Croácia 2-1 Marrocos: Terceiro lugar justo após luta intensa em campo

A CRÓNICA: DIZ-ME COMO ESTÁ MODRIC QUE EU DIGO COMO A CROÁCIA JOGA

As caminhadas fantásticas da Croácia, de Luka Modric, e de Marrocos, de Achraf Hakimi, terminaram com um merecido terceiro lugar para os croatas e um saudoso quarto lugar para a surpresa, Marrocos, neste Mundial 2022. Em campo, a Croácia apresentou-se com a clara ambição de conquistar o terceiro lugar, assumindo as despesas do jogo, contrastando com a atitude demonstrada em jogos anteriores, enquanto Marrocos não fugiu àquilo que mostrou durante todo o Mundial, jogando na expectativa, utilizando as bolas paradas e o contra-ataque rápido para ferir os seus adversários. A grande importância dada às bolas paradas, acaba por ser demonstrada com os dois primeiros golos a surgirem através da marcação de duas faltas.

A capacidade física do motor croata, Luka Modric, acaba por resumir bem aquilo que foi o jogo, quando este estava no auge, a Croácia assumiu o jogo, saindo a jogar a partir de trás, trocou a bola com critério e realizou ataques bem construídos. A meio da segunda parte, o cansaço demonstrado por Modric em conjunto com uma maior pressão marroquina, encostou a Croácia no seu meio-campo. Revertendo-se os papéis, a pobre definição de Marrocos não lhes permitiu aproveitar as duas oportunidades claras que tiveram, enquanto no lado croata surgem, Mislav Orsic e Dominik Livakovic, para manter a ameaça no ataque e a segurança na defesa que permitiram, à Croácia, conquistar o terceiro lugar do Campeonato do Mundo de 2022.

 

A FIGURA

Luka Modric e Mislav Orsic – A importância de Modric no jogo croata é tal, que os dois momentos de jogo da Croácia são influenciados diretamente com a capacidade física do mesmo. Em toda a primeira parte e início da segunda, quando Modric estava no topo de forma, a Croácia assumiu as despesas de jogo, trocava bem a bola, construía a partir de trás. Dada a quebra de Modric, a Croácia recua para o seu meio-campo e começa a apostar no contra-ataque rápido. A partir deste momento, surge Mislav Orsic como principal agitador e responsável pelas saídas mais perigosas da Croácia, em contra-ataque, foi também o marcador de um golo de bandeira que deu a vitória à seleção croata.

 

O FORA DE JOGO

Abdelhamid Sabiri – Grande parte do domínio croata deve-se ao espaço dado por Marrocos no seu meio-campo, a fraca exibição de Sabiri explica muito do que foi a existência desses espaços, nunca se conseguiu envolver no jogo tanto a defender como a atacar, acaba substituído ao intervalo.

 

ANÁLISE TÁTICA – CROÁCIA

A Croácia apresentou-se num 4-2-4 com Livakovic na baliza, Perisic, Gvardiol, Sutalo e Stanisic na defesa, Modric e Kovacic no meio-campo, e Orsic, Kramaric, Livaja e Majer no ataque. A defender assumiam um 4-4-2 com Orsic e Majer a descerem para a linha do meio-campo. A sair a jogar desde trás, Kovacic ou Modric desciam para o meio dos centrais dando critério à saída de bola, Kramaric posicionava-se entre linhas, facilitando a ligação do meio-campo com o ataque. Tanto Orsic como Majer protagonizaram movimentações para dentro, dando a linha a Perisic e Stanisic, a sobrecarga de jogadores na zona central, baralhou as marcações marroquinas criando espaço para combinações e trocas de bola rápidas dentro do meio-campo de Marrocos, acentuando o domínio croata no encontro.

