SL Benfica x FC Arouca | Manter a bitola

Primeira Liga, 1ª Jornada: sexta-feira, 20h15, 5 de agosto de 2022

ANTEVISÃO: ÁGUIAS QUEREM DAR SEGUIMENTO AO BOM MOMENTO DE FORMA

Chega finalmente a Primeira Liga 2022-23. Abrem as hostilidades encarnados e arouquenses, num jogo acessível para os primeiros como afirmou a contundência de Armando Evangelista na abordagem ao pré-jogo.

«Não é o começo que queríamos» comentava na tarde desta quinta-feira, não sem dar contexto necessário à melhor interpretação de tirada tão… honesta. «Se analisarmos o mercado do Benfica, a pré-época do Benfica e o jogo da primeira mão da terceira pré-eliminatória da Champions, as dificuldades serão acrescidas.

Aquilo que o Benfica tem vindo a fazer junto dos adeptos, mais um problema acrescido, mas sabemos o que queremos. Se é o começo que queríamos? Não, também estamos num processo de renovação do nosso plantel em relação à época passada», numa alusão às dificuldades sentidas pelos nortenhos durante toda a temporada, com um 15º lugar final que camuflou muitas das insuficiências da equipa, que somou apenas sete vitórias na Liga.

E a sorte não está mesmo do lado dos arouquenses, que possivelmente não haveria adversário mais empolgado para se enfrentar em princípios de Agosto. À habitual euforia da extensa massa adepta vermelha, junta-se-lhe uma equipa em alta rotação que cumpriu com todas as previsões de certeira implementação dos processos ofensivos de Roger Schmidt.

O SL Benfica é uma equipa confiante, com um onze base já definido, e a amostra contra Midtjylland provou que há confiança a rodos – um ciclo vicioso de futebol frenético, de ataque continuado à baliza adversária, na tal pressão alta tão famosa e que se tem vindo a provar real. Mas claro, muita cautela que do outro lado há gente pronta a aproveitar eventuais fragilidades:

«Vamos jogar em casa. O jogo de terça-feira já foi uma boa preparação para amanhã. Quando jogamos em casa queremos controlar o jogo, pressionar o adversário. O desafio é ter atenção ao posicionamento tático, para os momentos de transição.

Os adversários estão à procura e à espera dos nossos erros, mas nós falamos muito sobre isto e estamos preparados. Temos de ter atenção aos espaços que deixamos abertos, este é sempre um dos tópicos nos treinos», arrefecia assim os ânimos o técnico alemão, que demonstra a cada intervenção ser alguém lúcido e sempre esclarecido.

Baixas de assinalar: Galovic e David Simão nos visitantes, o que requer a Armando Evangelista reformulações que em nada ajudam, sobretudo num encontro desta natureza.

Pedro Moreira e Sema Velazquez, outros que podiam emprestar muita experiência, continuam em recuperação e também não deverão ir a jogo.
Quanto a Roger Schmidt, pode contar com todos os que foram ao jogo europeu.

O árbitro escolhido é Manuel Mota, que terá como assistentes Nuno Eiras e Jorge Fernandes. 4.º árbitro será Hélder Carvalho e no VAR estarão Vasco Santos e Rui Licínio.

 

10 DADOS RÁPIDOS

  1. Pré-época dos arouquenses: seis jogos, três vitórias (Boavista, Feirense e Paris Atlético) e um empate (Chaves). Duas derrotas contra FC Porto (5-1) e SC Braga (0-2).
  2. Missão quase impossível: nunca a equipa nortenha pontuou na Luz em oito visitas.
  3. No total, são 13 confrontos entre ambos: 11 vitórias da Águia, um empate (2013-14) e uma vitória dos Arouquenses (1-0 em Aveiro, 2015-16)
  4. Calendário nada sorridente para o Arouca neste inicio de Primeira Liga: até á 5ª jornada, visita Luz e Açores; Recebe Sp Braga e o europeu Gil Vicente. Em 21-22, os arouquenses só venceram uma vez… nas primeiras nove jornadas. Repetir-se-á?
  5. Já o Benfica, terá na visita ao Bessa da 4ª jornada o único obstáculo assinalável, em teoria. Além do Arouca, Paços e Vizela visitam a Luz até essa 5ª jornada. O Benfica só encontra um dos quatro primeiros de 21-22 á… 10ª jornada, quando for ao Dragão.
  6. Em 21-22, dois 2-0 no placard a favor do Benfica. São os únicos dois jogos de Armando Evangelista como técnico principal contra as águias.
  7. Já Roger Schmidt, naturalmente, não tem grande historial contra equipas portuguesas. Curioso é perceber que sempre que o fez, estava Jorge Jesus no banco oposto – seja em 2014-15 (3-1 em Leverkusen e 0-0 na Luz) em 2015-16 (0-1 em Alvalade e outro 3-1 em Leverkusen) e na época passada, no play-off da Champions, a única vez que Jorge Jesus saiu por cima.
  8. Em relação a jogadores, três de cada lado sabem o que é marcar ao próximo adversário. Do lado arouquense, Bukia, Sema Velazquez e David Simão já fizeram o gosto ao pé versus águias.
  9. Deste lado, só Rafa Silva, Yaremchuk e Gonçalo Ramos.
  10. Curiosamente, foi também Manuel Mota o árbitro do Benfica-Arouca de 2021-22. Depois disso, apitou os encarnados no Jamor, no polémico 7-0 à B Sad, e em Leiria, na final da Taça da Liga perdida frente ao Sporting.

