Testes concluídos… e agora? | MotoGP

modalidades cabeçalho

No passado domingo, concluíram-se dois dias de testes oficiais da MotoGP, com todos os pilotos oficiais a entrarem na pista do Autódromo Internacional do Algarve, para preparar mais uma temporada. É precisamente aqui, que se dará início ao campeonato do mundo com o Grande Prémio de Portugal, onde Miguel Oliveira, a correr em casa, levará consigo a esperança de toda uma nação, em ver um português sagrar-se Campeão do Mundo de MotoGP.

Nos dois dias de testes, todas as equipas apresentaram novidades nos seus pacotes aerodinâmicos, algumas apresentaram mesmo chassis novos, sempre com o objetivo de descobrirem aquela vantagem competitiva que as ajudará a conquistar o título.

DIA 1

Os destaques do primeiro dia vão para o desempenho excecional das Ducati oficial e das suas equipas satélite, somente a Aprilia, com o 3º lugar de Viñales, o 5º e 6º lugares de Raul Fernandez e Miguel Oliveira, e o 12º de Aleix Espargaro, conseguiu se intrometer neste enorme domínio da construtora italiana, que só viu Enea Bastianini e Michele Pirro ficarem abaixo do 13º lugar de Johann Zarco.

É evidente a diferença das motos de 2022 para as de 2023, com um chassis e uma carenagem mais magra, todas as equipas apostam na colocação de asas na frente ou na traseira da moto, para conseguirem alterações aerodinâmicas importantes para o ótimo funcionamento das suas motos.

Enea Bastianini teve problemas técnicos com a sua moto, tendo mesmo caído durante a sessão, mas sem qualquer lesão a registar. Fabio DiGiannantonio sofreu uma queda aparatosa que o obrigou a um “check-up” no hospital e o retirou do segundo dia de testes. Jorge Martin utilizou um chassis diferente que fazia parte de um teste planeado pela Ducati. Aleix Espargaro também caiu e ressentiu-se da lesão contraída no GP da Grã-Bretanha. A Yamaha experimentou dois chassis diferentes com Franco Morbidelli. Marc Marquez e Joan Mir testaram um chassis novo e realizaram um grande número de voltas que serão importantes para a captação de dados e melhoria de performance da moto. Por fim, na KTM foi testado um motor novo.

DIA 2

No segundo dia, a Ducati manteve o bom andamento demonstrado, tanto pela sua equipa principal, como pelas suas equipas satélite, o maior destaque vai para a melhoria de ritmo demonstrada por Fabio Quartararo e Brad Binder.

Com alguns pilotos a efetuarem uma simulação de corrida “sprint”, as equipas já tiveram um vislumbre da novidade introduzida para este ano. A ascensão de Fabio Quartararo dá esperanças à equipa japonesa, no entanto, as fracas performances por parte de Franco Morbidelli, são preocupantes para as aspirações da Yamaha no que diz respeito ao campeonato de equipas. O campeonato de construtores e de equipas deverá permanecer uma miragem para as restantes equipas do “paddock” com todas as equipas da Ducati a mostrarem-se com um ritmo muito forte, destacando-se, como seria de esperar, a equipa principal.

O ano de 2023 adivinha-se um ano de novo domínio da Ducati, a Yamaha não mostra grandes sinais de melhoria, com a Aprilia a assumir o seu lugar na luta com a Ducati, a Honda não aparenta ter capacidade para lutar com as restantes equipas. Nesta altura, a repetição da conquista do “Triple Crown” por parte da Ducati é cada vez mais provável.

João Magalhães
João Magalhães
Desde pequeno a seguir Futebol, Fórmula 1 e MotoGP, apaixonado pelo desporto, com Licenciatura em Gestão do Desporto e com o grau um de Treinador de Futebol. Ambicioso, lutador e sempre com vontade de saber mais, espera tornar o desporto mais simples e ainda mais interessante para os seus leitores.

Subscreve!

Artigos Populares

AVS SAD oficializa mais 2 reforços no fim do mercado

O AVS SAD garantiu mais dois reforços. Óscar Perea e Paulo Vitor chegaram à Vila das Aves no último dia do mercado de transferências.

Estoril Praia fecha contratação de defesa do Feyenoord com passagem na formação do Chelsea

O Estoril Praia continua a ultimar detalhes no plantel. Antef Tsoungui vai ser reforço dos canarinhos ainda neste mercado, nas próximas horas.

Benfica oficializa Dodi Lukebakio por 20 milhões de euros

Dodi Lukebakio foi confirmado esta segunda-feira como o mais recente reforço do Benfica, deixando o Sevilha em definitivo por 20 milhões de euros.

Conrad Harder fala como reforço do RB Leipzig: «Espero marcar muitos golos e quero contribuir para os objetivos da equipa»

Conrad Harder já falou como reforço do RB Leipzig. O avançado dinamarquês não escondeu a satisfação com o novo desafio.

PUB

Mais Artigos Populares

As palavras emocionantes de Florentino no momento da despedida do Benfica: «Foram anos de crescimento»

Florentino Luís já despediu do Benfica. O médio português foi emprestado ao Burnley, com cláusula de compra obrigatória.

Famalicão anuncia contratação de Gonzalo Pastor

O Famalicão anunciou a contratação de Gonzalo Pastor. O jogador chega proveniente do Catellón, equipa da La Liga 2.

Vitória SC perde mais um jogador influente depois de Tomás Handel

O Vitória SC prepara-se para perder dois dos jogadores mais importantes da equipa: além de Tomás Handel, também Tiago Silva está de saída.