Troca de carícias na(s) Varanda(s) da Costa

Sempre achei um piadão à designação “troca de carícias” pelos mais variados motivos, não sendo o principal o facto de fazer referência a uma demonstração mais que pública de um amor que não sabe estar sossegado no seu cantinho. Não se façam de santinhos ou tentem enganar o autor do texto dizendo que “foi um ato fortuito e de súbita avidez porque não repararam que o centro comercial estava à pinha” ou que “estavam todos distraídos a apostar cinco cêntimos por ponto no sobe e desce”. São desculpas que nem sequer chegam a grudar na pele.

Erroneamente, a expressão é utilizada quando duas individualidades ou coletividades lideradas por individualidades andam à porra e à massa – outra expressão curiosa e com significado selado – e reúnem a vontade de se trucidarem mutuamente. Na profundidade humana que assiste a cada alma, o autor deste texto aconselha, por exemplo, a controlar os assomos de cólera ouvindo Yellow Days (ou Beach House): a música é tão descontraída que se torna um charro musical e, consequentemente, emocional. Provavelmente, conduzirá à troca de carícias…

Existe futebol e tal hobbie não parece ser exequível. Num cosmos de terceira ou quarta, as cúpulas dirigentes a incutem o mindset de sobrevivência nos seus adeptos e bombeiam, de Norte a Sul, granadas de desdém e molotovs de sobranceria. A grande vantagem que contemplo no seio de tal salganhada redunda no facto de o jornalista e grande repórter continuar a compilar, em calhamaços, trabalhos jornalísticos capazes de influir na construção de sentidos e de uma versão fiel da História, não sublime.

Pinto da Costa e Frederico Varandas têm vindo a trocar carícias, desde que atual dirigente leonino assumiu a presidência do Sporting CP. Mas Pinto da Costa trocou carícias com os anteriores (sem número) líderes do clube de Alvalade que precederam o atual presidente, principalmente em épocas em que o leão rugia mais alto. Observando as circunstâncias pelo prisma da coerência, o líder portista é portentoso.

Varandas vs. Pinto da Costa
Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

O líder mais carismático do futebol português e mais titulado do globo pressente e escuta atentamente chamamentos, está habituado a falar com magistrados do céu – por alguma razão o cognominam como “Papa, Pinto da Costa” – e já assumiu, em diversas ocasiões, que o futebol precisava de um Sporting CP mais forte e entranhado na eterna luta a três. Observando as circunstâncias pelo prisma do discurso uno, Pinto da Costa é fenomenal.

Enquanto a grande maioria dos dirigentes critica e lança farpas ao adversário quando os últimos rebolam o seu insucesso desportivo na lama e o temperam, por vezes, com processos judiciais das estirpes mais recônditas, o presidente do FC Porto tenta derrubar a estabilidade e impossibilitar a intromissão do rival no pedestal construído por si. Observando as circunstâncias pelo prisma da coragem, Pinto da Costa é exemplar.

Por sua vez, Frederico Varandas proferiu e profere, regularmente, à boca cheia, que outrora foi militar. Contudo, o furto que alegadamente ocorreu na garagem do Estádio do Dragão depois do clássico a 11 de fevereiro levanta questões e dúvidas acerca do seu estatuto. (Imaginem lá se ninguém tivesse acompanhado Frederico Varandas e a polícia estivesse ausente do local: Frederico Varandas sem telemóvel e sem auxílio precisamente por não estar munido de um aparelho capaz de solicitar). Onde é que já se viu um militar deixar-se roubar perante três ou quatro pessoas? Esperem… Tancos foi parecido, não foi?

A inatividade da farda e das botas de cano alto deu lugar à atividade do presidente do Sporting CP no célebre 2-2. Após o episódio bélico nas quatro linhas, o doutor Frederico Varandas apresenta queixas, em plena conferência de imprensa, e confessa estar cansado dos “40 anos de Pinto Costa”. Assim, sem querer potenciar assaltos e cenas de pancadaria.

