Matheus Uribe | O insubstituível?

- Advertisement -

Ainda sem renovar, o Matheus Uribe é uma das preocupações para os adeptos do FC Porto, que não veem no plantel um jogador com capacidade de ser um substituto à altura para suprir as qualidades que Uribe aporta à equipa.

Esta não é a primeira vez que os dragões vivem um momento igual a este. Facilmente nos lembramos de Herrera, Felipe, Marega e até mesmo o argelino Brahimi, sendo que todos este tiveram papéis preponderantes nas épocas em que perfilaram de dragão ao peito, com vários momentos decisivos e consequentemente vários títulos impactantes. Uma história que não é nova e que o FC Porto pode voltar a repetir com o seu número 8, Matheus Uribe.

Voltando ao ponto da questão, será que Grujic e Eustáquio, que seriam os mais óbvios tendo em conta as escolhas à disposição de Sérgio Conceição, podem ser os substitutos do colombiano, caso não renove? No meu entender, o sérvio e o canadiano não serão os substitutos de Matheus Uribe. E por quê?

Porque são jogadores com características diferentes de Uribe e o próprio “jogo” do FC Porto terá que se moldar novamente, sendo que é uma zona fulcral para a fórmula de Sérgio Conceição, que com a sua pressão alta, necessita de um jogador que, no meio-campo, seja um equilibrador “nato”, posição que utiliza apenas com dois atletas nesse setor.

O médio de 31 anos é essencial no FC Porto. A nível tático, além dos equilíbrios que abordei em cima, Uribe dá muita confiança à equipa com e sem bola. Na primeira fase de construção, consegue sempre distribuir com critério, nunca exagerando nos toques, dando ao jogo um ritmo muito elevado, algo que é primordial nos azuis e brancos que, por norma, são a equipa que está com mais volume ofensivo.

Outro ponto, é a sua liderança no balneário que se transporta para o terreno de jogo. Matheus Uribe é um dos jogadores mais comunicativos com os seus colegas dentro das quatro linhas, corrigindo algum tipo de posicionalmente, algo que para qualquer treinador é importantíssimo ter num líder, não esquecendo o Pepe, claro.

A nível defensivo é um jogador com o perfil de Sérgio Conceição, muito intenso em todos os momentos. Matheus Uribe consegue aliar a sua raça e agressividade a uma enorme inteligência nas interceções, o que convenhamos, é muito difícil de encontrar no mercado, por um valor razoável fase aos problemas do FC Porto nesse requisito, e ter no seu plantel.

Grujic e Eustáquio não são esses jogadores. O que o sérvio dá ao jogo a nível defensivo não consegue desenvolver o mesmo em fase ofensiva e o canadiano, vice-versa. São jogadores com capacidades que dão muito jeito aos portistas, mas naquela função e perante as convicções de Sérgio Conceição para a mesma, não encaixam. Mas o que é facto, é que Sérgio Conceição é muito perspicaz na forma como monta a sua equipa e consegue suprir esse desfalque.

Caso a sua renovação não seja possível, a opção mais viável, na minha opinião, seria ir ao mercado e procurar um jogador que tenha mais ao menos o mesmo perfil e, claro, que seja um pouco mais jovem e que tenha alguma margem de produtividade, tanto a nível económico e, principalmente, desportivo.

Miguel Costa
Miguel Costa
Licenciado em Jornalismo e Comunicação, o Miguel é um apaixonado por desporto, algo que sempre esteve ligado à sua vida. Natural de Santiago do Cacém, o jornalismo desportivo é o seu grande objetivo. Tem sempre uma opinião na “ponta da língua”, nunca esquecendo a verdade desportiva. Escreve com acordo ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Coimbra tem mais encanto na hora de disputar um título | FC Porto x Torreense

FC Porto e Torreense enfrentam-se durante a noite de sábado, encontro que dá começo à época desportiva em Portugal.

Rangers empata no terreno do Dundee FC e escorrega na estreia da Liga Escocesa

O Rangers empatou a uma bola na deslocação ao terreno do Dundee FC, na jornada inaugural da Liga Escocesa.

Belenenses vence Estoril Praia nos penáltis e conquista Troféu Vicente Lucas

O Belenenses venceu o Estoril Praia no desempate por grandes penalidades e conquistou o Troféu Vicente Lucas.

Pedro Proença elogia arbitragem portuguesa após polémica dos áudios: «A qualidade dos árbitros é inquestionável»

Pedro Proença deixou uma mensagem de confiança à arbitragem portuguesa após a divulgação de áudios antigos nos quais criticou o setor.

PUB

Mais Artigos Populares

Sporting termina pré-temporada com goleada frente ao Nottingham Forest

O Sporting venceu o Nottingham Forest por 4-1, no último jogo de preparação antes do início da Primeira Liga 2026/27.

Francesco Farioli e Diogo Costa projetam final da Supertaça: «O Torreense fez um percurso fantástico»

Francesco Farioli e JOGADOR vão realizar, a partir das 20h00, a conferência de imprensa de antevisão à final da Supertaça entre o FC Porto e o Torreense.

Luzes, Câmara, Goleada: A nova versão do Braga já dá espetáculo

Perante os seus adeptos, a equipa de Carlos Vicens não se limitou a gerir a vantagem: dominou, goleou e deu as boas-vindas aos vários reforços.