a minha eternidade

Chegou ao Porto azul e branco um argelino, tecnicista veloz, que “rebentou” no Granada antes de incendiar o Dragão com a sua chama inebriante. Yacine Brahimi de seu nome. Seus pés o apresentam, sua cabeça o guia, recebe, pensa, faz magia. A contenção da sua explosão é sofrível; por favor explode, jogador temível.

O seu engenho leva ao rubro os portistas, que admiram a sua habilidade e destreza pungente para com as defensivas contrárias. Este jogador é merecedor de um artigo em forma de ode estilo camoniana ao seu inefável talento. Não julguem que estou a enveredar por um panegírico desmedido e descabido – neste caso, a hipérbole não é exagero, é a medida certa. Nele, o instinto selvagem torna-se matemática, ciência exacta, inteligência prática. Brahimi é a personificação das sinuosidades: com o seu drible quebra o aborrecimento linear do jogo, transforma em golo o previsível, subverte o plausível, estilhaça, com um chuto, o código indestrutível.

Este meu tom laudatório para com este excelso futebolista transparece toda a admiração e prazer que sinto quando presencio o seu jogo, as suas acções autodidactas e os seus “diálogos” com a equipa que são um deleite. Em apenas dois meses de riscas azuis e brancas ao peito, a massa adepta já o deseja imperecível. Por favor, que a “lei da morte não se aplique a Brahimi”, gritam, em súplica fervorosa, os dragões que o amam.

1
Brahimi está a ser o grande jogador do FC Porto neste início de temporada
Fonte: footmercato.net

Nesta última semana resolveu dois jogos a favor do Futebol Clube do Porto. Na partida contra o Nacional, tabelou com um colega e niilistamente rematou, perante a “inexistência” de dois adversários por perto. No País Basco, marcou um golo e assistiu, numa arrancada estonteante, colocando o Porto nos oitavos-de-final da Liga dos Campeões. É justo relevar a sua importância para o bom momento do Porto: tem sido o jogador mais procurado e eficaz na criação de desequilíbrios, o melhor da equipa, sem dúvida, neste arranque de época.

Vai ser doloroso para os adeptos, também para os apreciadores de futebol e quem sabe para a equipa, não poder contar com o seu virtuosismo indescritível entre Janeiro e Fevereiro, período da Taça das Nações Africanas de 2015 (se tal competição não for, entretanto, suspensa, devido à propagação do Ébola). O Porto, com o excelente conjunto de extremos que tem, poderá não sentir muito a sua partida para terras africanas. Mesmo que o mês de ausência de Brahimi em África não seja tortuoso para as hostes portistas, mesmo que a sua ausência não seja “sebastianicamente” excruciante, o universo portista ansiará pela “embrumada manhã” do seu regresso à invicta.

Afirmo que, quando lemos ou escrevemos algo sobre Yacine Brahimi, não estamos defronte artigos de análise futebolística, mas sim, perante uma exegese bíblica.

David Guimarães
David Guimarães
O David tem uma paixão exacerbada pelo Futebol Clube do Porto. Esse sentimento de pertença apertado com a comunidade de afectos portuense não lhe tolhe a razão, activa-a, aprimorando-a em forma de artigo.                                                                                                                                                 O David não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

FC Porto vai a Vila do Conde jogar com o Rio Ave: Eis os onzes prováveis

O FC Porto vai enfrentar esta noite o Rio Ave na sexta jornada da Primeira Liga. Fica com os onzes prováveis da partida.

João Diogo Manteigas dá as boas-vindas a José Mourinho: «O teu sucesso é o sucesso de todos os Benfiquistas»

João Diogo Manteigas, candidato à presidência do Benfica, comenta chegada de José Mourinho à Luz. Eis o que disse.

Noronha Lopes apoia José Mourinho: «A partir de hoje, tem a força de milhões de Benfiquistas pelo mundo inteiro. E eu sou um deles»

João Noronha Lopes, candidato à presidência do Benfica, já reagiu à contratação de José Mourinho. Candidato mostra apoio ao técnico.

Vila do Conde em alerta: Dragão chega embalado | Rio Ave x FC Porto

O FC Porto procura prolongar a boa forma em visita a um Rio Ave pressionado pela classificação.

PUB

Mais Artigos Populares

Presidente do Fenerbahçe responde a José Mourinho: «Acabou por ser uma decisão errada para ambas as partes»

José Mourinho admitiu que fez "mal" em rumar ao Fenerbahçe. Presidente do clube já respondeu às palavras do português.

Manchester United pensou noutro treinador antes de Ruben Amorim

O Manchester United mostrou interesse em contratar Luis Enrique, do PSG. Ruben Amorim não foi a primeira opção.

José Mourinho já toma decisões no Benfica: Prestianni autorizado a ir ao Mundial Sub-20

José Mourinho autorizou Gianluca Prestianni a ir ao Mundial Sub-20 pela Argentina. Tomás Pérez, do FC Porto, também está convocado.