Uma ode à mentalidade defensiva: Os Detroit Pistons de 2004 #1

modalidades cabeçalho

Durante os anos 2000, a NBA foi dominada pelas superestrelas dos Los Angeles Lakers e dos San Antonio Spurs. Entre 1999-2010, estas duas organizações combinaram para um total de nove títulos da NBA.

Entre estas duas dinastias, uma equipa conseguiu emergir do resto da liga como campeã da NBA. Aliás, só um grupo especial de jogadores podia ter levado à separação da dupla Kobe Bryant e Shaquille O’Neal.

Os Detroit Pistons de 2004 são, provavelmente, a equipa mais única e surpreendente dos 75 anos de existência da NBA. Uma equipa caracterizada, não por um plantel que orbitava em torno de uma supernova incandescente, mas por um espírito de sacrifício e domínio defensivo nunca antes vistos até então.

Estes Pistons eram sufocantes no processo defensivo, mas sem a agressividade exagerada dos “Bad Boys” que conduziram Detroit ao sucesso no final dos anos 80 e início dos anos 90. Não obstante, é impossível negar que o conjunto treinado por Larry Brown foi revolucionário na sua forma de causar estragos aos adversários.

A era “Goin’ to Work” foi o sucesso mais sustentado que os Pistons tiveram. A equipa não somente conquistou um título em 2004, como também chegou às finais da Conferência Este por seis anos consecutivos, de 2003 a 2008.

Como tal, está na hora de oferecer um olhar mais atento sobre a anomalia que marcou toda uma geração.

Foto de Capa: NBA

Diogo Valente Vieira
Diogo Valente Vieirahttp://www.bolanarede.pt
Estudante na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, da Universidade Nova de Lisboa. Procura realizar um percurso profissional dedicado sobretudo ao desporto nacional e internacional, através do jornalismo. O seu objetivo principal é tornar o jornalismo desportivo em Portugal o mais imparcial e prático possível, apresentando ao mesmo tempo uma personalidade com a qual a audiência possa identificar-se. Tem como interesses de destaque o futebol, o basquetebol e o wrestling.

Subscreve!

Artigos Populares

Kerem Akturkoglu desabafa após primeiros golos pelo Fenerbahçe: «Os jogadores são avaliados através de aplicações»

Kerem Akturkoglu bisou na vitória do Fenerbahçe diante do Nice da Europa League. O extremo reagiu após o triunfo dos turcos na competição.

Nuno Gomes: «Sou amigo do Rui Costa, mas estou noutra lista porque acredito no João. Não estou à procura de tachos»

Nuno Gomes também marcou presença num jantar da campanha de João Noronha Lopes. Vice-presidente para o futebol falou.

Barcelona de olho em jovem talento do Benfica

O Barcelona está de olho na contratação de Gonçalo Oliveira. O defesa-central de 19 anos tem sido integrado na equipa principal do Benfica.

Cruzeiro de Leonardo Jardim trava Flamengo no Maracanã e relança luta pelo primeiro lugar do Brasileirão

O Cruzeiro de Leonardo Jardim arrancou um empate a zero no terreno do Flamengo, na jornada 26 do Brasileirão. A equipa de Filipe Luís segue na liderança da prova.

PUB

Mais Artigos Populares

Kika Nazareth comenta ida de José Mourinho para o Benfica: «É a pessoa que é e tem uma aura descomunal»

Kika Nazareth comentou a ida de José Mourinho para o Benfica. A avançada do Barcelona falou sobre a atualidade encarnada.

Rui Borges toma decisão sobre Rui Silva depois do erro em Nápoles

Rui Borges vai manter Rui Silva no onze. Erro em Nápoles não abala a confiança do treinador no guarda-redes do Sporting.

Rui Pedro Braz oficializado como novo diretor desportivo do Al Ahli

Rui Pedro Braz foi apresentado como novo diretor desportivo do Al Ahli. Depois do Benfica, dirigente vai seguir carreira na Arábia Saudita.