📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

A mudança no scouting em Portugal: do futebol sul-americano ao nórdico

- Advertisement -

A tendência está a mudar lentamente. O mercado sul-americano contínua a ser apetecível, mas também muito procurado, o que tem aumentado em alta escala o valor a pagar por alguns dos craques dos países latinos. No futebol português, a procura de talento além-fronteiras é um hábito que nunca se vai perder, e o mercado sul-americano sempre foi o maior viveiro de abastecimento do nosso Portugal. No entanto, este paradigma está a mudar aos poucos, muito por influência de treinadores e dirigentes estrangeiros, que trazem esta frescura necessária para que os grandes clubes portugueses sejam capazes de alargar horizontes, e exponenciar talentos que possam render muito desportivamente mas, essencialmente, financeiramente.

Os mercados nórdicos surgem agora como grande tendência no que toca à observação e identificação de talento, com jovens de grande potencial a emergirem todos os anos, e que permitem investimentos bem mais baixos do que outros mercados, para além de trazerem jogadores com outra visão daquilo que é o futebol e a sua própria progressão dentro do desporto rei, porque não ligam tanto aos aspetos financeiros, e procuram sim o sucesso desportivo. O nosso campeonato é visto pelos jovens nórdicos, e mesmo pelos jovens estrangeiros a jogar nos países nórdicos, como um trampolim para outras realidades, porque lhes permite amadurecer todas as competências que têm, para além de terem a hipótese de ganhar títulos e jogar nas maiores competições europeias. 

Na minha opinião, os clubes portugueses são exímios a atacar o mercado. Muito se fala em relação ao nosso futebol, mal ou bem, mas na maior parte das vezes mal, na capacidade das equipas portuguesas de abordar o mercado, de encontrar jovens jogadores “lá fora”, ou de trazer jogadores mais experientes. O que é certo é que o nosso país, e os nossos profissionais, são demasiado competentes para ouvir certas críticas, porque entendem na perfeição onde devem de procurar o talento, qual a realidade em que estão inseridos e quais são as próprias expectativas dos jogadores estrangeiros. O processo de identificar, avaliar e contratar um jogador tem sido feito de forma muito eficaz, e de forma muito rápida também.

Bernardo Santos
Bernardo Santoshttp://www.bolanarede.pt
O Bernardo é Licenciado em Relações Públicas e quase mestre em Jornalismo. É um comunicador nato, que transporta para o futebol a mesma simpatia e alegria que tem em viver.

Subscreve!

Artigos Populares

Foi um elemento fundamental para José Mourinho no Fenerbahçe e pode estar a caminho da Serie A

O Fenerbahçe pode vir a perder Milan Skriniar. O defesa-central eslovaco de 30 anos está na lista de potenciais reforços do AC Milan.

Corinthians rejeita proposta de 6 milhões de euros do AC Milan por antigo jogador do Chaves

O Corinthians não aceitou uma proposta de seis milhões de euros, mais dois milhões em bónus, por Hugo Souza. O interesse é do AC Milan.

O Celtic de Wilfried Nancy: À quinta foi de vez!

Veio tarde e quase fora de horas a primeira afirmação de Wilfried Nancy como novo treinador dos católicos do Celtic Glasgow.

Faz sentido o Benfica pensar em Rafa Silva?

Desde problemas de foro psicológico até desentendimentos com o treinador, Rafa tem se tornado numa persona non grata dentro do clube turco.

PUB

Mais Artigos Populares

Ex-Benfica Dean Saunders elogia José Mourinho: «Ele é um génio, sabe como ganhar jogos de futebol e impedir que boas equipas joguem bem contra...

O antigo avançado do Benfica, Dean Saunders, fez uma avaliação sobre José Mourinho. O antigo internacional galês deixou vários elogios para o técnico dos encarnados.

Confirmado: Manchester United de Ruben Amorim quer Rúben Neves e já há contactos a decorrer

O Manchester United de Ruben Amorim está interessado em Rúben Neves. O clube da Premier League está em contactos para saber a viabilidade do negócio já em janeiro.

Vitinha abre porta a um regresso ao FC Porto no futuro: «Gos­tava imenso de vol­tar a jogar com esta cami­sola»

Vitinha assumiu que pretende voltar a jogar pelo FC Porto no futuro. O médio internacional português tem estado em destaque no PSG.