Portugal 1-0 Arménia: Vitória às três tabelas!

cab seleçao nacional portugal

Portugal alcançou hoje uma vitória tão importante quanto suada frente à Arménia. Dos arménios, que haviam estado em vantagem nos jogos diante da Sérvia (1-1) e Dinamarca (2-1), não se esperavam que facilidades. Aos portugueses pedia-se que controlassem, dominassem e ganhassem o jogo.

Fernando Santos, que continua 100% vitorioso em jogos oficiais, procedeu a três alterações em relação ao onze do jogo com a Dinamarca – o luso-francês Raphael Guerreiro saltou para o lugar do lesionado Eliseu na lateral-esquerda, Bosingwa roubou o lugar de lateral-direito a Cédric e Hélder Postiga regressou à titularidade, remetendo William Carvalho para banco. Se as duas primeiras mexidas pouco impacto tiveram na dinâmica da equipa – embora Raphael e Bosingwa pareçam melhores opções do que Eliseu e Cédric -, a substituição de um médio defensivo (William) por um ponta-de-lança (Postiga) revolucionou o esquema táctico.

Fernando Santos continua a acreditar que Ronaldo deve jogar zona central – hoje, em vez do 4-4-2 losango com Danny e Ronaldo na frente de ataque, tivemos um 4-2-4 com a dupla Tiago/Moutinho a assumir a responsabilidade de fazer o a ponte entre a defesa e um ataque em que Danny partia da esquerda e Nani da direita para apoiar os dois melhores marcadores da selecção portuguesa em actividade – Ronaldo e Postiga.

Postiga rendeu William no onze  Fonte: FPF
Postiga rendeu William no onze
Fonte: FPF

A selecção de Henrikh Mkhitaryan e companhia entrou em campo preparada para discutir o jogo e durante os primeiros vinte minutos o número de ataques, de remates e de ocasiões de perigo foi repartido. Fechando muito bem o meio, partindo com critério e velocidade para o contra-ataque e beneficiando da falta de acerto no passe dos portugueses, os visitantes começaram por chegar com bastante frequência à baliza de Rui Patrício – uma tendência que se foi esfumando ao longo da partida.

Ao intervalo, Portugal já merecia estar vantagem pelo número de oportunidades criadas e e já se podia queixar de uma grande penalidade clara que ficou por assinalar sobre Danny. Na segunda parte, o domínio de Portugal foi mais intenso, mas Portugal continuava sem conseguir encontrar-se verdadeiramente. Jamais foi avassalador, nunca conseguiu mostrar um fio de jogo, raramente construiu uma jogada com “cabeça, tronco e membros”. Nem os livres de Ronaldo – todos embatendo na barreira – davam alento às bancadas.

Quase quatro anos depois, Bosingwa regressou à selecção... e parece ter agarrado o lugar  Fonte: FPF
Quase quatro anos depois, Bosingwa regressou à selecção… e parece ter agarrado o lugar
Fonte: FPF

Foi já com Éder e Quaresma em campo que a turma de Fernando Santos se mostrou mais incisiva. O “cigano” empurrou Nani para o meio e trouxe algum rasgo ao ataque de Portugal. Foi dos seus pés que nasceu o lance do golo – investiu sobre o adversário pelo lado direito da grande área, rematou para defesa apertada do capitão arménio, a bola ressaltou nos pés de Nani e foi parar a Ronaldo, que, à segunda, acabou mesmo por apontar o 52.º golo com a camisola da selecção e o 23.º em Campeonatos da Europa, sagrando-se assim o melhor marcador de sempre da competição (incluindo fases de apuramento e fases finais), destronando o eterno ponta-de-lança dinamarquês Jon Dahl Tomasson.

Até final, nota para duas oportunidades perdidas por Éder – a primeira, a cruzamento de Ronaldo, foi tão escandalosa que não se pode falhar; a segunda, na sequência de um canto de Quaresma (sim, o Quaresma conseguiu marcar um canto soberbo!), resultou num míssil ao poste esquerdo da baliza de Berezovsky –, para a entrada de William Carvalho em campo para o lugar de Nani aos 87’ – só a partir daí Portugal começou a jogar no “antigo” 4-3-3 – e para mais dois penalties favoráveis a Portugal que o jovem árbitro grego Anastasios Sidiropoulos não viu.

ronaldotreino
Com o golo de hoje, Ronaldo bateu mais um recorde e deu tranquilidade à equipa
Fonte: FPF

