar a aumentar para 4-1. Todavia, um final de partida infeliz quase que custou a derrota à equipa portuguesa, que viu o Barcelona marcar três golos em nove minutos e a levar a partida para os penáltis. Aí, as águias foram mais competentes e venceram por 3-2.

A fechar a primeira eliminatória, dois duelos entre equipas portuguesas. No primeiro, a Oliveirense até esteve a vencer por duas vezes, mas uma segunda parte de grande nível do Barcelos acabou por deitar por terra as aspirações da equipa de Paulo Pereira, que perdeu por 4-2. No clássico, o Sporting entrou melhor, o Porto virou e, ainda antes do intervalo, Ferran Font voltou a restabelecer a igualdade. Depois de uma segunda parte sem golos, Nolito Romero vestiu a capa de herói e, no prolongamento, deu a vitória aos leões por 3-2.

Chegados às meias-finais da prova, mais dois grandes jogos de enorme espetáculo. Ao final da manhã de sábado, Liceo e Benfica deram um grande show, com Pablo Álvarez a assumir-se como o Man of the Match, marcando os quatro golos da sua equipa. Para o Liceo marcaram Álex Rodríguez (2) e Marc Grau, deixando em campo uma excelente réplica. É certo que o Benfica nunca esteve em desvantagem, mas só nos minutos finais é que conseguiu garantir a vitória. Na outra partida, mais um clássico do Hóquei nacional. Dario Giménez e Alvarinho colocaram o Barcelos a vencer por 2-0 ao intervalo e, na segunda parte, Ferran Font acabou por reduzir. O Sporting ainda se acercou da baliza barcelense, mas apanhou pela frente uma defesa bastante compacta e aguerrida, que seguiu para a Final. O destaque desta partida vai, naturalmente, para Nolito Romero que, a meio do segundo tempo, foi atingido na cara pela bola e perdeu os sentidos. Segundo o Sporting, o jogador seguiu para o hospital “consciente, tendo apenas um golpe na face”.

Tiago Alexandre
Tiago Alexandrehttp://www.bolanarede.pt
O Tiago nasceu em Abrantes e, atualmente, estuda em Portalegre, cidade para onde partiu em busca do seu sonho no meio do Jornalismo. Está ligado ao Desporto desde sempre e gosta de rebater as suas opiniões até à última. O Ciclismo e o Futebol - não o 'jogo da bola' - são as suas paixões, sem nunca descurar o Hóquei em Patins, o Futsal e o brilhante mundo dos Esports.

Subscreve!

Artigos Populares

Barcelona tem oferta de 60 milhões de euros por Ferran Torres

O Barcelona pode perder Ferran Torres neste mercado de transferências. O jogador está a ser pretendido pela Arábia Saudita.

À atenção do Manchester United: RB Leipzig define preço de Benjamin Sesko

O RB Leipzig quer receber muito dinheiro com a transferência de Benjamin Sesko. Avançado é a prioridade do Manchester United.

Real Madrid: Xabi Alonso fecha a porta a jogador pretendido pelo Borussia Dortmund

O Real Madrid não tem interesse em vender Diego Aguado neste mercado. O defesa está a ser pretendido pelo Borussia Dortmund.

Giannis Konstantelias foi associado ao Benfica e tem futuro definido

Giannis Konstantelias vai continuar no PAOK. O clube grego convenceu o médio a ficar e a renovar contrato.

PUB

Mais Artigos Populares

Benfica oferece 11 milhões de euros para contratar excedentário do PSG

O Benfica quer contratar um novo extremo direito e pensa em Marco Asensio. Águias chegam aos 11 milhões de euros pelo espanhol.

Foi rejeitado pelo Sporting e está em conversas para reforçar o Nottingham Forest de Nuno Espírito Santo

O Nottingham Forest quer reforçar o meio-campo e pensa em Douglas Luiz. Médio representa a Juventus, mas não entra nas contas dos italianos.

Georgios Vagiannidis não vai estar presente no Estádio do Algarve

Georgios Vagiannidis vai ser confirmado em breve como reforço do Sporting, mas não vai assistir à Supertaça de Portugal.