Parece que só a FIFA os pode parar! | SL Benfica

- Advertisement -

Benfica

Já não há palavras para o Sport Lisboa e Benfica. Tem sido um início de temporada estrondoso para a equipa de Roger Schmidt, mas será que ainda lhe chamar um início de temporada?

São já 25(!) jogos sem perder para os encarnados contando todos os jogos oficiais realizados esta temporada. 21 vitórias, quatro empates e zero derrotas, 67 golos marcados e 17 sofridos. Que início das águias!

Contudo, este é um ano atípico, temos o mundial de seleções em pleno novembro e é uma incógnita a forma como isto afetará os clubes que não estão acostumados a parar nesta fase da temporada. Levantam-se muitas questões. Será que os jogadores se vão ressentir da paragem? Será mais de um mês sem competir para aqueles que não forem convocados pelas suas seleções. Será que os convocados irão dar sinais de fadiga no decorrer da época? São muitos jogos em pouco espaço de tempo. De que forma afetará o SL Benfica numa fase da temporada que não parecia haver sinais de abrandamento nesta senda de bons resultados?

Creio que um mundial a meio da temporada será fantástico na ótica do espectador. Os jogadores estarão mais “frescos” que em junho/julho e se o nível de adrenalina de uma competição deste calibre já motiva os jogadores a dar o que podem e não podem no final de uma longa temporada, imagino aquilo que poderá ser quando ainda só decorreu um terço da época.

Como adepto, confesso que estou bastante preocupado com o que pode significar esta competição que obrigou os jogadores a jogarem praticamente de três em três dias durante meses. No caso do SL Benfica, tiveram de disputar a fase de qualificação para entrar na fase de grupos da liga dos campeões e jogaram 25 jogos em pouco mais de três meses, o que dá uma média de mais de oito jogos por mês. Uma autêntica loucura, diria eu.

SL Benfica
Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

Honestamente creio que o mercado de janeiro será o segredo para muitas equipas conseguirem garantir mais profundidade nos plantéis e conseguirem gerir o esforço dos jogadores para atacarem o resto da temporada sem que os jogadores se lesionem por estarem demasiado cansados. Um plantel mais extenso e com soluções a vir do banco poderá ser o truque para não baixar o rendimento.

No caso do Sport Lisboa e Benfica, Roger Schmidt tem sido muito conservador no XI inicial que tem lançado, sem que hajam muitas surpresas e até ao momento tem resultado, todavia, com o decorrer da temporada, terá de dar minutos a jogadores menos utilizados e ir gerindo os seus habituais titulares sob pena de os forçar em demasia.

Como disse, a imprevisibilidade da “Copa do Mundo” ser a meio da temporada europeia torna tudo uma verdadeira incógnita e só o tempo irá dizer se foi ou não uma boa ideia disputar esta competição nesta altura.

Se formos pelo espetáculo que poderá vir a ser, acredito que tem tudo para ser dos melhores campeonatos do Mundo, apenas e só pelos jogadores, que acredito estejam no pico de forma, mas há tantos outros motivos que tornam esta competição numa verdadeira aberração que lançam uma nuvem escura sobre a maior e melhor festa do futebol…

Bruno Rocha
Bruno Rochahttp://www.bolanarede.pt
Licenciado em Ciências da Comunicação, é no jornalismo desportivo que o Bruno encontra a sua razão de viver. A paixão pelo futebol foi-lhe incutida desde cedo, tendo até tido passagens pelas escolas de formação do Sport Lisboa e Benfica. O desporto sempre fez parte do seu quotidiano e agora, fora de campo, segue atentamente a atualidade desportiva, nacional e internacional.

Subscreve!

Artigos Populares

Apresentação de Issa Doumbia no Sporting adiada: eis o motivo

Issa Doumbia era para ser oficializado pelo Sporting esta sexta-feira, mas questões burocráticas atrasaram a apresentação.

Bernardo Silva em negociações finais para reforçar o Barcelona

Bernardo Silva está em negociações finais para reforçar o Barcelona, num contrato válido por duas temporadas, com mais uma de opção.

Ricardo Silva é o novo treinador do Lusitânia de Lourosa

O treinador Ricardo Silva, de 43 anos, assina por uma temporada e sucede a Pedro Miguel, campeão da Liga 3 em 2024/2025.

PUB

Mais Artigos Populares

Nicolás Otamendi fechado no River Plate: já é conhecida a duração do contrato

Nicolás Otamendi deixou o Benfica no final da temporada e deverá assinar um contrato válido por 18 meses com o River Plate

Estrela da Amadora escreve comunicado sobre o (ainda) não licenciamento do clube

O Estrela da Amadora ainda não inscreveu a sua equipa principal na Primeira Liga, mas o prazo ainda se encontra aberto por alguns dias.

Sporting: Ricardo Mangas prepara-se para ser tema de mercado

Ricardo Mangas não entra nos planos do Sporting para a próxima temporada, mas ainda não existem propostas pelo jogador.