Notas finais: Ricardo Carvalho, um monstro no jogo com a Dinamarca, cometeu alguns erros e podia mesmo ter sido expulso perto dos 90′; Bosingwa continua a ser, aos 32, um autêntico “tractor” e disse “presente” de forma bastante veemente; Tiago e Moutinho, dois médios muitíssimo experientes e completos, tiveram alguma dificuldade para gerir o meio-campo, uma vez que se encontravam quase sempre em desvantagem numérica (o jogador do Atlético de Madrid falhou demasiados passes, especialmente na primeira metade), mas subiram de rendimento no segundo tempo; Nani melhorou quando passou para a zona central; Danny trata muito bem a bola e tem provado que merece ser aposta; Ronaldo, apesar do golo, esteve desinspirado, falhou muitos passes, não acertou com os remates e tomou várias decisões disparatadas; o ataque português precisa de algumas rotinas – a descoordenação entre os seus elementos foi evidente durante quase todo o jogo.

Em suma, este foi um jogo foi aborrecido e mal jogado durante a maior parte do tempo. Portugal continua inconsistente e há vários meses – porventura desde o duelo com a Suécia – que não arranca uma exibição “de encher o olho”. Valeram (novamente) os três pontos, porque, na verdade, esta foi uma vitória às três tabelas. Veremos como se comportam os “nossos” meninos contra a poderosa Argentina em Old Trafford, num jogo que nada decide.

Quaresma tem correspondido à confiança que Fernando Santos deposita em si  Fonte: FPF
Quaresma tem correspondido à confiança que Fernando Santos deposita em si
Fonte: FPF

A Figura

Ricardo Quaresma – entrou e decidiu… outra vez. Depois sair do banco para cruzar para a cabeça de Ronaldo em Copenhaga, hoje construiu a jogada que resultou no golo de recarga do capitão português. Trouxe imprevisibilidade e magia ao último terço, desequilibrou quase sempre que tocou na bola e merece, por isso, um rasgado elogio. Também o estreante Raphael Guerreiro e o regressado Bosingwa se exibiram em bom plano e merecem destaque positivo.

O Fora-de-Jogo

Hélder Postiga – ainda longe da sua melhor forma (e todos sabemos o que vale Postiga na sua melhor forma), lutou como sempre mas nunca conseguiu acrescentar grande coisa ao jogo de Portugal. Andou sempre perdido em campo. Até Éder, que tem 0 golos em 15 jogos pela selecção, fez muito mais do que o ponta-de-lança do Deportivo.

Foto de capa: Facebook das Seleções de Portugal

Sabe Mais!

Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

O Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

  • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
  • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
  • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
  • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

Francisco Manuel Reis
Francisco Manuel Reishttp://www.bolanarede.pt
Apaixonado pela escrita, o Francisco é um verdadeiro viciado em desporto. O seu passatempo favorito é ver e discutir futebol e adora vestir a pele de treinador de bancada.                                                                                                                                                 O Francisco não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

PSG exige 20 milhões de euros para vender jogador que não entra nas contas de Luis Enrique

Marco Asensio está de saída do PSG em definitivo. Os parisienses querem receber 20 milhões de euros com a transferência.

Giorgos Kyriakopoulos é reforço do Panathinaikos de Rui Vitória

Rui Vitória recebeu um reforço de peso no Panathinaikos. Giorgos Kyriakopoulos chega ao clube proveniente do Monza.

Inter Milão sondou José Mourinho e decidiu não avançar para o regresso do português devido aos milhões de euros

O Inter Milão já encontrou o sucessor de Simone Inzaghi, mas teve vários treinadores referenciados. José Mourinho esteve na lista nerazzurri.

El Chadaille Bitshiabu renova com o RB Leipzig até 2029

El Chadaille Bitshiabu prolongou a sua ligação ao RB Leipzig. Defesa central fica nos alemães até 2029.

PUB

Mais Artigos Populares

Atalanta prestes a anunciar novo treinador com passagem pela Premier League

A Atalanta está prestes a oficializar a contratação de...

Inter Milão apresenta equipamento principal para 2025/26

O Inter Milão oficializou o equipamento principal para a temporada 2025/26. O clube italiano é vice-campeão europeu.

Botafogo de Renato Paiva tem acordo com mais um avançado e aguarda por Arthur Cabral

Joaquín Correa pode regressar à América do Sul. O avançado argentino tem acordo salarial com o Botafogo de Renato Paiva.