Club Atlético de Madrid x FC Porto | Déjà Vu

Liga dos Campeões, 1.ª Jornada, Fase de grupos: quarta-feira, 20h00, 7 de setembro de 2022

ANTEVISÃO: ESTREIA NO MESMO PALCO

Está de regresso a Liga dos Campeões. O FC Porto, clube português com mais participações na competição, volta a estar presente na fase de grupos. O título nacional da época passada garantiu aos azuis e brancos entrada direta na prova e direito a um lugar no primeiro pote do sorteio de início de época.

Quis o disto sorteio que o FC Porto medisse forças, num sprint de seis jogos, com o Atlético de Madrid (adversário desta quarta-feira), o Bayer 04 Leverkusen (3.º classificado do último campeonato alemão) e o Club Brugge KV (campeão belga).

Se, por um lado, o sorteio acaba por ter sido simpático por ter permitido aos dragões evitar o confronto com os grandes tubarões dos dias de hoje, não deixa de se poder considerar muito perigoso de elevado grau de dificuldade.

À primeira vista, e pela história portista na competição, pode pensar-se que o FC Porto e o Club Atlético de Madrid são, claramente, favoritos a seguir em frente. No entanto, quem está atento ao fenómeno do futebol, rapidamente colocará alguma água na fervura e lembrará que o Bayer Leverkusen tem papel de destaque num dos campeonatos mais difíceis do mundo e que tem um nível de talento no seu plantel e uma pujança financeira superiores ao campeão nacional. Isto sem esquecer a equipa do Club Brugge que, ainda que num campeonato mais periférico, é dono e senhor e tem mostrado ser cada vez mais capaz de ser competitivo a este nível.

O FC Porto tem, naturalmente, boas hipóteses de passar à fase seguinte, mas, em bom futebolês, cada jogo será uma final.

Diego Simeone Atlético Madrid jogadores FC Porto
Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

Quanto à partida desta quarta-feira, tem a particularidade de repetir a estreia de FC Porto e Atlético de Madrid na Liga dos Campeões da época passada. Também na época 2021/2022, dragões e colchoneros se enfrentaram na primeira jornada da fase de grupos, precisamente no mesmo palco, o Wanda Metropolitano. Na altura, 0-0 foi o resultado final. No final da fase de grupos, foi o Atlético que seguiu em frente (juntamente com o todo-poderoso Liverpool FC), relegando o FC Porto para a Liga Europa.

Apesar da habitual incerteza de início de época e de um arranque mais ou menos titubeante das equipas ao nível dos resultados, mas principalmente, ao nível das exibições, o facto de ambas as equipas contarem com o mesmo treinador há já largos anos permite antecipar com algum grau de confiança os moldes em que a partida se disputará.

É sabido que o Atlético de Madrid não representa o arquétipo do bom futebol, mas e reconhecido, também, que tem demonstrado ao longo dos últimos anos que é capaz de se bater com qualquer equipa e que é uma das equipas mais competitivas do Velho Continente. Outro facto conhecido em relação aos comandados de Simeone é que, neste contexto, são capazes dos melhores resultados frente a equipas que se balanceiam para a frente e que deixam bastante espaço nas costas da defesa.

E pode estar aí a chave do jogo na perspetiva da equipa de Sérgio Conceição. Não se deixar iludir pela incapacidade ofensiva espanhola e manter a paciência e os índices de intensidade e agressividade nos limites. Certamente, com o decorrer do jogo se abrirão os espaços que permitam aos dragões ferir o adversário e trazer para a invicta um bom resultado.

Em suma, ainda que não seja esperado um jogo de grande espetáculo, podem os adeptos do futebol confiar num jogo de enorme riqueza tática e os portistas acreditar nas hipóteses da sua equipa levar de vencido um adversário de grande nomeada.

 

10 DADOS RÁPIDOS

  1. No total de confrontos ente FC Porto e Atlético de Madrid, contam-se duas vitórias portistas, quatro vitórias madrilenas e, ainda, quatro empates.
  2. Nos jogos disputados entre ambas as equipas, marcaram-se, até ao momento, 21 golos. O FCP marcou 10 e o Atlético apontou 11.
  3. Este será o 8.º jogo entre FC Porto e o Atleti a contar para a Liga dos Campeões.
  4. Histórico na prova milionária favorável aos colchoneros: três vitórias contra duas dos portistas.
  5. Em encontros disputados em solo espanhol, o Atlético mantém a vantagem mínima (duas vitórias contra uma).
  6. O último jogo entre ambas as equipas foi disputado no Estádio do Dragão e resultou em derrota azul e branca (1-3). Griezman, Correa, De Paul e Sérgio Oliveira foram os autores dos golos.
  7. Esta será a 3.ª vez que Sérgio Conceição enfrentará o Atlético de Madrid, enquanto treinador. Soma, até ao momento, uma derrota e um empate.
  8. No caso de Simeone, será o 5.º confronto com o FC Porto. Três vitórias e um empate é, para já, o saldo do treinador argentino frente aos dragões.
  9. Sérgio Conceição e Diego Simeone foram, enquanto jogadores, companheiros de equipa na SS Lazio.
  10. Lisandro López e Radamel Falcao, com dois golos cada, são os melhores marcadores do FC Porto em jogos frente aos espanhóis. Igualmente com dois golos, Rivés, é o melhor marcador do Atlético em jogos com os portistas.

