Os candidatos a ganhar o Mundial mais polémico de sempre

TRIBUNA VIP é um espaço do BnR dedicado à opinião de cronistas de referência para escreverem sobre os diversos temas da atualidade desportiva.

Este é, provavelmente, o Mundial mais polémico de sempre. Entre a discussão sobre o período da época em que se realiza ou a forma como foi preparado, treinadores e jogadores já se pronunciaram (tarde) sobre o assunto mas agora não há como voltar atrás.

APOSTA AGORA ATÉ 50€ ATRAVÉS DESTE LINK NO CAMPEONATO DO MUNDO SEM RISCO!

32 seleções vão estar na luta pelo prestígio no Catar, apesar de estar longe de ser o local ideal para atacar um troféu desta envergadura. Vamos, no entanto, tentar colocar por breves instantes essas questões de lado e olhar para os candidatos ou favoritos, tal como enunciou Fernando Santos.

A questão do favorito: O selecionador nacional coloca França como a favorita a vencer a competição por ser a detentora do título mas o presente não abona a favor dos gauleses. Didier Deschamps teve de lidar com algumas ausências para formular a convocatória final: nomes como Kanté e Pogba saltam à vista na lista de indisponíveis e o meio campo poderá ser um dos principais problemas na equipa. Há quatro anos, na final de 2018, Matuidi completava o trio; nenhum deles foi chamado.

A possível debilidade francesa não fica por aqui tendo em conta outro dos dados que marca esta convocatória. Deschamps chamou nove defesas, sendo que oito são centrais de raiz. Será que Mbappe, Benzema ou Giroud (que tem estado em grande forma) vão conseguir tapar os pontos menos positivos? Acredito que França passe o grupo, a par da Dinamarca, mas na liga das nações os nórdicos provaram que não vão vender facilmente o primeiro lugar.

Candidatos: Há duas seleções que me parecem estar num nível diferente. Os plantéis de Brasil e Argentina são de colocar inveja a qualquer um, apesar de considerar que, com base na qualidade individual, Portugal não fica muito atrás.

A juntar a uma linha defensiva com provas dadas (composta por Nuno Mendes, Pepe, Ruben Dias e João Cancelo), há várias soluções para o meio campo que permitem uma maior variabilidade do jogo conforme aquilo que determinada partida esteja a pedir e é aqui que Fernando Santos poderá definir grande parte da estratégia durante a fase de grupos. Na frente de ataque, as ausências de Pedro Neto e Diogo Jota tiram alguma velocidade ao último terço do terreno e por isso Rafael Leão procura ser importante nessa manobra da equipa. Cristiano Ronaldo dispensa apresentações.

A irreverência sul americana vai ser, sem dúvida, um dos pontos mais atrativos deste mundial mas além de Portugal, há seleções europeias que vão estar nesta corrida. Alemanha, Espanha e Inglaterra podem fazer uma campanha interessante, sendo que a seleção dos três leões será sempre um ponto de interrogação quanto à forma como se vai apresentar na prova. Tem jogadores para tentar, pelo menos, aproximar-se daquilo que fez no Europeu.

Curiosidades: Aguardo com expectativa para ver jogar o Uruguai no Mundial. Com uma média de idades que ultrapassa os 27 anos, é uma equipa que pode criar problemas a Portugal e que tem três nomes conhecidos do nosso futebol – Darwin, Coates e Ugarte.

Artigo de opinião de Rita Latas,
jornalista SPORT TV

Sabe Mais!

Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

O Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

  • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
  • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
  • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
  • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

Rita Latas
Rita Latashttp://www.bolanarede.pt
Atualmente a trabalhar na Sport TV, Rita Latas está no mundo do jornalismo desportivo há sete anos. O futebol foi a modalidade que a levou a ingressar na área, depois de 13 anos como jogadora federada

Subscreve!

Artigos Populares

Hóquei: Óquei de Barcelos elimina Benfica e é o primeiro finalista

O Óquei de Barcelos venceu este sábado o Benfica por 6-4 e está na final do playoff da Liga de Hóquei. Águias ficam pelo caminho.

Azar continua à porta: Neymar diagnosticado com COVID-19

Neymar Júnior foi diagnosticado com COVID-19. Santos confirmou a situação através de um comunicado oficial.

Thomas Frank toma decisão sobre ida para o Tottenham

O Tottenham já oficializou este sábado a saída de Ange Postecoglou do comando técnico. Thomas Frank quer rumar aos Spurs.

Turquia bate Estados Unidos com golo decisivo de Akturkoglu

A Turquia venceu este sábado os Estados Unidos por 2-1 num jogo particular. Kerem Akturkoglu marcou o golo decisivo.

PUB

Mais Artigos Populares

À justa: Sporting empata playoff com Leões Porto Salvo

O Sporting venceu este sábado os Leões Porto Salvo por 5-4 e empataram assim o playoff das meias finais de Futsal.

Grécia goleia Eslováquia com show de Vangelis Pavlidis

A Grécia venceu a Eslováquia por 4-1 num jogo particular. Vangelis Pavlidis marcou golo e ainda fez assistência.

Países Baixos estreia-se com vitória na Qualificação para o Mundial 2026: Eis os resultados do dia

Os Países Baixos venceram a Finlândia por 2-0 na qualificação para o Mundial de 2026. Eis todos os resultados do dia.