Manter ou vender o pistoleiro? | SL Benfica

- Advertisement -

O que é que tu farias em relação ao pistoleiro?

 

27 jogos e 1507 minutos, onde produziu 7 golos e duas assistências. É esta a performance de Gonçalo Ramos nesta época. Com a entrada de Nelson Veríssimo, a sua utilização cresceu exponencialmente, em detrimento de João Mário.

Talvez pelas suas características únicas – é o melhor avançado a baixar pelo centro do terreno para ligar jogo, algumas vezes até iniciando a fase de construção – a verdade é que é uma das apostas claras do atual treinador das águias. Mas será que mostrou o suficiente para continuar na próxima época?

Como já analisei na semana passada, e se se vier a confirmar a chegada de Roger Schmidt, o Benfica irá passar a jogar na maioria das vezes em 4-2-3-1, e isso não implica logo à partida que tenha de haver uma revolução no plantel.

A qualidade está lá, e mesmo que alguns dos nomes que avancei – Gakpo, Veerman ou Vinícius – cheguem à luz, não é 100% líquido que Ramos seja cedido. Schmidt gosta de apostar na juventude, o seu trabalho no PSV o demonstra, e Gonçalo Ramos pode ganhar com isso.

Mesmo que perca espaço no onze inicial, dado que a tática de Schmidt leva a que haja um ponta de lança, dois extremos e um “número 10”, poderá acabar sempre por ser opção para entrar durante as partidas. Mesmo que para isso, o Benfica tenha de passar para o segundo sistema tático favorito do treinador alemão, o 4-3-3.

Lembrando que, Gonçalo Ramos nos últimos jogos contra equipas grandes, foi utilizado por Veríssimo no esquema de 4-2-3-1 como pivot, e se contra o Sporting as coisas não saíram assim tão bem ao número 88 encarnado, contra o Liverpool, em 78 minutos, conseguiu marcar um golo, tocar 35 vezes na bola e chegar aos 70% de acerto no passe.

Ramos tem apenas 20 anos e está em claro crescimento. Olhando para o exemplo de Darwin e a diferença do que era aos 20 e do que agora aos 22, percebe-se que o português pode ainda evoluir bastante.

pistoleiro SL Benfica
Gonçalo Ramos é o mais recente exemplo de um jogador da formação encarnada a dar cartas na equipa principal
Fonte: Carlos Silva/ Bola na Rede

Para isso, de uma forma ou de outra, irá contribuir Schmidt, ou mantendo-o na equipa a jogar ocasionalmente para desbloquear jogos, dar velocidade e ajudar na ligação defesa-ataque. Ou cedendo-o, e dando-lhe a oportunidade de crescer noutros ambientes.

A pior das hipóteses seria mantê-lo no plantel, com poucos minutos de jogo. Isso iria atrasar a sua evolução, como aconteceu a Ferro na segunda passagem de Jorge Jesus pelas águias, antes de ser cedido até ao fim da época aos croatas do Hajduk Split.

Se eu fosse Schmidt, Gonçalo Ramos seria para manter, nota-se que ainda tem muito para aprender, mas é uma mais valia. Vamos ver, até porque vem aí Henrique Araújo, que tem a mesma idade que o algarvio.

Artigo redigido por Rosdet Nascimento

Rosdet Nascimento
Rosdet Nascimentohttp://www.bolanarede.pt
O Rosdet é santomense e vive em Portugal desde muito jovem. É com orgulha que faz parte do Bola na Rede e considera-se uma pessoa dedicada, motivada, focada e organizada, e prometo dar o seu melhor, como sempre faz em tudo o que se envolve. Apesar de ser informático de formação, e de ter trabalhado em empresas como a HP, Nokia, Microsoft ou Nestlé, a sua paixão sempre foi escrever. Seja blogues, textos, artigos de opinião, copywriter ou livros. Já fez de tudo um pouco e está preparado para mais um projeto.

Subscreve!

Artigos Populares

A água micelar do Casa Pia que limpou os artifícios com que o FC Porto tem maquilhado as lacunas

O Casa Pia soube juntar linhas e defender a zona central e o FC Porto não teve arte ou engenho para criar o suficiente para dar a volta a uma desvantagem com que raramente se depara.

O mercado do Rio Ave e a situação (que gera revolta nos adeptos) de ser um clube satélite

O Rio Ave perdeu algumas peças importantes neste mercado de janeiro e os adeptos estão insatisfeitos com o que se passa no clube.

Fim da novela: Fenerbahçe fecha contratação de N’Golo Kanté e envia Youssef En-Nesyri para o Al Ittihad

Depois de várias conturbações no negócio, N´Golo Kanté vai reforçar o Fenerbahçe e Youssef En-Nesyri vai rumar ao Al Ittihad.

Fredrik Aursnes está disponível para a seleção e justifica: «Já me adaptei»

Fredrik Aursnes confirmou que está disponível para ser novamente convocado por parte da seleção da Noruega, depois de se ter retirado em 2024.

PUB

Mais Artigos Populares

Celta de Vigo confirma três reforços: Fer López, Matías Vecino e Álvaro Núnez

O Celta de Vigo anunciou o regresso de Fer López por empréstimo e ainda as contratações de Matías Vecino e Álvaro Núnez.

Bayer Leverkusen apura-se para as meias-finais da Taça da Alemanha

O Bayer Leverkusen recebeu e venceu o St. Pauli por três bolas a zero, conseguindo apuramento para as meias-finais da Taça da Alemanha.

Marselha elimina Rennes da Taça de França

O Marselha recebeu e venceu o Rennes por três bolas a zero durante a noite desta terça-feira, em jogo dos oitavos de final da Taça de França.