(bi)Pular na tabela com personalidade | Sporting CP x FC Vizela

- Advertisement -
Primeira Liga, 17.ª Jornada: sexta-feira, 21:15h, 20 de janeiro de 2023

ANTEVISÃO: SEM HAMLETES, NÃO HÁ BANHOS TERMAIS NEM PASTÉIS DE BELÉM

Vencer em 2023 ou não vencer? Eis a questão que esperamos ver resolvida pelo Sporting CP, com o cuidado símile àquele que é depositado no aconchegar de uma quantidade de ovos que superlota o espaço existente na junção das palmas das mãos. 

Tempo para os factos. Rúben Amorspeare ainda não encontrou as melhores Hamletes para triunfar no ano que corre. A profundidade do dilema acima descrito ainda conhece mais alguns quilómetros: qual a estratégia que poderá ser utilizada para desmontar a belíssima e secular organização romana de um município que respira História?

O crescimento de tulipas no Parque Natural da cidade tem sido supervisionado pelos espectadores de futebol dada a prestação – até à data – serena e disciplinada na prova maior em Portugal. Em 90 minutos, toda a gente ficará a saber quem aproveitou as propriedades terapêuticas do termalismo das águas de Vizela e quem não conseguiu curar reumatismos ou dermatites agudas. No final, pode haver pastéis de Belém quentinhos. Ou Bolinhol fresquinho.

10 DADOS RÁPIDOS

  1. O FC Vizela nunca venceu o Sporting CP;
  2. A maior vitória do Sporting CP sobre o emblema nortenho remonta à temporada 1984/1985;
  3. Em oito confrontos, os leões apontaram 25 tentos: média de 3,13 golos por partida;
  4. Talocha foi o autor do último golo do FC Vizela ao Sporting CP, em dezembro de 2014.
  5. Pedro Gonçalves e Héldon, ambos jogadores do Sporting CP, são os jogadores com mais remates certeiros no confronto: três;
  6. Nuno Moreira e Tomás Silva reencontram o clube de formação, caso completem minutos.
  7. O FC Vizela é a segunda equipa do com mais amarelos exibidos na competição: 60;
  8. Osmajic é o artilheiro da equipa vizelense no campeonato: quatro golos apontados;
  9. Em 2021/2022, à 17ª jornada, o FC Vizela somava 16 pontos, menos cinco do que na presente edição;
  10. Mesmo em caso de vitória, o Sporting CP apresenta o pior registo de pontos somados sob a liderança de Rúben Amorim.

JOGADORES A TER EM CONTA

Ugarte Sporting sportinguistas
Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

Manuel Ugarte – todas as observações realizadas neste pequeno escrevinhar contém informação já adquirida – pelo menos, parto desse pressuposto – sobre o médio uruguaio. O menino de 21 anos agiganta-se em qualquer relvado, dentro ou fora do país. Na passada jornada, no Estádio da Luz, demonstrou a razão pela qual é o médio com mais potencial do futebol português, a par de Enzo Fernandéz. A equação Ugarte dá-se pela seguinte fórmula: poço de força + segurança defensiva + qualidade na condução de bola + capacidade de reação à perda da posse.

Kiko Bondoso
Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

Kiko Bondoso – Não menosprezando o FC Vizela, o motor da equipa minhota já merecia o salto para uma equipa de maior envergadura. A qualidade individual e as ações com bola conferem-lhe o destaque. Nos duelos com os defesas adversários, o extremo raramente dá um lance por perdido. Como se não bastasse, face à velocidade que o distingue, ultrapassa, ludibria e engana-os como quem tira guloseimas do bolso das crianças. Ao cocktail, junta-se ainda um xarope de sentido de baliza e oportunidade de golo. Como é que ainda ninguém reparou nele? Deve ser pela baixa estatura, com certeza…

XI´s PROVÁVEIS

Sporting CP: Adán; G. Inácio, S. Coates e M.Reis; N. Santos; P.Porro, M Ugarte, P. Gonçalves e N. Santos; F. Trincão, M. Edwards e Paulinho.

Treinador: Rúben Amorim

«É uma equipa que está muito tranquila, mudou de treinador, implementou as suas ideias. A pressão está do nosso lado, jogamos em casa e temos de voltar a não sofrer golos contra uma equipa que marca muitos. Vai ser um bom desafio e estamos preparados».

FC Vizela: Buntic; Igor Julião, Bruno Wilson, Anderson Jesus e Kiki Afonso; Claudemir, Raphael Guzzo e Samu Silva; Kiko Bondoso, Milutin Osmajic, Nuno Moreira.

Treinador: António Tulipa

«Queremos não ceder espaço ao adversário a defender, mas, quando tivermos a bola, estar preparados para atacar. Não vamos a Alvalade fazer uma partida somente a pensar em proteger a nossa baliza. Queremos fazer um jogo total, ‘ferindo’ o adversário».

PREVISÃO DE RESULTADO: Sporting CP 3-1 FC Vizela
Romão Rodrigues
Romão Rodrigueshttp://www.bolanarede.pt
Em primeira mão, a informação que considera útil: cruza pensamentos, cabeceia análises sobre futebol e tenta marcar opiniões sobre o universo que o rege. Depois, o que considera acessório: Romão Rodrigues, estudante universitário e apaixonado pelas Letras.                                                                                                                                                 O Romão escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Surreal: conferência de imprensa cancelada em Espanha porque nenhum jornalista apareceu

A Real Sociedad B enfrenta no sábado o Andorra e nenhum meio de comunicação marcou presença antevisão do técnico dos bascos.

Cristóvão Carvalho promete revolução: «Vou comprar os direitos televisivos de todos os outros clubes em Portugal»

Cristóvão Carvalho apresentou a sua ideia para a centralização dos direitos televisivos em Portugal. Candidato quer que seja o Benfica a comprar os direitos.

André Villas-Boas propôs Supertaça Ibérica: evento já foi jogado em 2022 e o Benfica perdeu

André Villas-Boas propôs a criação de uma Supertaça Ibérica. Benfica e Sevilha já disputaram um duelo com esse nome, mas sem carácter oficial.

Kylian Mbappé sai em defesa de Lamine Yamal: «Têm de o deixar em paz»

Kylian Mbappé deixou elogios a Lamine Yamal, assumindo que devem dar espaço ao internacional espanhol.

PUB

Mais Artigos Populares

Pedro Caixinha e relação com Neymar no Santos: «Desenvolvemos uma boa empatia»

O Bola na Rede está presente no Portugal Football Summit. Pedro Caixinha falou da experiência de treinar Neymar no Santos.

Leonardo Jardim destaca diferenças no futebol brasileiro: «Não é por acaso que 19 treinadores já foram despedidos no Brasileirão este ano»

O Bola na Rede está presente no Portugal Football Summit. Leonardo Jardim falou das perceções no futebol brasileiro e no Brasileirão.

André Villas-Boas destaca desafios do futebol português e lamenta pouca operacionalização do VAR: «É uma das maiores vergonhas que podemos enfrentar»

O Bola na Rede está presente no Portugal Football Summit. André Villas-Boas, o presidente do FC Porto, falou em conferência.