 

JOGADORES A TER EM CONTA

SL Benfica x FC Arouca. SL Benfica 4-1 FC Midtjylland David Neres
O brasileiro esteve em bom plano frente ao Midtjylland
Fonte: Carlos Silva/Bola na Rede

David Neres (SL Benfica) – Depois da retumbante exibição contra dinamarqueses, pede- se a Neres a mesma desenvoltura na descoberta de caminhos para o golo: até porque será bem pensado resolver cedo a partida para preparar o quanto antes a segunda mão do confronto de Champions.

A repetir a mesma dose de Terça-feira, não será dificil consegui-lo. Sem desmerecer a consistência apresentada por Mateus Quaresma, o titular da lateral-esquerda arouquense há já duas épocas.

 

Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

Bukia (FC Arouca) – O craque da outra comitiva é o irrequieto congolês que muita dor de cabeça dá aos laterais dos relvados portugueses: por isso foi o jogador com mais faltas sofridas na edição 2021-22 da Liga Bwin, com 112.

Técnica e velocidade admiráveis que farão do contra-ataque adversário um dos motivos de maior cuidado a Roger Schmidt no ajuste tático. Convém a Morato e Grimaldo que estejam bem entrosados.

 

XI´S PROVÁVEIS

SL Benfica: Vlachodimos; Alexander Bah, Otamendi, Morato e Grimaldo; Enzo e Florentino; David Neres, Rafa e João Mário; Gonçalo Ramos

Treinador: Roger Schmidt

«Cada liga tem a sua especificidade, a sua cultura própria, mas estou ansioso pelo de jogo de amanhã, por conhecer o adversário, para ver o seu valor. Temos de encontrar soluções para os vencer.

Agora cabe a vocês [jornalistas] apontar quem é o favorito para esta competição. Para mim será o Benfica, temos uma boa equipa, temos tudo para podermos lutar pelo título, por isso, estamos prontos e amanhã queremos dar o primeiro passo»

 

FC Arouca: Arruabarrena; Tiago Esgaio, Basso, Rafael Fernandes e Mateus Quaresma; Soro, Oriol Busquets e Vitinho; Bukia, Arsénio e Bruno Marques

Treinador: Armando Evangelista

«Nesta fase da época sabemos que quando olhamos para o Benfica ou para outra equipa e sabemos o que fazem e como pode ser fácil desmontar essa estratégia,  quer dizer que estamos a trabalhar bem. O Benfica tem processos muito evoluído para início de época, o que o Arouca pretende é assimilar processos para aquilo que vai ser a época»

 

PREVISÃO DE RESULTADO FINAL: SL BENFICA 5-0 FC AROUCA

Pedro Cantoneiro
Pedro Cantoneirohttp://www.bolanarede.pt
Adepto da discussão futebolística pós-refeição e da cultura de esplanada, de opinião que o futebol é a arte suprema.

Subscreve!

Artigos Populares

Luís Figo revela que jogador levaria do Barcelona para o Real Madrid

Luís Figo foi um dos jogadores que trocou o Barcelona pelo Real Madrid, uma transferência que marcou o futebol mundial.

A realidade do Sporting na posição de extremo: as opções de Rui Borges

O Sporting esteve no mercado em busca de um extremo até ao final da janela de transferências, mas não conseguiu fechar nenhum nome.

Nottingham Forest pondera despedir Nuno Espírito Santo e já há um candidato ao lugar do português

O Nottingham Forest está a ponderar seriamente demitir Nuno Espírito Santo. Domenico Tedesco é visto como o grande candidato ao posto.

Luís Filipe Vieira apresenta regulamento eleitoral alternativo para as eleições do Benfica

Luís Filipe Vieira é um dos candidatos à presidência do Benfica e quer um regulamento eleitoral alternativo para as eleições de outubro.

PUB

Mais Artigos Populares

Os pormenores da lesão de Luuk de Jong pelo FC Porto

Luuk de Jong saiu lesionado da partida entre o FC Porto e o Lusitânia Lourosa, deixando Francesco Farioli furioso.

Particular dramático para Francesco Farioli: as alternativas do FC Porto aos jogadores lesionados

O FC Porto viu Luuk de Jong e William Gomes saírem lesionados da partida particular frente ao Lusitânia Lourosa

Bernardo Silva rendido a Cristiano Ronaldo: «É um líder e a sua experiência é muito importante para os objetivos»

Bernardo Silva realizou esta segunda-feira a antevisão da partida entre Portugal e a Hungria, relativa à qualificação para o Mundial 2026.