Água mole em pedra dura | FC Porto x Académico de Viseu FC

    Taça da Liga, Meia-final: quarta-feira, 19:45h, 25 de janeiro de 2023

    ANTEVISÃO: FC PORTO TENTA CONQUISTA DA TAÇA DA LIGA PELA ENÉSIMA VEZ

    O jogo desta quarta-feira, em Leiria, que irá opor o FC Porto ao Académico de Viseu FC será, apesar de a contar para a Taça da Liga, de extrema importância para o FC Porto.

    Isto porque o FC Porto persegue, há anos, e com maior foco e sagacidade desde que Sérgio Conceição assumiu os destinos da equipa, o objetivo de inscrever o seu nome como vencedor da única prova do panorama nacional que nunca conquistou.

    Para além disso, numa época em que o campeonato se tem complicado devido a erros de palmatória e a um adversário muito regular, esta Final Four representa, para o FC Porto, a chance de garantir mais um título, depois da conquista da Supertaça no começo da época.

    A maioria dos adeptos portistas já estará a pensar numa possível final frente ao Sporting CP, mas o histórico azul e branco na competição e a campanha que os viseenses, desde a chegada de Jorge Costa ao cargo, têm protagonizado aconselham cautelas e foco.

    O FC Porto é favorito e está obrigado a confirmar esse mesmo favoritismo quando, por volta das 19h45, soar o apito inicial da partida. A essa hora já será conhecido o resultado da primeira meia-final e já estará definido o primeiro finalista.

    Aconteça o que acontecer na noite anterior, a vitória será de capital importância. Seja no sentido de conseguir uma imperativa presença na final ou para evitar a pressão adicional que uma eliminação frente a uma equipa de um escalão inferior pode trazer.

    O jogo dependerá sempre mais daquilo que o FC Porto seja capaz de fazer, do ritmo que conseguir impor e da concentração, disciplina, abnegação e qualidade que for capaz de impor no seu jogo. No entanto, convém não desvalorizar um Académico de Viseu que nada tem a perder e que é, neste momento, uma das equipas em melhor forma e a praticar melhor futebol na segunda divisão do nosso futebol.

    Não esquecer, também, que o Académico de Viseu será, também, adversário do FC Porto nos quartos de final da Taça de Portugal. A presença em fases adiantadas em provas a eliminar e a recuperação que têm protagonizado na Liga 2, atestam bem a qualidade do trabalho da equipa e do seu treinador.

    Para o FC Porto e para Sérgio Conceição será a enésima tentativa de conquista da única prova nacional que falta ao currículo do técnico e ao palmarés do clube.

    Lá diz o ditado: Água mole em pedra dura…

    10 DADOS RÁPIDOS

    1. O jogo desta quarta-feira o é o 14.º entre as duas equipas
    2. Da última vez que se defrontaram, o FC bateu o Académico de Viseu por 3-0
    3. Nos 13 jogos anteriores, os viseenses nunca foram capazes de bater os dragões. O melhor que conseguiram foram dois empates
    4. O FC Porto é o atual 3.º classificado do campeonato. O Académico de Viseu, por seu turno, está na 5ª posição da tabela da Liga 2
    5. Nos embates entre as duas equipas marcaram-se, até à data, 44 golos. 39 marcados pelo FC Porto e cinco pelo Académico de Viseu
    6. É o 3.º jogo de Sérgio Conceição, enquanto treinador do FC Porto, frente ao Académico
    7. Nos dois jogos anteriores, o treinador portista venceu um e empatou outro
    8. Jorge Costa e Sérgio Conceição foram, enquanto jogadores, companheiros de equipa no FC Porto e na seleção nacional
    9. É a primeira vez que as duas equipas se defrontam em campo neutro
    10. O melhor marcador em embates entre as duas equipas é Fernando Gomes, com sete golos

    JOGADORES A TER EM CONTA

    Galeno FC Porto
    Fonte: DIogo Cardoso/BnR

    Wanderson Galeno É, por esta altura, o jogador mais entusiasmante do plantel do FC Porto. Apesar de muitas vezes perdulário ou inconsequente, tem sido pela sua velocidade (com e sem bola) e pelos desequilíbrios que cria que os azuis e brancos têm sido mais capazes de ferir as equipas contrárias.

