
TRIBUNA VIP é um espaço do BnR dedicado à opinião de cronistas de referência para escreverem sobre os diversos temas da atualidade desportiva.
O MUNDIAL DE CLUBES CHEGOU
E aí está o segundo objetivo da época para o Flamengo de Vítor Pereira: O Mundial de Clubes! Depois de perder a Supercopa do Brasil, primeiro objetivo da época, para o Palmeiras de Abel Ferreira, o Flamengo enfrenta os sauditas do Al-Hilal nas meias-finais da prova.
Vítor Pereira chegou ao Flamengo de forma surpreendente e polémica, mas a pressão é gigante, até pelo facto de serem os atuais detentores da Libertadores e da Copa do Brasil. O início de época não tem sido brilhante e, apesar de não ser favorito neste Mundial de Clubes, a pressão para um bom desempenho é muito grande.
O Flamengo é, na minha opinião, o melhor plantel do futebol brasileiro e de toda a América Latina, mas a gestão do mesmo é sempre uma “dor de cabeça” para todos os treinadores e Arturo Vidal mostrou, recentemente, os problemas com que Vítor Pereira terá de lidar. O Al-Hilal, adversário nas meias-finais, conta no seu plantel com vários “velhos” conhecidos do Futebol Português: Moussa Marega, Andre Carrillo e Luciano Vietto. Acredito num jogo equilibrado, mas o Flamengo tem mais qualidade individual e coletiva.
O Flamengo perdeu um dos seus jogadores mais importes para os Wolves, João Gomes, e “recuperou” Gerson ao Marselha, mas são jogadores de características diferentes. Por isso, para deixar todo o talento ofensivo em campo (Arrascaeta, Everton Ribeiro, Gabriel e Pedro) é preciso manter os equilíbrios e a intensidade no meio-campo e, nesse aspeto, João Gomes era preponderante. Acredito que a procura deste equilíbrio seja o maior desafio, nesta fase, para Vítor Pereira. O desempenho neste Mundial vai aliviar ou intensificar a pressão sobre o treinador português.
Ouve também AQUI o último episódio do podcast Papo de Bola sobre o Mundial de Clubes.
Artigo de opinião de Luís Pinto Coelho,
comentador Bola na Rede TV e Rádio Observador