
UEFA Champions League, oitavos de final, 20:00, quarta-feira, 21 de fevereiro de 2023
ANTEVISÃO: COMEÇAR FORA PODE SER UM FATOR A FAVOR DO FC PORTO
Duas equipas que chegam em grande forma para a primeira mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões. De salientar, que a Inter de Milão nos últimos 11 jogos, após o mundial, apenas perdeu uma vez e empatou outras duas. A fase do FC Porto é igualmente boa, e até melhor, para os azuis e brancos que já levam 22 jogos sem perder, sendo que 19 deles, venceu.
A equipa de Sérgio Conceição tem um objetivo claro que é chegar o mais longe possível na competição milionário, algo que até ao momento, ainda não aconteceu, tendo apenas uns quartos de final na “conta”, apesar das grandes exibições em épocas anteriores. Do outro lado, os visitados, têm um dos melhores plantéis de Itália e do mundo que apesar de não ser uma equipa goleadora, consegue criar muito perigo com a sua mobilidade no último terço, e defensivamente são muito eficazes e pode ser um quebra-cabeça para os avançados dos azuis e brancos desbloquearem o setor mais recuado da equipa de Simeone Inzaghi.
Perspetiva-se um duelo equilibrado e super intenso, pois são duas equipas muito aguerridas nas suas formas de jogar. Um FC Porto que nestes momentos se transcende, com um futebol muito agressivo, no bom sentido da palavra, com e sem bola, e os nerazzurri que têm características idênticas, mas que em competições europeias, principalmente na Liga dos Campeões, não costumam estar no seu melhor nível, havendo já cinco anos que não passam desta fase, sendo que três desses, nem ao “mata-mata” chegou.
10 DADOS RÁPIDOS
- Ambas as equipas já se defrontaram quatro vezes, com os italianos a subrepoerem-se com duas vitórias (50%), um empate (25%) e o FC Porto apenas venceu uma vez (25%).
- Os dragões marcaram cinco golos contra os nerazzurri e sofreram seis tentos.
- Em sentido inverso, a Inter de Milão marcou em seis ocasiões e sofreu em outras cinco.
- O FC Porto nunca venceu em casa da Inter.
- Em contrapartida, o Inter também nunca venceu na casa dos portistas.
- À chegada para este duelo a Inter não perde há cinco jogos.
- Os comandados por Sérgio Conceição registam a impressionante marca de 22 jogos sem perder.
- Os azuis e brancos venceram os últimos 10 jogos.
- Ambas as equipas venceram um troféu no mês de janeiro.
- Todos os jogos disputados, até ao momento, entre o FC Porto e a Inter foram para a Liga dos Campeões.
JOGADORES A TER EM CONTA
Lautaro Martinez (Inter de Milão): A sua potência e o seu poder de finalização tornam-no um dos avançados mais difíceis de marcar, além disso, vive um momento de forma muito interessante após um mundial conturbado a nível individual, tendo já leva oito golos em 11 jogos após regressar do Mundial do Qatar.

Pepê (FC Porto): Na ausência de vários “titulares”, assumiu a batuta e é o destaque do FC Porto nos últimos jogos. A sua variabilidade tática é um alívio para Sergio Conceição e sempre aliada com a sua capacidade técnica. O brasileiro deve perfilar-se no lado esquerdo do ataque, onde se sente mais confortável e pode fazer a diferença com a sua velocidade, principalmente com as fragilidades, nesse aspeto, da defesa do Inter de Milão.
XI´s PROVÁVEIS
FC Internazionale: Handanovic, Acerbi, De Vrij, Skriniar, Gosens, Mkhitaryan, Calhanoglu, Barella, Darmian, Lukaku e Lautaro Martinez
Treinador: Simone Inzaghi
«O FC Porto vem de 10 vitórias consecutivas, tem jogadores de qualidade, agora tem um par de jogadores duvidosos como todos mas apesar de tudo tem dado uma grande organização à equipa».
FC Porto: Diogo Costa; João Mário; Marcano; Pepe; Wendell; Eustáquio; Grujic; André Franco; Pepê; Toni Martinez; Taremi
Treinador: Sérgio Conceição
«Não podemos fugir ao que somos como equipa. É apaixonante e desafiante preparar jogos deste nível».