HNK Hadjuk Split 3-1 Vitória SC: Batalha perdida, mas Guerra ainda viva

- Advertisement -

A CRÓNICA: RESISTÊNCIA CROATA MAIS FORTE DO QUE A EMBOSCADA DE MAGA

Numa demanda pelo sonho europeu, o Vitória SC marcharam até à Croácia para enfrentar o HNK Hadjuk Split na 1.ª ronda da batalha.

No geral, definiria a primeira-parte como “equilíbrio”. Posse de bola idêntica, sucesso defensivo e rigor tático. A equipa croata possuiu inicialmente o domínio de bola, mas acabou por partilhar, de quando em vez, com os homens de Guimarães. Ninguém se queria afastar do plano e não haviam quase riscos, à exceção dos últimos 10 minutos em que o Vitória SC ainda permitiu dois remates à baliza. Bruno Varela interveio e reestabeleceu a ordem.

A segunda-parte trouxe mais futebol. O HNK Hadjuk Split delineou uma estratégia ofensiva e foi em busca do golo. O cerco estava montado, mas o Vitória persistia por detrás da sua fortaleza organizada e de contra-ataques rápidos. Não aguentavam muito mais, mas ainda tinham uma carta na manga. Emboscada aos croatas. No momento mais difícil do jogo, o lateral Miguel foi “mago” e inventou, com o seu pé mais fraco, um grande golo digno de magia (0-1).

O problema foi que não pôs verdadeiramente fim aos croatas. Eles resistiram e organizaram-se. Lutaram e, em oito minutos, construíram uma reviravolta (2-1, golos de Sahiti e Melnjak). Este último com erro de Miguel Maga, o autor do golo do Vitória. Krovinovic ainda quis pertencer à festa e fez um belíssimo golo (3-1) após um erro defensivo. Afinal de contas, a fortaleza, que outrora gloriosa, caiu…

 

A FIGURA

Filip Krovinovic: Participou em grande parte da construção croata e, no minuto 87, ampliou a vantagem com um golo fantástico que pode ser muito importante na eliminatória.

 

O FORA-DE-JOGO

Desconcentração defensiva do Vitória SC nos últimos 30 minutos: Durante a maior parte do jogo, estiveram muito bem organizados e eficazes neste processo. Depois, descambaram. Notou-se uma grande desconcentração e vários erros que tiveram um impacto significativo no resultado.

 

ANÁLISE TÁTICA – HNK HADJUK SPLIT

Uma vez que jogam em casa, é natural que queiram provar a sua força e intimidar o adversário. Organizados em 4-2-3-1, procuraram aplicar uma pressão alta, dominar a posse e chegar com facilidade ao último terço. Nos primeiros 60 minutos, não tiveram vida fácil frente à organização defensiva do Vitória SC, mas depois foi erro atrás de erro e saíram com sucesso.

 

 

11 INICIAL E PONTUAÇÕES

Lovre Kalinic (6)

Dario Melnjak (7)

Josip Elez (6)

Stefan Simic (6)

Dino Mikanovic (6)

Lukas Grgic (6)

Josip Vukovic (6)

Stipe Biuk (6)

Filip Krovinovic (8)

Emir Sahiti (7)

Marko Livaja (6)

SUBS UTILIZADOS

Jani Atanasov (6)

David Colina (6)

Gergo Lovrencsics (6)

Chidozie Awaziem (-)

 

ANÁLISE TÁTICA –  VITÓRIA SC

Na viagem à Croácia, o Vitória SC alinhou-se em 4-3-3 que se traduzia em 4-1-4-1 no processo defensivo, onde se refletiu uma alta concentração no posicionamento. Nesse aspeto, detiveram o controlo e conseguiram estagnar a força croata em vários momentos do jogo – isto até sensivelmente aos 60 minutos. A maioria das transições rápidas não foram eficazes (apesar do golo nascer assim), o ataque organizado nem sempre foi possível implementar e houve claras dificuldades na passagem do último terço (criação de perigo).

 

11 INICIAL E PONTUAÇÕES

Bruno Varela (6)

Ryoya Ogawa (7)

Mikel Villanueva (6)

Abdul Mumin (6)

Miguel Maga (7)

Tiago Silva (6)

Alfa Semedo (6)

André Almeida (5)

Nelson Luz (6)

André Silva (7)

Rúben Lameiras (6)

SUBS UTILIZADOS

Daniel Silva (6)

Anderson Silva (6)

Jota Silva (6)

Antoñín (-)

 

Diogo Lagos Reis
Diogo Lagos Reishttp://www.bolanarede.pt
Desde pequeno que o desporto lhe corre nas veias. Foi jogador de futsal, futebol e mais tarde tornou-se um dos poucos atletas de Futebol Freestyle, alcançando oficialmente o Top 8 de Portugal. Depois de ter estudado na Universidade Católica e tirado mestrado em Barcelona, o Diogo está a seguir uma carreira na área do jornalismo desportivo, sendo o futebol a sua verdadeira paixão.

Subscreve!

Artigos Populares

Carlos Martín cedido ao Rayo Vallecano até ao final da temporada

O Atlético Madrid emprestou o avançado espanhol de 23 anos Carlos Martín ao Rayo Vallecano até ao final da temporada.

Manchester City já tem alternativa a Amar Dedic e tenta outro lateral direito

O Manchester City quer fechar um novo lateral direito. Além de Amar Dedic, também Wesley França está na lista dos ingleses.

Odysseas Vlachodimos está em destaque no Sevilha e pode regressar a clube que já representou

O futuro de Odysseas Vlachodimos está sob dúvidas. O Panathinaikos quer intrometer-se no interesse do Sevilha no guarda-redes.

Bayern Munique reage às declarações polémicas de Lennart Karl: «Foi uma situação infeliz, e ele percebeu isso imediatamente»

Lennart Karl revelou, recentemente, que tem o sonho de um dia jogar pelo Real Madrid. O diretor desportivo do Bayern Munique comentou a situação.

PUB

Mais Artigos Populares

Conto de fadas: Wrexham elimina Nottingham Forest da Taça de Inglaterra e avança para os 16 avos da competição

O Wrexham eliminou o Nottingham Forest nas grandes penalidades (4-3) e garantiu a passagem aos 16 avos de final da Taça de Inglaterra.

Sérgio Conceição continua a somar vitórias no Al Ittihad: «Isto é apenas o começo»

Sérgio Conceição reagiu nas redes sociais à vitória do Al Ittihad sobre o Al Kholood. Foi o sexto triunfo consecutivo para o treinador português.

Liam Rosenior e o cargo de treinador do Chelsea: «Em França fui gozado, mas sou bom no que faço»

Liam Rosenior realizou a sua primeira conferência de imprensa como técnico do Chelsea e mostrou-se confiante nas suas próprias capacidades.