📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Futebol Feminino: Para quando a adesão do FC Porto?

- Advertisement -

A história do futebol feminino continua a crescer em Portugal, contando com uma aposta contínua da Federação Portuguesa de Futebol que colhe frutos de ano para ano. Apesar de contar com 35 edições, o Campeonato Nacional Feminino só contou recentemente com as presenças de clubes históricos portugueses como o Sporting CP, SL Benfica, Estoril de Praia, FC Famalicão e Os Belenenses.

É visível a atração que a modalidade recebe e os clubes do escalão masculino começam a aderir em maior número, porém, um dos clubes de maior renome FC Porto, ainda não aderiu, para desgosto de vários adeptos. Aliás, o rival da própria cidade do Porto, Boavista FC, conta com 11 títulos e é o segundo clube mais titulado do escalão feminino.

Tanto a cidade do Porto como o país, necessitam da introdução dos azuis e brancos, que não deve estar longe. Todos os anos, há mais clubes a criar equipas femininas, seja na criação das escolas de formação, seja no escalão sénior.

Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

A equipa mais recente a aderir foi o Moreirense FC, todavia, outro caso recente de destaque é a criação do Vitória FC.

Tal como a FPF, a UEFA aposta cada vez mais na modalidade e um exemplo disso é a medida recente introduzida no regulamento da UEFA para o licenciamento e financiamento dos clubes que tomam lugar nas competições europeias. O artigo em questão é o 21, que refere que os clubes que pretendam participar, devem implementar medidas e atividades de modo a desenvolver e ajudar na divulgação, ou seja, a criar uma equipa sénior ou de formação; a investir numa equipa feminina (semelhante ao que o FC Porto fez no voleibol feminino); ou organizar outro tipo de iniciativas de acordo com a UEFA.

A equipa poderá participar na mesma sem uma equipa feminina, contudo, verá ser-lhe aplicada uma coima. Este artigo entra em vigor na época desportiva de 2023/24, sendo que neste momento, o FC Porto não fica afetado.

Enquanto os dragões não decidem aderir, as equipas do SL Benfica, SC Braga e Sporting CP dominam as competições nacionais desde que nelas competem, oferecendo uma maior competitividade nunca antes vista no país.

O SL Benfica e o Sporting CP contam ambas com dois campeonatos desde a adesão em 2016/17, e como tal, contribuíram rapidamente para a dinamização. Recentemente, as duas equipas batalharam no Estádio da Luz e o encontro quebrou um novo recorde de lotação nacional, que promete vir a ser quebrado em breve.

Consequentemente as adesões dos clubes históricos acabam por ser benéficas para o desporto nacional, visto que prometem aumentar a posição no ranking europeu, oferecem palco e formação a atletas jovens desde cedo para contribuir para a cultura futebolística, e convidam mais adeptos a assistir ao escalão que continua a evoluir.

Está na altura do conjunto portista se expandir para outra área, desta vez no futebol feminino onde pode brilhar e acrescentar capítulos novos à história nacional como o conseguiu em todas as vertentes.

Marcos Brea
Marcos Breahttp://www.bolanarede.pt
O Marcos é licenciado em Comunicação e Jornalismo. O objetivo de carreira é tornar-se num jornalista desportivo, mas no fundo é um amante de desporto e acima de tudo alguém que procura partilhar a verdade desportiva, a sua opinião e criar interesse nas pessoas para verem modalidades novas.

Subscreve!

Artigos Populares

Rui Borges define substituto de Pedro Gonçalves no onze do Sporting diante do Club Brugge na Champions League

Rui Borges já escolheu o substituto de Pedro Gonçalves no onze do Sporting para o jogo contra o Club Brugge. Alisson Santos merecerá aposta.

Benfica e Ajax | Dois históricos europeus nas sombras

É dia de jogo, jogam Benfica e Ajax. Eusébio veste a sua camisola vermelha e ajeita a gola branca, tão eterna quanto a sua memória.

Mikel Arteta elogia 2 jogadores do Arsenal e destaca trabalho de Andrea Berta no mercado: «Graças a Deus temos muitos jogadores»

Mikel Arteta analisou a vitória dos gunners no Dérbi Londrino com contornos de goleada. O Arsenal goleou o Tottenham por 4-1.

Aposta de José Mourinho confirmada e nova baixa por lesão no último treino do Benfica antes do jogo contra o Ajax

O Benfica treina no Benfica Campus antes da deslocação aos Países Baixos. Águias preparam duelo diante do Ajax na Champions League.

PUB

Mais Artigos Populares

Cristiano Ronaldo: Marca, País ou Mercado?

O debate em torno da ida de Cristiano Ronaldo tornou-se, demasiadas vezes, refém de ideologias fáceis e leituras enviesadas e até agressivas.

José Mourinho prepara aposta na formação e tem 7 jovens na mira para lançar na equipa principal do Benfica

José Mourinho tem assistido a vários treinos e jogos da formação do Benfica. Há sete nomes que podem merecer uma aposta na equipa principal.

Vangelis Pavlidis é carrasco do Ajax e esperança do Benfica: eis os dados que dão alento às águias antes da Champions League

O Benfica prepara o duelo diante do Ajax na Champions League. Vangelis Pavlidis é um dos nomes a ter em atenção e sabe o que é marcar aos neerlandeses.