Os motivos pelos quais devíamos deixar de gostar de futebol

- Advertisement -

Depois de uma derrota dolorosa, mas não surpreendente, da nossa seleção nacional de futebol no Mundial, muitos foram os que, no calor do jogo e do triste final, disseram que “o que vale é que eu já não ligo a isto”. Dizem isto como quem diz “já não gosto de ti” à pessoa que mais amam depois de um arrufo.

A verdade é que já não devíamos ligar nada a isto. Porque isto já não é o futebol saudável e despreocupado que servia para conviver, agregar em vez de dividir, criar conflitos familiares, de amizade e financeiros. Ou seja, isto já não é futebol.

Eu sei que vou ser só mais um a escrever sobre isto, algo que todos sabem existir, mas que por interesse, preguiça ou impotência preferem menorizar dizendo “eles é que o ganham”, “quando não ganham têm que arranjar desculpa em algum lado” ou “em termos desportivos o governo não se pronunciará e deixará isso para as instâncias competentes”. E assim vai passando. Já nós, que gostamos disto (desculpem, gostávamos), vendo que ninguém quer fazer nada, como um grito de impotência, revolta e resignação vamos dizendo “Estou farto disto. Nunca mais vejo um jogo” (contando já no seu íntimo, os dias e as horas em que a sua equipa volta a jogar).

Portugal Seleção Nacional Mundial 2022
Fonte: FPF

Eu sei que isto são só filmes da cabeça de quem perde (segundo os que beneficiam… desculpem, os que ganham), mas lá se vai descobrindo porque é que está a jogar-se um Mundial a meio de uma época desportiva, onde, aparentemente, ninguém queria ir jogar, e mesmo onde, aparentemente, nem quem escolheu esse destino parecia convencido (deve ser tipo os que aparecem nas notícias muito incomodados com determinado comportamento de outra pessoa, em que o incomodo varia consoante o valor pedido ao “prevaricador”).

Acontece o mesmo filme em todas as investigações que decorrem a dirigentes e ex-dirigentes do futebol em Portugal e estrangeiro, e que, coincidentemente, só levam a detenção quando os mesmos deixam esse “desporto”.

O filme só parece mais real quando alguns atletas, que jogaram em clubes poderosos, habituados a ganhar competições consecutivas, vêm afirmar que “eles estão a querer dar o mundial à Argentina. Sei bem como as coisas funcionam que já ando nisto há muitos anos.” Eu concordo em tudo com essa afirmação, até porque também tenho visto as arbitragens que ele viu, assim como indícios de tudo o que aparenta saber passar-se nos bastidores. Se a afirmação viesse de quem nunca ganhou nada, poderíamos dizer que era apenas de alguém a desculpar-se do seu insucesso, mas veio de um dos jogadores mais “idosos” que jogou um mundial (experiencia não lhe falta e é com estes que devemos aprender), um dos mais titulados e com mais internacionalizações.

Portugal Cristiano Ronaldo
Fonte: Paulo Ladeira / Bola na Rede

A realidade é que a experiência dele não vem só dos jogos que disputou apenas na seleção, mas principalmente nos clubes, onde ganhou tantos e tantos títulos numa longa carreira no futebol. E a questão que se coloca é: tiveram alguma semelhança com o que está a imputar à Argentina? (pelo menos ele diz que sabe como funciona) Não é para mim, é para um amigo. Porque eu já nem ligo a isto do futebol.

E o que é que isto tem a ver com o Sporting? TUDO. (Sim sim, é só conversa de quem quer desculpar o próprio insucesso. Acreditem nisso que é mais confortável para os conformados.)

Uma coisa é certa, concordo com o que o experiente e conhecedor jogador disse e deu a entender. E é por isso que cada vez gosto menos disto, mas não o suficiente para o deixar “apodrecer” desta forma sem, pelo menos, mostrar a falta que me fará quando acabar.

Nuno Almeida
Nuno Almeidahttp://www.bolanarede.pt
Nascido no seio de uma família adepta de um clube rival, criou ligação ao Sporting através de amigos. Ainda que de um meio rural, onde era muito difícil ver jogos ao vivo do clube de coração, e em tempos de menos pujança futebolística, a vontade de ser Sporting foi crescendo, passando a defender com garras e dentes o Sporting Clube de Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Real Madrid pensa em antigo médio do Benfica

O Real Madrid mostra interesse em Enzo Fernández. Merengues pensam no médio argentino, caso tenham grandes saídas no verão.

Abel Ferreira após goleada: «Não há outra forma de estarmos próximos de ganhar se não jogarmos todos do mesmo lado»

Abel Ferreira falou aos jornalistas depois da goleada do Palmeiras no Brasileirão. Técnico português apela à união no clube.

Casemiro vai deixar o Manchester United no verão e há pretendente nos Estados Unidos

Casemiro tem pretendente nos Estados Unidos da América. LA Galaxy mostra interesse no médio do Manchester United.

Ruben Amorim quer manter silêncio até ao final da temporada: eis o motivo

Ruben Amorim ainda não falou desde que saiu do Manchester United. Técnico português quer manter silêncio até ao final da época.

PUB

Mais Artigos Populares

Jogador do Arsenal rejeita interesse do Real Madrid: «O Real Madrid tem jogadores de sobra para se sair bem»

Martin Zubimendi foi questionado quanto ao interesse do Real Madrid na sua contratação. Médio do Arsenal rejeitou possibilidade.

Besiktas continua a procurar substituto de Rafa Silva e pensa em extremo português

O Besiktas está interessado na contratação de Félix Correia. O extremo do Lille é visto pelos turcos como um importante reforço para o ataque.

Real Madrid tem internacional português como uma das prioridades para o mercado de verão

O Real Madrid já pensa no mercado de verão. Vitinha (PSG) e Kees Smit (AZ Alkmaar) são alvos dos merengues para a próxima janela de transferências.