O campeonato decorreu com o habitual bombardeamento de verborreia. Entretanto, o speaker afeto aos dragões passou a designar “Sporting de Lisboa”. O FC Porto foi campeão justamente e a melhor equipa em competição. Pinto da Costa abraçou Zaidu, ficou com a camisola do lateral-esquerdo e ficou ofendido quando o sr. Varandas não o felicitou, ao contrário de ilustres leoninos. Segundo o que consta, o ato foi refletido e propositado pelo facto de o presidente leonino, no ano transato, se queixar da mesma coisa. Observando a situação sob o prisma da maturidade, Frederico Varandas foi petiz. Observando ainda a situação sob o prisma de uma noite bem dormida, Pinto da Costa foi claramente prejudicado.

No jantar que assinalava o 35º aniversário da conquista da Taça dos Campeões Europeus em Viena, Pinto da Costa discursou perante antigos craques e glórias do FC Porto afirmando que nunca precisou dos votos das pessoas mais velhas para ser presidente e que durante 40 anos teve muito trabalho e canseira, mas também muitos títulos e vitórias. Observando a situação sob o prisma do sentido de oportunidade, Pinto da Costa foi exímio.

Pinto da Costa deixa nova farpa a Varandas: “Ganhei sempre com o maior número de eleitores, no Porto cada sócio tem 1 voto. Não precisei de ter os votos dos mais velhos para ser presidente.”

Varandas venceu em 2018 as eleições do Sporting com menos votantes que João Benedito. pic.twitter.com/76bw4fruxh

— Cabine Desportiva (@CabineSport) May 28, 2022

Frederico Varandas respondeu dias a seguir na comemoração do aniversário do núcleo de Carregal do Sal declarando que Pinto da Costa era um corruptor ativo e que lamentava que fosse considerado uma referência do desporto nacional por incidentes pretéritos. Observando a situação sob o prisma da previsão de insultos, o líder leonino foi ingénuo porque arranjou um pretexto para o chamarem de pirómano – que, retirado o significado, soa bem pior do que a palavra “escarro”, “ranço” ou “escroto” – e de ser alvo de um processo judicial.

Já vi relações amorosas a começar com menos trocas de carícias. E também já vi o Fight Club, mas tenho saudades de ver novamente.

 

Romão Rodrigues
Romão Rodrigueshttp://www.bolanarede.pt
Em primeira mão, a informação que considera útil: cruza pensamentos, cabeceia análises sobre futebol e tenta marcar opiniões sobre o universo que o rege. Depois, o que considera acessório: Romão Rodrigues, estudante universitário e apaixonado pelas Letras.                                                                                                                                                 O Romão escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Samuel Dahl alerta Benfica: «Está longe de estar acabado»

Samuel Dahl fez a antevisão do Benfica x Nice. Depois da vitória por 2-0, águias procuram fechar chegada ao playoff da Champions League.

Wolfsburgo já precavê saída de Mohamed Amoura e tem um alvo definido na Serie A avaliado em 25 milhões de euros

O Wolfsburgo está a procura de mais um avançado. A equipa alemã quer Nikola Krstovic para colmatar uma possível saída de Mohamed Amoura, que está na lista do Benfica.

Nottingham Forest de Nuno Espírito Santo perto de contratar médio do Manchester City por 23 milhões de euros

O Nottingham Forest está em vias de contratar James McAtee. O médio inglês de 22 anos já aceitou a saída do Manchester City.

Al Nassr arranja companhia para Cristiano Ronaldo e João Félix garante reforço de luxo por 35 milhões de euros

Está fechada a contratação de Kingsley Coman. O avançado francês de 29 anos vai deixar o Bayern Munique e assinar pelo clube da Arábia Saudita.

PUB

Mais Artigos Populares

Crystal Palace perde recurso e vai jogar na Conference League e abrir uma vaga na Europa League para o Nottingham Forest de Nuno Espírito...

O Crystal Palace perdeu o recurso no CAS. Eagles veem confirmada a "despromoção" à Conference League e Nottingham Forest é beneficiado.

Gustavo Sá é destaque no Famalicão e tem 4 clubes interessados em Itália

Gustavo Sá conta com quatro interessados no seu passe. O médio do Famalicão é desejado em Itália para jogar na Serie A.

Quem é Yeremay Hernández e como pode ser o encaixe do extremo no Sporting?

Yeremay Hernández é alvo do Sporting para reforçar o ataque. Conhece melhor o perfil do extremo espanhol por quem os leões se lançaram.