11 INICIAL E PONTUAÇÕES

Dominik Livakovic (7)

Josip Stanisic (5)

Josko Gvardiol (7)

Josip Sutalo (5)

Ivan Perisic (6)

Lovro Majer (5)

Mateo Kovacic (7)

Luka Modric (7)

Mislav Orsic (8)

Andrej Kramaric (5)

Marko Livaja (4)

SUBS UTILIZADOS

Nikola Vlasic (5)

Bruno Petkovic (4)

Mario Pasalic (4)

Kristijan Jakic (-)

 

ANÁLISE TÁTICA – MARROCOS

Marrocos entra em campo num 4-3-3, com Bounou na baliza, Attiat-Allah, El Yamiq, Dari e Hakimi na defesa, Amrabat, Sabiri e El Khannouss no triângulo do meio-campo e Boufal, Ziyech e En Nesyri no ataque. Defendendo no seu meio-campo, a equipa marroquina confiou no contra-ataque rápido e nas bolas paradas para ferir a Croácia, o movimento atacante marroquino caracterizava-se, à direita, pela triangulação feita entre Hakimi, Ziyech e El Khannouss, seguido de Chair e, por fim, de Ounahi, com Hakimi a cortar para dentro, dando a linha a Ziyech, ficando o médio na cobertura às movimentações dos dois. À esquerda, Boufal cortava sempre para dentro dando a linha a Attiat-Allah, em ambos os casos, o objetivo era criar oportunidades de cruzamento para En Nesyri, visto que a Croácia fechou muito bem a zona central. O pouco espaço dado pela seleção croata fez com que Ziyech tentasse ganhar espaço através de trocas posicionais, chegando mesmo a recuar até perto da linha defensiva para conseguir pegar no jogo.

11 INICIAL E PONTUAÇÕES

Yassine Bounou (4)

Achraf Hakimi (6)

Jawad El Yamiq (5)

Achraf Dari (6)

Yahya Attiat-Allah (6)

Sofyan Amrabat (5)

Abdelhamid Sabiri (4)

Bilal El Khannouss (5)

Hakim Ziyech (7)

Sofiane Boufal (5)

Youssef En Nesyri (6)

SUBS UTILIZADOS

Ilias Chair (5)

Azzedine Ounahi (6)

Badr Benoun (5)

Anass Zaroury (5)

Selim Amallah (4)

João Magalhães
João Magalhães
Desde pequeno a seguir Futebol, Fórmula 1 e MotoGP, apaixonado pelo desporto, com Licenciatura em Gestão do Desporto e com o grau um de Treinador de Futebol. Ambicioso, lutador e sempre com vontade de saber mais, espera tornar o desporto mais simples e ainda mais interessante para os seus leitores.

Subscreve!

Artigos Populares

Pedro Gonçalves renova com o Sporting até 2030

O Sporting anunciou durante esta segunda-feira a renovação de Pedro Gonçalves, que se mantém ligado aos leões até 2030.

Académico de Viseu demite Sérgio Vieira e avança por Daniel Sousa

O Académico de Viseu anunciou durante esta segunda-feira a saída de Sérgio Vieira. Daniel Sousa está a ser desejado para a sucessão.

Duelo também fora das 4 linhas: FC Porto e Benfica disputam jovem promessa brasileira

O FC Porto e o Benfica são dois dos emblemas que estão interessados em Wallace Yan, jogador que representa o Flamengo.

Ainda te lembras de Raúl de Tomás? Jogador voltou a marcar 342 dias depois

Raúl de Tomás está longe de viver o seu melhor momento na carreira. O jogador estreou-se a marcar pelo Al Wakrah.

PUB

Mais Artigos Populares

Jogador do Sporting cresce na equipa B para Rui Borges ver

Salvador Blopa é um dos jogadores mais promissores do Sporting. O ala somou uma assistência na partida frente ao Leixões, pelos B's.

UEFA aprova jogos da La Liga e Serie A no estrangeiro

A UEFA autorizou a realização do Villarreal x Barcelona em Miami e AC Milan x Como em Perth, mas sublinhou que estas decisões não devem ser vistas como precedentes para outros jogos fora do país.

Sporting: Rui Borges pode sorrir com notícia desta segunda-feira

Maxi Araújo não faz parte dos convocados dos próximos compromissos do Uruguai, mantendo-se nos trabalhos do Sporting.