Fedor Emelianenko, uma das lendas dos desportos de combate, despede-se do MMA

- Advertisement -

O russo Fedor Emelianenko despediu-se do MMA com uma derrota para o americano Ryan Bader. A luta, que valia o cinturão dos pesos-pesados do Bellator, terminou ainda no primeiro round, com o “Último Imperador” sofrendo KO técnico. Aos 46 anos, porém, teve tempo para construir um dos legados mais importantes das Artes Marciais Mistas. Para muitos, Emelianenko é o maior de todos os tempos. Será que outros lutadores já conseguiram ou poderão superá-lo? Quem gosta de fazer previsões desportivas pode aproveitar o Código Promocional 1xBet para dar os seus palpites.

Há muitos fãs de MMA que acreditam que, embora Fedor Emelianenko seja um dos maiores de todos os tempos, não pode ser considerado o melhor por não ter lutado no UFC. De todo modo, ele fez história no Pride, organização que reunia os principais lutadores das Artes Marciais Mistas no início dos anos 2000.

E não foram poucos os grandes lutadores que ele derrotou – alguns deles, mais tarde, também fariam história no UFC. Entre as vítimas de Emelianenko estão Rodrigo Minotauro, Mirko Cro Cop, Mark Hunt, Rampage Jackson, Mark Coleman, Kevin Randleman, entre tantos outros. Poucos nomes despertaram tanto pavor nos adversários quanto Fedor Emelianenko. Quando o russo de expressão serena entrava na jaula, os rivais já sabiam que estavam em apuros.

Ao longo de sua carreira, Emelianenko obteve 40 vitórias e sofreu apenas sete derrotas. E merece destaque o fato de o russo só ter sofrido sua segunda derrota quando já tinha 33 anos; ou seja, não estava mais no seu auge físico. Até então, ele só havia sido derrotado uma vez – e por um golpe de sorte.

Isso aconteceu em 2000, em evento do Rings, realizado em Osaka, no Japão. Na ocasião, Emelianenko enfrentou o japonês Tsuyoshi Kohsaka, que aos 17 segundos de luta, desferiu um soco no russo, fazendo seu olho direito sangrar. Os médicos não conseguiram controlar o sangue e a luta precisou ser interrompida.

Cinco anos mais tarde, Emelianenko e Kohsaka voltaram a se enfrentar, e o russo não teve problemas para vencer o japonês. A vitória veio por nocaute técnico no terceiro round. Tudo indica que Fedor Emelianenko teria chegado invicto aos 33 anos, caso os médicos tivessem conseguido estancar seu sangramento na primeira luta entre ambos.

De todo modo, em mais de duas décadas como lutador profissional, o russo sofreu apenas sete derrotas. E o seu legado é apreciado até por outras lendas do desporto. Após sua derrota para Bader, alguns dos principais nomes da história do MMA entraram no cage para homenagear Emelianenko. Chuck Liddell, Rampage Jackson e o brasileiro Royce Gracie foram alguns deles. Tudo isso mostra a importância do russo não apenas para as Artes Marciais Mistas, mas para o desporto mundial.

Mário Cagica Oliveira
Mário Cagica Oliveirahttp://www.bolanarede.pt
O Mário é o fundador e diretor-geral do Bola na Rede. É também comentador de Desporto na DAZN, SIC e Rádio Observador e professor universitário.

Subscreve!

Artigos Populares

João Henriques: «Infelizmente é o primeiro e o último da época para o Antoine, com toda a certeza»

João Henriques já reagiu ao desfecho do Sporting x AVS SAD. Equipa da Vila das Aves foi eliminada nos quartos de final da Taça de Portugal.

Rui Borges elogia jogador do Sporting: «Terá um futuro risonho»

Rui Borges já reagiu ao desfecho do Sporting x AVS SAD. Leões ganharam e seguiram em frente na Taça de Portugal.

Luis Guilherme: «Muito feliz por ter marcado pela primeira vez»

JOGADOR SPORTING já reagiu ao desfecho do Sporting x AVS SAD. Leões ganharam e seguiram em frente na Taça de Portugal.

Pedro Lima: «O Antoine acabou de chegar, estava a fazer um bom jogo. É orar para ter uma boa recuperação»

Pedro Lima reagiu ao desfecho do Sporting x AVS SAD. Equipa da Vila das Aves foi eliminada nos quartos de final da Taça de Portugal.

PUB

Mais Artigos Populares

Sporting elimina AVS SAD no prolongamento e vai enfrentar FC Porto nas meias-finais da Taça de Portugal

O Sporting venceu o AVS SAD por 3-2 e qualificou-se para as meias-finais da Taça de Portugal. Leões vão enfrentar o FC Porto.

João Henriques não pode substituir Antoine Baroan no tempo regular mas realizou alteração no prolongamento: eis a justificação

João Henriques teve que esperar pelo prolongamento para substituir Antoine Baroan durante a partida entre o AVS SAD e o Sporting.

Chelsea e Newcastle United de olho em ponta de lança da Serie A

O Chelsea e o Newcastle United estão interessados na contratação de Dusan Vlahovic, ponta de lança que representa a Juventus.