📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

A época de Frederico Silva

- Advertisement -

Frederico Silva concluiu mais uma temporada tenística subindo 300 lugares no ranking mundial masculino. Aquela que é a maior esperança do ténis nacional subiu mais uns degraus de forma consistente, sem “embandeirar em arco” e dando mostras de que as Caldas da Raínha continuam a ter estofo para o seu crescimento.

O jovem tenista das Caldas da Raínha disputou 148 encontros, jogando 99 em singulares e 49 em pares e conseguindo jogar seis finais onde saiu como segundo classificado e duas vitórias. De referir ainda que em eventos Future Frederico Silva perdeu apenas duas vezes na ronda inaugural.

Com 19 anos, Frederico Silva é já o quarto melhor português no ranking mundial, a cinco anos de Gastão Elias (segundo melhor português), a seis de João Sousa (melhor português) e a onze anos de Rui Machado (terceiro melhor português). Face a estes dados pede-se um futuro brilhante ao pupilo de Pedro Felner, mas “nem tudo são rosas”.

Frederico Silva atravessa a fase da transição a 100% para tenista sénior e profissional e este ano demonstrou já ter estofo para tal, disputando torneios séniores em todo o mundo, alguns da categoria Challenger (o equivalente à segunda divisão) com resultados surpreendentes neste nível. É importante manter os pés assentes na terra e seguir a mesma linha desta temporada.

As Caldas da Rainha, campeãs nacionais por equipas em masculinos e femininos, continuam assim a provar ser a casa ideal para Frederico Silva, que, sob a direcção técnica de Pedro Felner, volta a provar que muitas das vezes o pecado capital é deixar o treinador com quem se nasceu para a modalidade. Frederico Silva é um produto de Pedro Felner e não há melhor do que o técnico caldense para o acompanhar até uma fase de grande maturidade profissional.

Certa vez, um amigo ligado a outra área de negócio disse-me que muitas das vezes o erro é deixarem cedo de mais quem “os criou”, e no ténis – no desporto em geral – a história é a mesma.

Muitos atletas deixam os técnicos que os “criaram” e que os levaram ao profissionalismo, obtendo depois dessa quebra de ligação maus resultados e voltando muitas das vezes com a palavra atrás. Frederico Silva parece estar a gerir bem a sua carreira, mantendo-se fiel às suas origens, treinando-se com os mesmos técnicos – embora fazendo algumas experiências no estrangeiro de forma a obter outras vivências, mas sabendo que as Caldas da Raínha continuam a ser a sua casa.

Sem tirar mérito a todos os que triunfaram recorrendo ao estrangeiro, e seja um tenista, um músico ou outra qualquer pessoa, os que triunfam “made in” Portugal têm mais mérito do que os que triunfam recorrendo ao estrangeiro, isto porque, por norma, triunfar cá dentro exige sempre o dobro do esforço.

Miguel Dias
Miguel Dias
O Miguel jogou ténis durante mais de dez anos, sendo actual vice-presidente do clube ténis da sua terra natal, Almeirim. Para além disso, acompanha a modalidade desde 2008, tendo feito já a cobertura do Portugal Open, entre outros, e tendo sido já comentador convidado da Eurosport para a modalidade.                                                                                                                                                 O Miguel não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Liverpool recebe mais uma má notícia na goleada sofrida frente ao PSV

O Liverpool teve a confirmação de que Hugo Ekitiké sofreu uma lesão no encontro frente ao PSV. O avançado francês saiu com um problema nas costas.

Manu Silva deixa mensagem emocionada nas redes sociais após o regresso: «Estou de volta e à vossa espera Alexander Bah, Nuno Félix e Bruma»

Manu Silva voltou aos relvados pelo Benfica nesta terça-feira. O médio português deixou uma mensagem nas redes sociais.

Kylian Mbappé sai em defesa de Xabi Alonso: «Os jogadores têm de proteger o treinador»

Numa altura em que as exibições do Real Madrid não têm convencido os adeptos, Kylian Mbappé saiu em defesa de Xabi Alonso.

Club Brugge atualiza estado clínico de Nordin Jackers após o jogo com Sporting e revela tempo de paragem do guarda-redes

O Club Brugge fez uma atualização do estado de saúde de Nordin Jackers. O guarda-redes belga de 28 anos vai ficar fora dos relvados durante cerca de seis semanas.

PUB

Mais Artigos Populares

Tiago Gouveia atento à situação dos extremos no Benfica: «Entristece-me um pouco que isso esteja a acontecer»

Tiago Gouveia abordou a situação de extremos no Benfica, em antevisão ao regresso a Portugal para enfrentar o FC Porto na Europa League.

Jamie Carragher afasta cenário de despedimento para Arne Slot e fala dos jogadores do Liverpool: «As pernas já não respondem»

Jamie Carragher garantiu que o despedimento de Arne Slot não é a melhor solução para o Liverpool. O antigo defesa dos reds deixou algumas críticas para os jogadores.

Saída de Gianluca Prestianni do Benfica em equação: há um interessado no avançado argentino

O futuro de Gianluca Prestianni pode não passar pelo Benfica. O avançado internacional argentino é pretendido pelo River Plate já em janeiro.