Futebol Feminino: Para quando a adesão do FC Porto?

- Advertisement -

A história do futebol feminino continua a crescer em Portugal, contando com uma aposta contínua da Federação Portuguesa de Futebol que colhe frutos de ano para ano. Apesar de contar com 35 edições, o Campeonato Nacional Feminino só contou recentemente com as presenças de clubes históricos portugueses como o Sporting CP, SL Benfica, Estoril de Praia, FC Famalicão e Os Belenenses.

É visível a atração que a modalidade recebe e os clubes do escalão masculino começam a aderir em maior número, porém, um dos clubes de maior renome FC Porto, ainda não aderiu, para desgosto de vários adeptos. Aliás, o rival da própria cidade do Porto, Boavista FC, conta com 11 títulos e é o segundo clube mais titulado do escalão feminino.

Tanto a cidade do Porto como o país, necessitam da introdução dos azuis e brancos, que não deve estar longe. Todos os anos, há mais clubes a criar equipas femininas, seja na criação das escolas de formação, seja no escalão sénior.

Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

A equipa mais recente a aderir foi o Moreirense FC, todavia, outro caso recente de destaque é a criação do Vitória FC.

Tal como a FPF, a UEFA aposta cada vez mais na modalidade e um exemplo disso é a medida recente introduzida no regulamento da UEFA para o licenciamento e financiamento dos clubes que tomam lugar nas competições europeias. O artigo em questão é o 21, que refere que os clubes que pretendam participar, devem implementar medidas e atividades de modo a desenvolver e ajudar na divulgação, ou seja, a criar uma equipa sénior ou de formação; a investir numa equipa feminina (semelhante ao que o FC Porto fez no voleibol feminino); ou organizar outro tipo de iniciativas de acordo com a UEFA.

A equipa poderá participar na mesma sem uma equipa feminina, contudo, verá ser-lhe aplicada uma coima. Este artigo entra em vigor na época desportiva de 2023/24, sendo que neste momento, o FC Porto não fica afetado.

Enquanto os dragões não decidem aderir, as equipas do SL Benfica, SC Braga e Sporting CP dominam as competições nacionais desde que nelas competem, oferecendo uma maior competitividade nunca antes vista no país.

O SL Benfica e o Sporting CP contam ambas com dois campeonatos desde a adesão em 2016/17, e como tal, contribuíram rapidamente para a dinamização. Recentemente, as duas equipas batalharam no Estádio da Luz e o encontro quebrou um novo recorde de lotação nacional, que promete vir a ser quebrado em breve.

Consequentemente as adesões dos clubes históricos acabam por ser benéficas para o desporto nacional, visto que prometem aumentar a posição no ranking europeu, oferecem palco e formação a atletas jovens desde cedo para contribuir para a cultura futebolística, e convidam mais adeptos a assistir ao escalão que continua a evoluir.

Está na altura do conjunto portista se expandir para outra área, desta vez no futebol feminino onde pode brilhar e acrescentar capítulos novos à história nacional como o conseguiu em todas as vertentes.

Marcos Brea
Marcos Breahttp://www.bolanarede.pt
O Marcos é licenciado em Comunicação e Jornalismo. O objetivo de carreira é tornar-se num jornalista desportivo, mas no fundo é um amante de desporto e acima de tudo alguém que procura partilhar a verdade desportiva, a sua opinião e criar interesse nas pessoas para verem modalidades novas.

Subscreve!

Artigos Populares

Valencia confirma regresso de Umar Sadiq a custo zero

O Valencia anunciou o retorno de Umar Sadiq a custo zero. O avançado nigeriano ajudou o clube a manter-se na La Liga na temporada passada.

Álvaro Pacheco assina pelo Casa Pia e regressa à Primeira Liga

Esta quinta-feira, o Casa Pia anunciou que Álvaro Pacheco irá assumir o comando técnico após Gonçalo Brandão ter deixado o clube.

Mudanças no Sporting: jogador de saída para a Croácia

Rúben Freire foi confirmado como o reforço do Osijek. O ala deixa o Sporting até ao final da temporada, por empréstimo.

FC Porto: mercado de janeiro ainda não está encerrado

O FC Porto está atento ao mercado de transferências, embora não se espera um investimento elevado por parte dos dragões.

PUB

Mais Artigos Populares

Leixões alcança empate frente ao Lusitânia Lourosa aos 90+10′

O Lusitânia Lourosa e o Leixões empataram a duas bolas durante a noite desta quinta-feira, em mais um encontro da Segunda Liga.

Casa Pia confirma saída de Gonçalo Brandão

O Casa Pia confirmou durante esta quinta-feira a saída de Gonçalo Brandão do comando técnico da equipa principal.

Luis Enrique rendido a internacional português: «Um soldado»

Luis Enrique guiou o PSG à vitória frente ao Marselha. O treinador espanhol deixou elogios a Gonçalo Ramos, que fez um golo.