Dário Essugo, o futuro “seis” dos Leões! | Sporting CP

Dário Essugo é um dos muitos jovens, lançados por Ruben Amorim, ao longo das últimas temporadas. O número 84 dos leões foi opção do treinador, para os últimos dois encontros, frente ao FC Arouca para o campeonato e ao Eintracht Frankfurt FAG para a Liga dos Campeões.

O número 84 leonino, tem um contrato válido até 2025, tendo um valor de mercado fixado em um milhão de euros.

Essugo chegou ao Sporting CP na época 2014/2015, proveniente do UDR Santa Maria, tendo feito o seu trajeto nos escalões de formação. Cumpriu o sonho de se estrear pela equipa principal, na temporada 2020/2021, diante o Vitória SC, tornando-se o jogador mais jovem de sempre a atuar no campeonato português, sendo nessa altura campeão nacional.

Sporting
Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

Nas duas últimas épocas, o jovem formado no Sporting CP, soma 19 jogos pela equipa “B”, doze na UEFA Youth League e ainda, quatro jogos pela equipa principal. Dário Essugo tem evoluído na equipa “B”, que disputa a Liga 3, e ainda na Youth League, estando cada vez mais preparado para dar o seu melhor na equipa principal, apesar dos seus 17 anos.

Dário Essugo tem vindo a fazer também o seu trajeto nas seleções jovens portuguesas, somando 29 internacionalizações entre os sub-15 e os sub-19. Na sua caminhada na seleção foi um dos grandes destaques de Portugal, no Euro Sub-17, tendo chegado à meia-final após ser eliminado pela seleção francesa nas grandes penalidades, competição na qual foi utilizado em todos os jogos e onde apontou um golo.

O médio defensivo formado na Academia Cristiano Ronaldo, destaca-se pela sua capacidade física, é forte nos duelos aéreos e no desarme, sendo que tem vindo a evoluir na sua meia distância, capacidade de passe e sentido de posicionamento. No modelo 3X4X3 de Ruben Amorim, Essugo encaixaria claramente para a posição “seis”, sendo um médio que dá mais equilíbrio defensivo do que a sua concorrência para o lugar – Manuel Ugarte, Hidemasa Morita, Mateus Fernandes e Sotiris Alexandropoulos.

Sporting Essugo
Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

O jovem leão Dário Essugo poderá vir a ser o dono da posição “seis” no Sporting Clube de Portugal. Para isso, terá de continuar o seu processo evolutivo e aproveitar todos os minutos de competição que lhe forem concedidos, seja na Youth League, na equipa “B” ou na equipa principal. Essugo tem uma enorme margem de progressão, sendo um dos grandes talentos da sua geração no futebol português e da formação do Sporting Clube de Portugal.

Jorge Faria Sousa
Jorge Faria Sousahttp://www.bolanarede.pt
O Jorge é natural da Lourinhã, trabalha como Consultor na área de TI. Colabora com alguns meios de comunicação social, é comentador da Sporting TV e na Bola na Rede.                                                                                                                                                 O Jorge escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Franjo Ivanovic já se encontra em Portugal para assinar pelo Benfica

Franjo Ivanovic chegou a Lisboa durante a noite desta terça-feira e vai assinar contrato com o Benfica.

Terça-feira de Champions League: eis os resultados

Disputaram-se vários jogos durante esta terça-feira da Champions League e algumas equipas foram eliminadas da prova.

Olimpija Ljubljana de Jorge Simão segue em frente na Conference League

O Olimpija Ljubljana não foi além de um empate contra o Inter Escaldes, mas está apurado para a próxima fase da Conference League.

Braga perto de garantir 10 milhões de euros com excedentário

O Braga vai vender Simon Banza ao Al Jazira. Há um acordo entre os dois clubes por 10 milhões de euros.

PUB

Mais Artigos Populares

Jogador troca o FC Porto pelo Sporting

Diogo Barata foi confirmado como reforço do Sporting. O jogador de hóquei em patins pertencia aos quadros do FC Porto.

Mallorca define preço de internacional português: 15 milhões de euros

O Mallorca já definiu que pretende receber 15 milhões de euros por Samu Costa. O médio português soma pretendentes.

FC Porto encontra forma de ter Gabri Veiga disponível para a primeira jornada da Primeira Liga

O FC Porto corria o risco de não contar com Gabri Veiga na primeira jornada da Primeira Liga, mas o jogador vai poder ser usado.