Desperdício | FC Porto

A revalidação do título de campeão nacional é, cada vez mais, uma miragem para o FC Porto. Apenas uma segunda volta imaculada poderá reverter o dano provocado por uma primeira metade de temporada demasiado titubeante.

No estádio do Jamor, frente ao Casa Pia AC, o FC Porto empatou um jogo no qual, por várias razões, não podia perder pontos. Depois do SL Benfica ter regressado ao campeonato, pós-mundial, com uma derrota estrondosa em Braga, do caso Enzo estar a assombrar o dia-a-dia das águias e na antecâmara do derby da capital, era fundamental desportiva e animicamente manter a pressão sobre um líder que, pela primeira vez desde o início da época, mostra sinais de fraqueza.

Os azuis e brancos entraram mal no jogo, deram uma parte de avanço ao seu oponente e, na segunda, em superioridade numérica, foram incapazes de desfazer o nulo. Poder-se-á dizer que os campeões nacionais criaram oportunidades suficientes para vencer a partida e que apenas por ineficácia na finalização empataram o jogo. Parece-me que, uma vez mais, é uma explicação demasiado simplista para o sucedido.

Como em vários jogos na presente temporada, faltou discernimento e critério. O FC Porto deixou pontos em Vila do Conde, no Estoril, nos Açores e, agora, no Jamor.

São demasiados pontos para uma equipa que luta pelo título e que tem como rival uma equipa que raramente vacila. Não deixa de ser inexplicável que sempre que as equipas de Sérgio Conceição estão na perseguição do bicampeonato sejam mais permeáveis a este tipo de situações. É algo que deve fazer a equipa técnica e os responsáveis azuis e brancos refletir.

Liga Europa FC Porto
Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

Voltou a abrir-se um grande fosso pontual para o Benfica e, por isso, o FC Porto está totalmente dependente daquilo que os encarnados sejam ou não capazes de fazer até ao final do campeonato. Resta esperar que a equipa de Roger Schmidt sucumba na segunda volta e garantir que acaba o desperdício. Se a equipa não for capaz de se restabelecer emocionalmente e começar a lidar melhor com a pressão de uma margem de erro nula, de nada valerão eventuais percalços que o SL Benfica venha a ter.

A próxima jornada pode ser determinante. O Sporting CP, também a fazer um campeonato abaixo das expectativas, visita o Estádio da Luz e acende-se a esperança de que possa retirar pontos ao líder. Se tal suceder, caberá ao FC Porto aproveitar essa e eventuais futuras ocasiões para se ir aproximando do topo da tabela.

Até agora, tem sido um festival de desperdício.

Bernardo Lobo Xavier
Bernardo Lobo Xavierhttp://www.bolanarede.pt
Fervoroso adepto do futebol que é, desde o berço, a sua grande paixão. Seja no ecrã de um computador a jogar Football Manager, num sintético a jogar com amigos ou, outrora, como praticante federado ou nos fins-de-semana passados no sofá a ver a Sporttv, anda sempre de braço dado com o desporto rei. Adepto e sócio do FC Porto e presença assídua no Estádio do Dragão. Lá fora sofre, desde tenra idade, pelo FC Barcelona. Guarda, ainda, um carinho muito especial pela Académica de Coimbra, clube do seu pai e da sua terra natal. De entre outros gostos destacam-se o fantástico campeonato norte-americano de basquetebol (NBA) e o circuito mundial de ténis, desporto do qual chegou, também, a ser praticante.

Subscreve!

Artigos Populares

Fotis Ioannidis é o principal candidato a render Conrad Harder no Sporting

O Sporting vai ao mercado face a possível saída de Conrad Harder. Fotis Ioannidis é o principal candidato a rumar a Alvalade.

Nottingham Forest pensa em despedir Nuno Espírito Santo

Há tensão entre Nuno Espírito Santo e a direção do Nottingham Forest. Técnico português pode vir a ser despedido este verão.

Nemanja Matic já tem destino confirmado e vai regressar à Serie A

Nemanja Matic já tem novo clube confirmado. Internacional sérvio vai regressar à Serie A para reforçar o Sassuolo.

EuroBasket 2025: Já são conhecidos os 12 convocados finais de Portugal e quem fica de fora

Portugal vai participar no EuroBasket 2025. Selecionador Nacional Mário Gomes revela que Ricardo Monteiro está fora da fase final.

PUB

Mais Artigos Populares

FC Porto rejeita proposta vinda da La Liga por Zé Pedro

Zé Pedro está a ser pretendido na La Liga. FC Porto rejeitou uma proposta de empréstimo pelo defesa-central de 28 anos.

Sporting vai emprestar Diogo Travassos e está em conversações com clube da Primeira Liga

O Moreirense está em conversações com o Sporting para assegurar Diogo Travassos. Há ainda detalhes por acertar quanto à cedência.

Benfica tenciona renovar contrato de Kerem Akturkoglu

O Benfica quer agora renovar o contrato de Kerem Akturkoglu. Extremo turco deve afinal continuar na Luz em vez de rumar ao Fenerbahçe.