 

JOGADORES A TER EM CONTA

Fonte: Diogo Cardoso/Bola na Rede

João Félix – O talento e qualidade do internacional português são inegáveis. Desde que aterrou em Espanha tem-lhe faltado consistência e alguma sorte no que a problemas físicos diz respeito. Em todo o caso, é o jogador com maior talento individual da equipa colchonera e o principal perigo apontado à baliza do FC Porto. Seja nos espaços entre linhas ou na área a finalizar, num dia bom, ganha jogos sozinho.

 

Pepê FC Porto
Fonte: Diogo Cardoso/Bola na Rede

Pepê – O extremo brasileiro tem vindo a protagonizar um bom início de época e nada melhor do que o palco da Liga dos Campeões para a explosão definitiva. Não tem paralelo ao nível da fantasia no plantel e a sua velocidade e capacidade de drible podem ser decisivos num jogo frente a um adversário que deixará muito pouco espaço para jogar.

 

XI’S PROVÁVEIS

Atlético de Madrid (3x5x2): Oblak; Gimenez, Witsel, Reinildo; Llorente, Saúl Ñiguez, Koke, De Paul, Carrasco; João Félix e Morata.

Treinador: Diego Simeone

“O FC Porto é uma equipa à imagem do seu treinador, contagiante com entusiasmo, trabalho, um bloco muito intenso no momento ofensivo e defensivo, que fazem deles um dos clubes mais competitivos do campeonato português da Europa”

FC Porto (4x3x3): Diogo Costa, João Mário, Pepe, David Carmo, Zaidu; Uribe, Eustáquio, Otávio; Pepê, Taremi e Toni Martínez.

Treinador: Sérgio Conceição

“O Atlético Madrid é sempre um dos clubes favoritos a ganhar esta competição, até pelo que tem demonstrado nos últimos anos em que chega sempre muito próximo. É um clube liderado por um ex-jogador que foi meu companheiro e que se nota muito do que ele é nos princípios da equipa.”

Bernardo Lobo Xavier
Bernardo Lobo Xavierhttp://www.bolanarede.pt
Fervoroso adepto do futebol que é, desde o berço, a sua grande paixão. Seja no ecrã de um computador a jogar Football Manager, num sintético a jogar com amigos ou, outrora, como praticante federado ou nos fins-de-semana passados no sofá a ver a Sporttv, anda sempre de braço dado com o desporto rei. Adepto e sócio do FC Porto e presença assídua no Estádio do Dragão. Lá fora sofre, desde tenra idade, pelo FC Barcelona. Guarda, ainda, um carinho muito especial pela Académica de Coimbra, clube do seu pai e da sua terra natal. De entre outros gostos destacam-se o fantástico campeonato norte-americano de basquetebol (NBA) e o circuito mundial de ténis, desporto do qual chegou, também, a ser praticante.

Subscreve!

Artigos Populares

Ruben Amorim aponta possível data de estreia de reforço do Manchester United

Bryan Mbeumo ainda não se estreou pelo Manchester United. Ruben Amorim aponta possível data de estreia do jogador.

Sporting com dois ‘reforços’ confirmados

O Sporting de Nuno Dias integrou nos seus trabalhos dois nomes que não estavam no clube: Bruno Maior e Pedro Santos.

Sporting regressa aos treinos na Academia Cristiano Ronaldo para preparar Supertaça

O Sporting vai enfrentar o Benfica na Supertaça de Portugal, dia 31 julho no Estádio do Algarve. Leões focados no jogo.

Almería vai perder Luis Suárez para o Sporting e pensa em nome de peso para o substituir

O Almería vai ver Luis Suárez ser confirmado em breve como reforço do Sporting. Umar Sadiq é o nome desejado para o substituir.

PUB

Mais Artigos Populares

Jan Bednarek já está em Portugal para reforçar FC Porto

Jan Bednarek vai deixar o Southampton e reforçar o FC Porto. Defesa-central já está em Portugal para completar mudança.

FC Porto regressa aos treinos com um jogador de fora

O FC Porto regressou aos treinos durante esta segunda-feira. Francisco Moura continua fora das contas de Francesco Farioli.

Fejsa e Eliseu comentam nova época do Benfica: «Este ano vai haver de certeza mais títulos»

Eliseu e Fejsa são antigos jogadores do Benfica e falaram sobre o momento do clube encarnado. Eis o que disseram.