Que alternativas existem ao 4x4x2 de Sérgio Conceição?

O início de época do FC Porto não tem sido o melhor, sendo que as fragilidades que já se notavam na época passada não foram colmatadas, e que são os defesas laterais. Do lado direito, João Mário é sem dúvida a melhor opção de Conceição para a posição, muito bom ofensivamente, sendo o jogador com mais assistências neste início de época ao serviço do Porto.

Num sistema defensivo com quatro defesas, como joga atualmente o Porto, notam-se muito mais as suas debilidades defensivas, principalmente em jogos com equipas mais fortes e capazes ofensivamente.

A lateral esquerda portista continua a ser para mim o setor mais frágil desta equipa, tanto ofensivamente como defensivamente. Sérgio Conceição afirmou que Zaidu é humilde, e que assim poderá progredir mais rapidamente, no entanto, e indo para a 3.º época de dragão ao peito, é notório que a evolução preconizada para Zaidu pelo treinador ainda não se verifica, embora já exista uma certa evolução de Zaidu, que como lateral ainda não sabe cruzar uma bola para a área, tendo começado a evitar fazê-los, preferindo esperar pela alternativa e passar a bola.

FC Porto
Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

Claro que em jogos contra equipas mais fracas e que jogam mais fechadas os laterais atuam quase como alas, tendo poucas preocupações defensivas, no entanto, contra equipas mais fortes é necessário que os mesmos estejam ao seu melhor nível, algo que não se tem verificado.

Assim sendo, acho que Sérgio Conceição poderia combater os problemas nas laterais através da adoção de uma nova tática, e não colocando Pêpê na lateral direita, retirando-lhe muita preponderância no jogo, principalmente na parte mais adiantada do terreno.

Como Sérgio Conceição não pretendia jogar com um sistema de três defesas, o Porto conta apenas com quatro centrais de raiz para a posição, sendo que Mumim, ex-jogador do Vitória SC, era uma excelente opção e a um preço acessível (vendido neste mercado por 1,5 milhões de euros por 50% do passe ao Rayo Vallecano de Madrid), assim como Tormena, jogador do SC Braga, e que acaba contrato em 2024, o que poderia facilitar uma transferência.

Pepe defesa FC Porto
Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

Tirando este momento de scout, acho que a equipa do Porto poderia fazer a diferença jogando em 3x4x3, combatendo assim as debilidades nas suas laterais. Pepe poderia fazer de central pelo meio, David Carmo pela esquerda e Marcano ou Fábio Cardoso pela direita, na ala esquerda poderia jogar Galeno, que fez essa posição em Braga, e na ala direita poderia jogar Otávio.

O centro do terreno teria a dupla formada por Uribe e Eustáquio ou André Franco, e o trio ofensivo, tendo em conta as opções mais utilizadas por Sérgio Conceição, por Taremi, Evanilson e Pêpê.

Sabe Mais!

Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

O Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

  • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
  • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
  • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
  • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

Francisco Aidos
Francisco Aidoshttp://www.bolanarede.pt
O Francisco é natural de Viseu. É licenciado em Geografia pela Universidade do Porto e a frequentar atualmente o mestrado em ensino de Geografia na Universidade do Porto. Gosta de ver NBA, e em especial os Dallas Mavericks, mas o seu desporto de eleição é o futebol, e o FC Porto.

Subscreve!

Artigos Populares

Podcast Papo de Bola #90 – Especial Entrevista com Marcão (Marcos Nangi)

O "Papo de Bola" desta semana conta com uma entrevista ao ex-avançado Marcos Nangi, mais conhecido como Marcão

Juventus anuncia Damien Comolli como novo diretor geral

A Juventus oficializou a contratação de Damien Comolli como o seu novo diretor geral. Era o presidente do Toulouse desde 2020.

Mitchell van der Gaag oficializado como novo treinador do Zurique

O Zurich anunciou a contratação de Mitchell van der Gaag como o seu novo treinador. O antigo treinador de Marítimo e Belenenses assinou até 2027.

AEK oficializa a saída de Bruno Alves

O AEK anunciou a saída de Bruno Alves do clube grego. O antigo internacional português era diretor desportivo do clube grego desde 2022.

PUB

Mais Artigos Populares

Hansi Flick eleito treinador do ano da La Liga

Hansi Flick foi eleito o melhor treinador da temporada 2025/26 da La Liga. O técnico levou a equipa do Barcelona ao título.

Youtuber Miguel Paraíso elogia temporada do Benfica e pede continuidade de Bruno Lage: «É a pessoa certa»

Miguel Paraíso falou em exclusivo com o Bola na Rede. O conhecido adepto do Benfica elogiou Bruno Lage e falou da época das águias.

Marco Costa enaltece título do Sporting e elogia Frederico Varandas: «É o mais medalhado de todos»

Marco Costa falou em exclusivo com o Bola na Rede. O conhecido adepto do Sporting falou da época dos leões e elogiou Frederico Varandas.