Rafa Silva | No meio está a virtude

Benfica

Como é que descreves o desempenho de Rafa neste início de temporada?

 

As qualidades mais vincada de Rafa responsabilizaram-no desde sempre por terrenos mais laterais no ataque ao golo, habituando o público a olhá-lo como um extremo á antiga quando a realidade é muito diferente, como fica definitivamente provado em 2022-23.

Rafael Silva é um prodígio como condutor em zona interior e é por aí que será sempre superlativo e de classe internacional – pelas capacidades excepcionais na recepção orientada e drible, além da velocidade – já que na ala muita da tão necessária liberdade posicional e criativa para potenciar essas características fica limitada.

Até 2022-23, as melhores épocas do português, apoiando-nos na estatística, foram 2015-16 (50 jogos, 12 golos e 9 assistências), 2018-19 (44, 21 e 2) e a época transacta, 2021-22 (45, 12 e 17). Aos 29 anos, está no auge, definitivamente a empregar consistência ao seu jogo e a explorar todo o talento disponível.

Se Roger Schmidt ainda o remeteu para o lado esquerdo do ataque, como um dia fez Bruno Lage com bons resultados, cedo percebeu que não estaria a aproveitar completamente as suas qualidades – assim como as de João Mário, sem o instinto  para ser o 9,5 de serviço – procedendo á troca. Ganharam os dois jogadores, ganhou o SL Benfica e 13 jogos, 13 vitórias.

Jorge Jesus já tinha dado o mote e seguido a deixa de treinadores anteriores. É em zona central que Rafa consegue mais facilmente explodir no assalto á área adversária. O 3-4-3 de 2021-22, foi, até ao despedimento do treinador em Dezembro, um sistema elástico por causa dos intérpretes.

O 3-0 ao Barcelona é construído com o trio Rafa-Yaremchuk-Darwin na frente, com Rafa a ser o alvo na saída rápida – o 3-4-3 facilmente se tornava 3-5-2, com o português a receber de forma prioritária, como um ‘10’, e Darwin a explorar a meia-esquerda.

A fórmula tinha sido experimentada pela primeira vez em Agosto, no jogo em Moscovo frente ao Spartak e até Novembro, altura em que o trio se manteve nas primeiras escolhas em detrimento de Everton, Gonçalo Ramos ou Pizzi. Foi essa dinâmica que possibilitou a passagem à fase seguinte da Liga dos Campeões e a boa sequência no campeonato até á derrocada no final de Dezembro.

Nelson Veríssimo chegou e chamou de volta o 4-4-2, remetendo Rafa ao papel simplista de velocista pela berma. Um erro, falta de visão futebolística, mas perceptível pela prioridade máxima de proteger o conjunto – a ideia foi blindar o coletivo, simplificando processos. Rafa e o seu futebol sentiram a mudança e regressaram á mediania.

Pedro Cantoneiro
Pedro Cantoneirohttp://www.bolanarede.pt
Adepto da discussão futebolística pós-refeição e da cultura de esplanada, de opinião que o futebol é a arte suprema.

Subscreve!

Artigos Populares

Sunderland anuncia Nordi Mukiele para o setor defensivo

O Sunderland anunciou a contratação de Nordi Mukiele. O defesa francês assinou um contrato de quatro temporadas.

Nottingham Forest oficializa James McAtee e Omari Hutchinson por mais de 68 milhões de euros

O Nottingham Forest anunciou as contratações dos ingleses James McAtee e Omari Hutchinson para o setor ofensivo.

João Diogo Manteigas propõe medida ‘Red Points’ para recompensar sócios do Benfica

João Diogo Manteigas, candidato à presidência do Benfica, apresentou o Red Points, um programa de benefícios destinado aos sócios do clube.

Jogador do FC Porto em estreia nos convocados da Argentina

A Argentina divulgou a convocatória para os jogos frente à Venezuela e Equador. Alan Varela foi chamado pela primeira vez à Seleção albiceleste.

PUB

Mais Artigos Populares

Sporting já prepara Nacional da Madeira e conta com 4 lesionados

O Sporting começou esta segunda-feira a preparação para a partida contra o Nacional da Madeira, relativo à Primeira Liga. O jogo entre os dois clubes é relativo à terceira jornada da competição.

Ruben Amorim perto de ver problema ser resolvido: há interessado em André Onana

André Onana não entra nas contas do Manchester United para esta temporada. O Inter Milão está interessado no guarda-redes. O jogador já representou o emblema italiano antes da rumar ao Old Trafford.

André Silva está oficialmente de regresso à La Liga

André Silva foi confirmado durante esta segunda-feira como reforço do Elche. O jogador chega emprestado pelo RB Leipzig. O avançado já esteve na La Liga, onde representou a Real Sociedad.