    André Clóvis Académico Viseu FC Porto
    Fonte: Paulo Ladeira/Bola na Rede

    André Clóvis – Toda a equipa do Académico de Viseu tem vindo a fazer uma temporada de bom nível. À frente da baliza, tem sido André Clovis, brasileiro já com alguma história no futebol português, a fazer a diferença. Leva 14 golos na Liga 2 e é a grande esperança viseense.

    XI´s PROVÁVEIS

    FC Porto (4x4x2): Cláudio Ramos, João Mário, Fábio Cardoso, Marcano, Wendel; Grujic, Uribe, Otávio, e Galeno; Toni Martínez e Taremi

    Treinador: Sérgio Conceição

    «O jogo com o Académico foi preparado exatamente da mesma forma que os jogos da Liga dos Campeões. Claro que com nuances e estratégias diferentes, mas isso é demonstrativo do respeito pelo nosso adversário de amanhã. Se correr mal não podemos recuperar, porque seremos eliminados».

    AV (4x3x3): Gril; André Almeida, Arthur Chaves, Rafael Bandeira, Igor Milioransa; Soufiane Messeguem, Famana Quizera, Christophe Nduwarugira; Jonathan Rubio, Gauthier Ott e André Clovis.

    Treinador: Jorge Costa

    «Oportunidade enorme dentro do nosso projeto e claramente este não era o nosso objetivo, mas esta participação na Final Four é a cerejinha no topo do bolo. É a oportunidade para promovermos os jogadores, para jogarmos a um nível que ainda não nos aconteceu esta época, para percebermos se temos essa capacidade e, acima de tudo, para fazermos as coisas bem feitas».

    PREVISÃO DE RESULTADO: FC Porto 3-1 Académico de Viseu FC
    - Advertisement - Betclic Advertisement

    Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

    Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

    Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

    • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
    • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
    • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
    • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

    Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

    Subscreve!

    PUB

    Artigos Populares

    José Mourinho provocado por jornalista após derrota do Fenerbahçe: «Estás a falar a sério ou a gozar?»

    José Mourinho foi provocado por um jornalista turco, após a derrota do Fenerbahçe frente ao Galatasaray. O técnico português foi confrontado à saída do estádio.

    Os 3 pontos antes do Sporting x AVS SAD | Rugidos insaciáveis

    O Sporting defronta o AVS SAD na 6ª jornada da Liga Betclic. Consulta a antevisão, os jogadores em destaque e os onzes prováveis.

    Moreirense e Famalicão empatam para a Primeira Liga

    O Moreirense e o Famalicão empataram a zero durante a noite deste sábado, em jogo relativo à sexta jornada da Primeira Liga.

    Marítimo eliminado da Taça de Portugal pelo Pevidém: eis os resultados deste sábado

    O Marítimo foi eliminado este sábado da Taça de Portugal, ao perder com o Pevidém, equipa que milita no Campeonato de Portugal.

    PSG tropeça frente ao Reims mas João Neves faz assistência

    O PSG não foi além de um empate frente ao Reims, num desafio que era válido pela quinta jornada da Ligue 1.
    Bernardo Lobo Xavier
    Bernardo Lobo Xavierhttp://www.bolanarede.pt
    Fervoroso adepto do futebol que é, desde o berço, a sua grande paixão. Seja no ecrã de um computador a jogar Football Manager, num sintético a jogar com amigos ou, outrora, como praticante federado ou nos fins-de-semana passados no sofá a ver a Sporttv, anda sempre de braço dado com o desporto rei. Adepto e sócio do FC Porto e presença assídua no Estádio do Dragão. Lá fora sofre, desde tenra idade, pelo FC Barcelona. Guarda, ainda, um carinho muito especial pela Académica de Coimbra, clube do seu pai e da sua terra natal. De entre outros gostos destacam-se o fantástico campeonato norte-americano de basquetebol (NBA) e o circuito mundial de ténis, desporto do qual chegou, também, a ser praticante.